As atividades ocorrem em quatro unidades de saúde de Santa Cruz do Sul, durante o mês de maio

Os estudantes do módulo de “Estágio em Saúde Pública” do Curso de Farmácia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizam, durante o mês de maio, ações de conscientização para o uso racional de medicamentos. As atividades são em quatro unidades de saúde de Santa Cruz do Sul, ESF Glória Imigrante, ESF Viver Bem, ESF Cristal Harmonia e CRAS Beatriz.

Dentre as ações, estão atividades educativas com a comunidade sobre o uso racional de medicamentos: uso do medicamento correto, na dose correta, no período de tratamento recomendado, para o paciente certo e o descarte correto dos medicamentos. Ainda, armazenamento, horários para utilizá-lo, entre outros.

Também, alertar a comunidade para não usar medicamentos indicados por outras pessoas (amigos, vizinhos e parentes), mesmo que elas digam que tiveram os mesmos sintomas ou sinais. Doenças diferentes podem ter sintomas ou sinais parecidos ou até iguais, e usar um medicamento inadequado poderá prejudicar ainda mais a saúde.

Alerta

Os riscos do uso incorreto de medicamentos pode piorar a doença, mascarar os sintomas, provocar reações alérgicas, causar dependência e até levar à morte. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 35% dos medicamentos no Brasil são adquiridos através de automedicação, 27% das intoxicações no país são decorrentes do uso incorreto de medicamentos, 16% dos casos de morte por intoxicação são causados por medicamentos mal utilizados, 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou usados inadequadamente, 15% a 20% do orçamento dos hospitais são usados para resolver complicações do mau uso de medicamentos.

Programação:

02/05 – ESF Glória Imigrante: decoração da unidade alusivo ao uso racional de medicamentos

03/05 – CRAS Beatriz: ações para o grupo de idosos

04/05 – ESF Cristal Harmonia e Viver Bem: decoração da unidade e ações com a comunidade

09/05 – ESF Glória Imigrante: ações com a comunidade

10/05 – CRAS Beatriz: ações para o grupo de idosos