O Programa Collaborative Online International Learning (Coil), desenvolvido em parceria com o Programa de Mestrado em Gestão Ambiental Territorial, da Universidade de Talca, Chile, e o  Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizou atividades no mês de maio. Os estudantes tiveram aulas por quatro semanas, sendo que durante as atividades os professores das duas universidades se revezaram na condução dos conteúdos. O intuito foi de estimular a discussão sobre os temas relacionados aos principais problemas ambientais associados ao desenvolvimento urbano/rural no Brasil e no Chile.

Os estudantes foram divididos em grupos, com participantes de ambos os países, para estimular a troca de conhecimentos. Na Unisc, a ação teve a participação dos estudantes da disciplina de “Gestão e Tecnologia Ambiental”, que foi ministrada conjuntamente com o professor Ênio Machado.

Segundo o professor da Unisc e responsável pelas atividades do Coil, Eduardo Alexis Lobo Alcayaga, o convívio entre estudantes falando línguas diferentes, como português e espanhol, mesmo de forma remota, não foi motivo de desagregação. “Pelo contrário, motivou e incentivou as turmas a se conhecerem melhor, falando das suas cidades, clima, gastronomia, cultura, futebol, etc. Certamente uma experiência fantástica, motivadora, que nos impõe o desafio de continuarmos nesta trilha num próximo encontro Coil.”