Teve início no dia 31 de março, o 2º Ciclo de Formação de Professores da Unisc, promovido pela Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio da Direção de Ensino e da Direção de Formação Continuada e Tecnologia Educacional. Nesta etapa, os professores da universidade passarão por capacitação no que se refere às possibilidades pedagógicas do uso da ferramenta Base de Dados a partir da Metodologia Dialética. O tema desta etapa é "A sala virtual: possibilidades de organização didático-pedagógica das aulas".

No 2º Ciclo de Formação, os professores terão cinco semanas de estudos sobre a plataforma Moodle. Elas serão divididas entre os temas: Base de Dados (semana 1), Glossário (semana 2), Livro (semana 3), Wiki (semana 4) e Pesquisa (semana 5). Com a formação concluída, entre a segunda semana de maio e julho, ocorre a validação dos estudos.

Para dar início às atividades, no último dia 4, ocorreu o primeiro encontro interativo com os docentes. Na ocasião, o diretor de Formação Continuada e Tecnologia Educacional, professor Rudimar Serpa de Abreu, apresentou as opções disponíveis dentro da plataforma Moodle, que possibilitam uma maior capacidade de aprendizagem para os alunos. A aula contou com a participação simultânea de 68 professores. A live foi gravada e está disponível na Sala Virtual para os matriculados na formação.

Capacitação dos docentes

Em 2023, o programa de formação de docentes está intitulado como Siga Sua Rota. Está organizado em três ciclos de formação. No primeiro, que ocorreu em fevereiro, os professores realizaram estudos com foco no planejamento docente para o início do ano letivo. Já neste segundo ciclo, está sendo abordada a sala virtual e as possibilidades de organização didático-pedagógica das aulas. Por fim, o terceiro e último ciclo terá como foco as ferramentas e soluções educacionais adquiridas pela Universidade e colocadas à disposição de estudantes e professores.

Gabriel Fuelber

Estagiário de Jornalismo supervisionado pela jornalista Bruna Ortiz Lovato MTB/RS 14152