Camilla Steinhaus aliou o mestrado, com a formação multidisciplinar de bacharelado em Moda, ao desenvolver a pesquisa

Dentro da programação da IV Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 27 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a IV Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título Desenvolvimento organizacional e cocriação de valor na percepção de stakeholders do setor têxtil em Santa Cruz do Sul/RS”, da mestra e doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Unisc, Camilla Steinhaus, com orientação dos professores Cidonea Machado Deponti e Fernando Batista Bandeira da Fontoura. Segundo ela, a cocriação surgiu como uma opção que logo foi abraçada. “Como sou formada em Moda, a pesquisa ser feita em uma organização do setor têxtil acabou fazendo muito sentido. A ideia da pesquisa não veio pronta, ela foi se construindo ao longo do processo, respeitando as etapas de desenvolvimento e relacionando com os interesses, preferências e abordagens com os quais eu me identificava mais”, fala.

Conforme Camila, o tema organizacional, dentro do programa de Desenvolvimento Regional, estava carente de uma maior atenção e esforços de pesquisa. “Relacionado a isso, a minha formação multidisciplinar de bacharelado em Moda, pós-graduação em Gestão da Inovação e os muitos anos empreendendo me fizeram ter uma visão mais acentuada para este lado. No meu ver, a pesquisa precisa fazer sentido para o pesquisador, para o programa em que ele se encontra inserido, e para a sociedade. Assim, entendi que o assunto contemplaria esses três braços e me dediquei a ele.”

A pesquisa foi aplicada na organização de origem familiar Pitt Jeans, situada em Santa Cruz do Sul há mais de 50 anos. “A empresa me recebeu de portas abertas, oferecendo uma sala para que eu conversasse com as pessoas que ali trabalhavam em diferentes setores e áreas. Foi aplicado um questionário prévio para entender até que ponto o termo “cocriação de valor” fazia sentido para elas. Após, tive uma conversa de tempos variados com pessoas de diferentes cargos, posições e setores da organização, buscando entender sua percepção sobre o assunto e se a estratégia seria realmente uma possibilidade. Para os resultados finais, estabeleci critérios relacionados com os axiomas da cocriação de valor, e justifiquei cada um deles a partir das considerações pós-entrevista.”

Nas considerações finais, Camila diz que pôde ter um entendimento a respeito da possibilidade da cocriação de valor ser vista como uma estratégia para uma organização de origem familiar do setor têxtil de Santa Cruz do Sul. “Houve um entendimento por parte dos entrevistados sobre o que seria cocriação de valor, porém, quando comparamos o entendimento de stakeholders internos e externos, as visões são confrontadas. Assim, a cocriação ocorre em partes, mas ainda pode ser considerada uma possibilidade para a organização. Um dos importantes axiomas da cocriação de valor se refere ao seu apelo territorial - fato pouquíssimo explorado ou vislumbrado pelos entrevistados. Por este motivo, as características territoriais da estratégia de cocriação de valor se tornaram tema central do meu doutorado, e espero ter novas considerações a este respeito em breve”, finaliza.

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional.  Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 16 de novembro em unisc.br/mestradoedoutorado.

Camila Divulgação

Camilla Steinhaus