O projeto de pesquisa foi estruturado com o objetivo de entender as interferências que a pandemia trouxe para o quadro de saúde de pessoas com diabetes tipo 2

Dentro da programação da III Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 28 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a III Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “Aplicativo para o autocuidado de indivíduos diabéticos: métodos e trajetórias” da mestranda em Promoção da Saúde pela Unisc, Jordana Kich, com orientação das professoras Lia Possuelo e Andreia Rosane de Moura Valim. Jordana conta que a atenção à saúde do indivíduo com diabetes esteve presente na trajetória acadêmica dela desde a graduação. No mestrado, buscou continuar trabalhando com esta temática envolvendo aspectos da atualidade: Covid-19 e o uso de tecnologias.

“Dessa forma, o projeto de pesquisa foi estruturado com o objetivo de entender as interferências que a pandemia trouxe para o quadro de saúde destas pessoas - considerando que os diabéticos são classificados como grupo de risco para desenvolvimento mais grave da doença e também que muitos atendimentos, grupos de encontros e outras atividades foram reduzidas neste cenário - e potencializar o uso de ferramentas tecnológicas na atenção à saúde, com o desenvolvimento de um aplicativo para o autocuidado”, complementa Jordana.

Foram entrevistadas 174 pessoas diabéticas tipo 2, usuárias de serviços públicos ambulatoriais de saúde de Lajeado e de Santa Cruz do Sul, durante o primeiro semestre de 2022. “Foi possível identificar as interferências que a pandemia e o Covid-19 trouxeram para a saúde dos mesmos, a relação destes com o uso de tecnologias e aplicativos, bem como as principais dificuldades em relação ao autocuidado. Estas informações foram incorporadas na metodologia Design Science Research (DSR), auxiliando nas etapas de identificação e conscientização das classes de problemas que o aplicativo buscará solucionar.”

O aplicativo ainda está em construção. É executado em parceria com o Curso de Engenharia de Computação da Unisc, com o estudante Mateus Elias Gündel; com o Programa de Pós-Graduação Mestrado em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) da Unisc, com a professora Rejane Frozza; com a professora do Departamento de Ciências da Saúde da Unisc, Janine Koepp; e com a Corporación Universitaria Empresarial Alexander Von Humboldt (CUE/Colômbia); com os professores Mónica Lorena Tobón Clavijo e Maycon Cardenas.

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde.  Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.