Estudantes participaram da programação promovida pelo projeto Na Pilha!, da Folha do Mate, em parceria com a Unisc e o Sesc

A manhã da última quarta-feira, 28, foi diferente para mais de 320 alunos do 6ª ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Monte das Tabocas. O projeto Na Pilha!, do jornal Folha do Mate e Rádio Terra FM, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), proporcionou uma programação com oficinas de diversos temas e atividades de integração aos estudantes.

O evento começou com as oficinas do Conexão Unisc, quando os estudantes tiveram momentos de conhecimento e trocas de ideias com professores e estudantes da universidade sobre diversas temáticas, como raciocínio lógico, redes sociais, nutrição, soluções ambientais e muito mais. Os alunos também receberam o caderno especial do Na Pilha!, veiculado na terça-feira, 27, que tratou sobre a importância da educação financeira.

Após as oficinas, a programação teve continuidade no campo da escola, com atividades de integração, música e roleta de brindes. O Alemonzito esteve presente e realizou a oficina de tiro ao alvo com bodoque e a mascote da Rádio Terra FM, T-Rádio, animou a criançada. O encerramento foi com alongamento e atividades físicas com a profissional do Sesc, Pâmela Mühl. Neste ano, além do Monte das Tabocas, as escolas estaduais Adelina Isabela Konzen, Mariante e Wolfram Metzler também já receberam as ações do caderno jovem.

Aproveitamento

A coordenadora administrativa da Unisc campus Venâncio Aires, Andréia Haas, agradeceu a parceria com a escola e a recepção da equipe diretiva e dos alunos. “Foi um momento diferente, para dizer que a universidade está ao lado das escolas e temos um campus em Venâncio, que convidamos os alunos para conhecer”, pontua.

A diretora da Escola Monte das Tabocas, Marinêz Ferreira Weizenmann, destacou que a ação foi muito importante e os alunos conseguiram aproveitar de todas as formas. “Eles participaram bem das oficinas porque foram sobre assuntos da realidade deles, que eles conhecem e se interessam. Foi uma manhã cheia de novidades e de bastante aprendizado”, ressalta.

Estudante do 1º ano do Ensino Médio, Thais Amanda Ribeiro, de 15 anos, participou da oficina O ‘Trabalho do Internacionalista com imigrantes e refugiados’, com a professora do curso de Relações Internacionais Mariana Dalalana Cobellini. Segundo Thais, foi uma oportunidade única e o conteúdo fazia relação com uma de suas áreas preferidas, a geografia. “Gostei bastante. Envolvia direito, Relações Internacionais e geografia, temáticas que me chamam a atenção e que pretendo cursar algo relacionado no futuro”, enfatiza.

Oficinas do Conexão Unisc

• Quiz Raciocínio Lógico, com a professora Márcia Adriana Oliveira, do curso de Matemática

• Me conhecendo: vamos falar de Doenças Sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e métodos anticontraceptivos?, com a professora Tatiana Kader Rajed Ibdaiwi e alunos do curso técnico em Enfermagem

• Tecnologia na meio rural, com a professora Marina Henckes Frey, do curso Técnico em Agropecuária