Estudo foi desenvolvido no Hospital Santa Cruz (HSC)

Um estudo desenvolvido no Hospital Santa Cruz (HSC) foi aprovado para apresentação no Congresso Mundial de Cardiologia, que será realizado em conjunto com o 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia (CBC) entre os dias 13 a 15 de outubro de 2022, no Rio de Janeiro. A pesquisa Efeito do uso de colchicina sobre marcadores inflamatórios, lesão miocárdica e controle da dor no pós-operatório de pacientes de cirurgia cardíaca: um estudo realizado em um hospital de alta complexidade cardiovascular no sul do Brasil foi foco da dissertação de Mestrado da professora do Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e médica chefe do Serviço de Emergência do HSC, Bárbara Swarowsky Tabach, que é egressa do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade.

A pesquisa foi orientada pela professora Dulciane Nunes Paiva e teve a colaboração dos profissionais Francisco Coelho Lamachia, Lester Krann Motta, Leonardo Dorneles de Souza, Allana Maychat Pereira Oliveira, Leonardo Silveira Nascimento, Silvio Augusto Ortolan, Lara de Matos, Júlia de Moraes Costa e Caroline Brand. Conforme Bárbara, o objetivo do trabalho foi avaliar se o uso da colchicina melhora o status inflamatório no pós-operatório de cirurgia cardíaca, causando melhor controle da dor e prevenindo a ocorrência de complicações como a síndrome pós-pericardiotomia e a fibrilação atrial.

“Ter a pesquisa aprovada para apresentação em um congresso de tamanho prestígio e visibilidade mundial garantirá o seu acesso à comunidade científica global e marca o reconhecimento da relevância deste trabalho”, avaliou a médica. Segundo a professora Dulciane, as doenças cardiovasculares apresentam alta taxa de prevalência e mortalidade e ,assim, a cirurgia cardíaca torna-se indispensável para melhorar a qualidade de vida e aliviar os sintomas dos pacientes.

“A motivação da pesquisa foi a necessidade de buscar formas de atenuar a elevada atividade inflamatória e a dor torácica no pós-operatório”, ressaltou a orientadora do estudo. “Esse trabalho foi desenvolvido pela Bárbara e por toda a equipe de forma exemplar”, elogiou. O evento está sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, em parceria com a World Heart Federation (WHF).