Participação amplia visibilidade do Programa de Tecnologia Ambiental da Universidade e fomenta parcerias internacionais

Nos dias 12 a 14 de junho de 2023, o doutor em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e pesquisador assistente da University of Greenwich, Gleison de Souza Celente, ministrou uma palestra no Algal Biomass, Biofuels and Bioproducts (AlgalBBB 2023), uma das conferências internacionais mais importantes sobre biotecnologia de algas. O evento foi organizado pela Elsevier, renomada editora acadêmica, e ocorreu no Havaí.

Com a participação de pesquisadores na área de biotecnologia de diversas instituições do mundo, o AlgalBBB 2023 ofereceu um ambiente propício para o intercâmbio de conhecimento e o estabelecimento de parcerias científicas. Durante a conferência, Gleison, supervisionado pelas professoras da Unisc, Rosana Schneider e Tiele Rizzetti e pelo professor da University of Greenwich, Yixing Sui, compartilhou resultados de dois estudos inovadores realizados em colaboração entre as duas universidades.

O primeiro estudo explorou os aspectos ambientais do cultivo de Dunaliella spp., lançando luz sobre seu potencial como solução para garantir a segurança alimentar sustentável em meio ao crescimento populacional global. Já o segundo estudo analisou as perspectivas econômicas da produção sustentável, fornecendo informações valiosas para orientar os tomadores de decisão na escolha da melhor abordagem financeira para o cultivo de D. salina.

A participação da Unisc no AlgalBBB 2023 ampliou significativamente a visibilidade do Programa de Tecnologia Ambiental da Universidade em âmbito internacional. “Essa exposição a um público distinto e renomado representa uma oportunidade promissora para o estabelecimento de parcerias de pesquisa com instituições estrangeiras, bem como para a troca de conhecimento e experiências entre pesquisadores. A Unisc orgulha-se de fazer parte dessa importante conferência e reconhece o potencial impacto que essas colaborações internacionais podem trazer para o desenvolvimento contínuo da pesquisa em biotecnologia de algas, promovendo a inovação e a busca por soluções sustentáveis em nível global”, diz a professora Rosana Schneider.

pesquisadorAlgas Divulgação