Flaviane B. de Morais também é a primeira vice-presidenta da Comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG)

Nesta segunda-feira, 6, o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito iniciou as atividades de 2023 com duas palestras. A primeira, na parte da tarde, tratava sobre “Avaliação Quadrienal” e, a segunda, na parte da noite, “Plano Nacional de Pós-Graduação: de onde viemos e para onde vamos”. Ambas foram ministradas pela primeira vice-presidenta da Comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e coordenadora da área do Direito na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Flaviane B. de Morais.

Na abertura, a coordenadora do PPG em Direito, professora Mônia Clarissa Hennig Leal, salientou que as atividades são emblemáticas por vários motivos: o primeiro é a temática e o segundo pelos 25 anos do programa comemorados neste ano. “São muitas histórias para contar e vale a pena relembrarmos o significado de a Unisc ter albergado o primeiro curso de pós-graduação Stricto Sensu na área do Direito no interior do Estado, na Região Sul do país, o que não é tarefa fácil, especialmente se tratando de uma universidade comunitária. Precisamos ter isso no horizonte para termos dimensão do significado dessa conquista.”

Em seguida, falou o diretor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Stricto Sensu da Unisc, professor Adilson Ben da Costa.  Ele citou sobre uma das temáticas, que foi a Avaliação Quadrienal. “Qualquer processo avaliativo, principalmente a Avaliação Quadrienal, gera ansiedade e é importante conhecermos e compreendermos o processo, para nos prepararmos para os próximos. Hoje somos uma universidade que tem em torno de 400 estudantes nos programas, sendo que em torno de 100 estão no PPG em Direito. Temos diversos tipos de bolsas e financiamentos, ou seja, são diversos os movimentos que temos feito para tornar os programas mais inclusivos à comunidade.”

Também esteve presente na abertura a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim, que destacou as características de universidades comunitárias, assim como a Unisc. “Temos um papel importante, pois contribuímos para o desenvolvimento da região. O papel de ser comunitário é celebrado ao longo desse ano, aqui na Unisc, porque completamos 61 anos enquanto Apesc, e foi com a vontade dessa comunidade, de um conjunto de associações, que nascemos. Também, estamos comemorando 30 anos como Universidade, é algo louvável e temos o engajamento com a  formação de pessoas, com a produção do conhecimento e com a socialização do conhecimento.”

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

ppg