AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Iniciativa é alusiva à Semana Mundial de Conscientização sobre a resistência antimicrobiana (RAM) 2023, que ocorre de 20 a 25 de novembro

Profissionais do Hospital Santa Cruz (HSC) estão participando das gravações de podcasts que serão veiculados, nesta semana, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alusivos à Semana Mundial de Conscientização sobre a resistência antimicrobiana (RAM) 2023, que ocorre de 20 a 25 de novembro. As doutorandas Eliane Carlosso Krummenauer, Mariana Portela de Assis e Rochele Mosmann Menezes e os professores Marcelo Carneiro, Jane Dagmar Pollo Renner e Suzane Beatriz Frantz Krug estarão representando o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e têm ainda o apoio do laboratório do curso de Comunicação da instituição de ensino.

A atividade faz parte dos objetivos das teses das doutorandas, que é fomentar reflexões sobre o tema a fim de desenvolver e incentivar habilidades profissionais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de Programas de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA) nos serviços de saúde. Além disso, o objetivo dos podcasts é disseminar para a sociedade informações relacionadas à resistência antimicrobiana.

Para isso foram convidados profissionais renomados como Rodolfo Quirós, consultor da Pan American Health Organization, além de membros da Associação Brasileira de Profissionais em Controle de Infecções (ABIH), representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária e profissionais com expertise em resistência antimicrobiana. As entrevistas são conduzidas pelo professor e médico infectologista Marcelo Carneiro.

Na oportunidade, as alunas também estão apresentando os principais resultados de suas pesquisas da avaliação nacional dos PGA. “É importante destacar que a resistência antimicrobiana ocorre quando microrganismos como bactérias, vírus, fungos e parasitas não respondem mais aos antimicrobianos e as infecções tornam-se difíceis ou impossíveis de tratar, aumentando o risco de disseminação de doenças e morte”, explicam.

Por sua vez, a Semana Mundial de Conscientização sobre a RAM é uma campanha global para aumentar a conscientização e a compreensão sobre o tema e promover as melhores práticas para reduzir o surgimento e a propagação de infecções resistentes aos medicamentos. A semana de 2023 tem como tema Prevenir juntos a resistência antimicrobiana, já que se trata de uma ameaça para os seres humanos, animais, plantas e o ambiente como um todo.

Diante desse cenário, a Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitou a colaboração de todos os setores para preservar a eficácia dos antimicrobianos. Para reduzir a RAM, todos os segmentos devem utilizar antimicrobianos de forma prudente e adequada, realizar medidas preventivas para diminuir a incidência de infecções e seguir boas práticas na eliminação de resíduos contaminados com antimicrobianos.
 
Texto: Luciano de Pellegrini Maynart Pereira/Assessoria de Imprensa HSC
 
Foto 2
Rochele Mosmann Menezes e Marcelo Carneiro
MENU PRINCIPAL