Fotos: Martina Scherer

A valorização das potencialidades regionais foi tema da conferência de abertura da Escola de Inverno, na noite do último domingo, dia 13, na sala 101 da Unisc. Os pesquisadores Martin Coy e Markus Schermer, ambos da Universidade de Innsbruck, na Áustria, apresentaram um panorama acerca das necessidades e complexidades do desenvolvimento das regiões, frente às influências do sistema socioeconômico e sociopolítico global, e exemplificaram a temática por meio de situações austríacas.

A partir da temática da conferência, A transformação da região: experiências austríacas com abordagens endógenas, Coy discorreu, em um primeiro momento, sobre a discussão que acontece em seu país a respeito da transição para um desenvolvimento sustentável. Afirmou que acredita no potencial de trabalhos cada vez mais integrados nesse sentido e também engajados e orientados para a valorização dos atores regionais.

Schermer, por sua vez, mostrou ao público exemplos de quatro casos de diferentes regiões da Áustria, que trabalham com a integração da identidade em produtos e serviços regionais, baseados nas raízes culturais regionais e com a elaboração de imagens estratégicas das regiões, a partir de suas identidades culturais. Apesar de tratarem de casos austríacos, ambos também relacionaram a temática da valorização das potencialidades regionais, por meio da identidade cultural, com exemplos da região do Vale do Rio Pardo.

Promovida pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unisc, pela Fundação Universidade de Blumenau (Furb) e pelo Institute of Geography da Unisersität Innsbruck (Áustria), a Escola de Inverno conta, ainda, com o apoio de outras duas universidades, representadas pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e do Doutorado em Ciencias Sociales da Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina). O tema do evento é Desenvolvimento Regional: novas abordagens teóricas e metodológicas.

Durante a cerimônia de abertura, os representantes das universidades organizadoras ressaltaram a importância da iniciativa para a área de pesquisa em Desenvolvimento Regional. O coordenador do PPGDR da Unisc, professor Rogério da Silveira, falou sobre o caráter internacional do evento. “A Escola de Inverno é um espaço de debate teórico-metodológico e de prática de pesquisa sobre desenvolvimento regional. É um marco importante para a Unisc, visando à internacionalização do nosso programa”. Nesse mesmo sentido, o professor Marcos Mateddi, do PPGDR da Furb, afirmou que a troca de experiência proporcionada em uma Escola de Inverno colabora para o fortalecimento e a qualificação das pesquisas da área.

As atividades tiveram início com uma saída de campo, na manhã de domingo, dia 17. Os participantes visitaram a propriedade da família Weber, no interior de Venâncio Aires, cuja produção de açúcar mascavo, de melado e de hortigranjeiros é de base ecológica. A programação do evento segue até esta terça-feira, dia 19, com debate sobre os projetos de pesquisas dos nove doutorandos selecionados para participar da escola, representando as universidades de Santa Cruz do Sul, de Blumenau, de Ijuí, de Innsbruck e de Río Cuarto.

*Publicado por Felipe Nopes