Na noite dessa quinta-feira, 2, ocorreu a Aula Magna do Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A atividade teve a presença dos mais de 500 estudantes do curso, professores e técnicos-administrativos. Em seguida, em formato remoto, ocorreu a palestra com o médico de Portugal, Carlos Mesquita, com o tema “As sete fases da minha vida como cirurgião: algumas opiniões após 49 anos de carreira médica.”

Segundo a coordenadora do curso, professora Tatiana Kurtz, todo o semestre há uma boa expectativa com projetos de reorganização e aprimoramento. “A medicina como um todo está em constante processo de aquisição de conhecimento e atualização. E com o curso não poderia ser diferente, já que estamos formando futuros médicos que vão cuidar da nossa saúde”, fala.

Sobre a palestra com um médico e professor de Portugal, Tatiana diz ser importante mostrar ao aluno novas perspectivas, a vivência de pessoas que fizeram e fazem a diferença. “Essa troca só engrandece cada um de nós para que possamos cuidar, da melhor forma possível, aqueles que nos procuram, que são os pacientes. E o doutor Carlos tem experiência muito além da prática de ser médico, tem uma vivência acadêmica, e essa humanização no atendimento é muito importante para nós.”

A atividade ainda teve a presença da diretora de Ensino da Unisc e diretora de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Cruz (HSC), Giana Diesel Sebastiany, que deu boas-vindas aos estudantes e repassou informações sobre a plataforma Jaleco, que oferece apoio ao ensino dos estudantes do curso de Medicina.

Saiba mais

Carlos Mesquita é membro do Conselho Europeu de Cirurgia, presidente da European Society of Trauma and Emergency Surgery (ESTES), membro da  Asian Collaboration for Trauma (ACT) e membro da Sociedade Internacional de Cirurgia.

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

AulaMagna1 FotoBrunaLovato