Na oportunidade, o professor falou sobre Letramento em Saúde

O professor do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação (PPGEdu) e do Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Camilo Darsie, participou como palestrante do Congresso Brasileiro de Cardiologia. O evento ocorreu no fim de setembro e reuniu mais de 10 mil pessoas. Na oportunidade, o professor falou sobre Letramento em Saúde dentro do colóquio intitulado "Desafios, barreiras e paradigmas da equipe multidisciplinar na reabilitação cardíaca"

A Literacia ou Letramento em Saúde é definida como um conjunto de habilidades associadas à compreensão e avaliação de informações relacionadas à saúde, tanto individual quanto coletivamente. “Por meio dela, diferentes sujeitos se tornam competentes no que se refere às práticas de autocuidado e de cuidado dos outros, bem como acerca das políticas públicas de saúde e demais dinâmicas associadas ao tema.  Nesse sentido, debates envolvendo a noção de Literacia em Saúde se tornaram relevantes no contexto de diversas práticas que relacionam os campos da educação e da saúde, pois garantem pistas acerca de processos ligados à reabilitação, aos índices de saúde e econômicos e, ainda, aos processos de subjetivação que envolvem as sociedades”, comenta o professor.

O docente faz parte da International Union for Health Promotion and Education (IUHPE) e da Global Health Literacy Research Network (GLOBHL) que tem quatro representantes brasileiros - Unisc, UFRGS, UNB e USP, além de pesquisadores de outros 50 países e, ainda, da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (Rebrals). “Na fala, foram apresentados dados relativos às pesquisas que venho desenvolvendo, associadas a tensionamentos relativos à importância dos conhecimentos do campo da educação no que diz respeito às práticas de saúde, principalmente no que se refere aos atravessamentos da temática na formação profissional e nas dinâmicas sociais”, complementa.

camilo

Professor Camilo Darsie