AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Hospital Santa Cruz (HSC) promoveu, nos dias 23 e 24 de outubro, o seu 1º Simpósio, abrangendo a área de urgência, emergência e intensivismo. O evento ocorreu no auditório do curso de Medicina e contou com a participação de alunos da graduação da área da saúde, residentes e profissionais do HSC e do Hospital Ana Nery.

Segundo a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e do Programa de Residência Multiprofissional, professora Dulciane Paiva, o simpósio foi organizado pela comissão dos residentes do ciclo II (R2) e atingiu seu objetivo no que tange à oferta de educação continuada e à capacitação aos presentes, além de ter possibilitado ampla discussão das ações multiprofissionais e interdisciplinares, necessárias à nova era de atuação integrada ao paciente. De acordo com a representante da Comissão Organizadora do Simpósio, a R2 cirurgiã-dentista Rita Gomes, o evento foi uma experiência ímpar e pautada por vários desafios, porém com resultados gratificantes que superaram as expectativas. “Encerramos com a sensação de dever cumprido, cultivando o sonho do trabalho multiprofissional”, salientou.

Para a diretora de Ensino e Pesquisa do HSC, professora Giana Sebastiany, eventos dessa natureza propiciam encontros para questionar e problematizar as práticas em saúde. “Tais encontros, de cunho pedagógico, operam contra práticas homogeneizadoras, com trocas entre domínios de saberes e fazeres dos participantes, construindo, desse modo, um universo de processos educativos em ato, em um fluxo contínuo e intenso de criatividade e de inovações”, destacou.

O evento foi composto pela mesa-redonda Relato de experiência do atendimento multiprofissional às vítimas do incêndio da Boate Kiss, ministrada pelo médico Carlos Dornelles (HSC) e pelo enfermeiro José Carlos Pereira (Diretor e Consultor na empresa Acolher em Casa – Santa Maria), sendo mediado pela fisioterapeuta Dulciane Paiva (HSC); pela mesa-redonda Atendimento inicial ao paciente vítima de traumatismo crânio-encefálico e trauma de face – do Samu à emergência hospitalar, conduzida pela enfermeira Cátia Carvalho (Samu Santa Cruz do Sul), pelo médico Tiago Fortuna (HSC) e pelo cirurgião bucomaxilofacial José Luiz Piazza (HSC), sendo mediado pelo cirurgião-dentista Edilson Castelo (HSC); e pela mesa-redonda Atendimento multiprofissional ao paciente com insuficiência respiratória aguda, ministrados pelo médico Rui Dorneles (HSC), pela fisioterapeuta Michele Saldanha (Instituto de Cardiologia de Porto Alegre) e pelo enfermeiro João Nunes (HSC),  mediada pela enfermeira Iara Moura (HSC).

O evento foi finalizado com a Roda de Conversa Manejo do paciente crítico: desafios e limites da equipe multiprofissional, que contou com a participação da enfermeira Mari Ângela Gaedke (HSC), dos médicos William Rutzen e Rafael Foergens (HSC), da fisioterapeuta Janice Soares (HUSM), da nutricionista Priscila Borges San Felice (Nutricionista do Nasf - SCS) da assistente social Marliza Lopes (HAN), da psicóloga Larissa Dutra Azambuja Magalhães (HAN) e da farmacêutica Daiandy Silva (HCPA), com mediação da psicóloga Aline Bach Rosa (HSC).

O simpósio contou com os seguintes apoiadores: Unisc, Apesc, HSC, Mestrado em Promoção da Saúde da Unisc, Unicred, Sicredi, Unimed, Mercur, Xalingo, Cristália, Supermercado Muller, Doce Encanto e Feito com Amor Acessórios.

*Publicado por Josemar Santos

MENU PRINCIPAL