AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A conquista partiu por meio da divulgação do trabalho “Existe associação entre o uso de implantes mamários texturizados e o linfoma anaplásico de grandes células?” 

Recentemente, a Liga de Cirurgia Plástica do Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) conquistou o “Prêmio Dra. Mirian Beatriz Gehlen Ferrari”, na Categoria Clínica Cirúrgica, na modalidade Submissão, durante o V Congresso do Departamento Universitário da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). A conquista partiu por meio da divulgação do trabalho “Existe associação entre o uso de implantes mamários texturizados e o linfoma anaplásico de grandes células?” 

O trabalho foi orientado pela professora Susana Fabíola Mueller e apresentado de forma oral no Congresso. “O objetivo foi verificar qual a relação existente entre o uso de implantes mamários texturizados e o desenvolvimento do Linfoma Anaplásico de Grandes Células, sua epidemiologia, fisiopatologia e possíveis condutas. Com esse trabalho, gostaríamos de resumir o que há na literatura sobre a possível relação entre os implantes de silicone e o desenvolvimento desse tumor. Como conclusão, foi encontrado que não há nenhum dado até o presente momento que justifique qualquer mudança de postura ou intranquilidade por parte das pacientes portadoras desses implantes e as informações revistas em nossa análise devem auxiliar na ampliação de estudos acerca da fisiopatologia dessa complicação das próteses mamárias”, explica a professora. 

Com essa revisão os estudantes e professora conquistaram os prêmios: “Prêmio Dr Oswaldo Wolff Dick”, com 1° lugar na modalidade submissão e “Prêmio Dra Mirian Beatriz Gehlen Ferrari”, com 1° lugar na categoria clínico-cirúrgica no V Congresso do DU - AMRIGS. O trabalho foi elaborado pela Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da Unisc, escrito pelos ligantes Andreza Hernandez Riva, Beatriz Gomes Cardinal, Isabella Ribeiro Fabricnei, Luana Freitas Gomes, Christopher Heling, Bárbara Müller Czopko, com o auxílio da orientadora professora Susana Fabíola Mueller, docente da disciplina de Cirurgia Reconstrutiva do curso de Medicina da Unisc e preceptora da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica.

Foto Liga de Cirurgia Plástica 2023

Ligantes de Cirurgia Plástica com a professora Susana

 

MENU PRINCIPAL