Palestra ocorre na noite desta quarta com integrante do LabJaca, laboratório de pesquisa, formação e produção de dados e narrativas sobre as favelas e periferias

Um projeto inovador localizado na zona norte do Rio de Janeiro, na favela do Jacarezinho, tem mostrado que a produção de dados contribui para o desenvolvimento dos territórios. O LabJaca – Favela Gerando Dados é um laboratório de pesquisa, formação e produção de dados e narrativas sobre as favelas e periferias. É formado por jovens negros que utilizam a pesquisa e a produção em audiovisual para compreender e comunicar a favela e a periferia.

A inovação será tema de palestra nos cursos de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), nesta quarta-feira, 19, às 19 horas, na sala 101, atividade destinada aos estudantes. O integrante do LabJaca, Bruno Sousa, falará em modo remoto.

A intervenção de Sousa será em duas direções. Uma delas contando sobre como o Laboratório realiza pesquisas quantitativas e qualitativas sobre a favela, espaço cujos dados oficiais nem sempre correspondem à realidade – e, com base em pesquisas estatísticas, conseguem mapear as fragilidades e ausências do território estudado de modo a agir sobre o mesmo. A outra frente da palestra será sobre como a força do audiovisual baseado em dados pode construir narrativas para desmarginalizar o território, assim como contribuir para a solução dos problemas.

A atividade está sendo promovida pelas disciplinas de Pesquisa e Produção Científica em Comunicação e de Jornalismo Convergente, conduzidas, respectivamente, pelas professoras Ângela Felippi e Cristiane Lindemann, dos cursos de Comunicação Social e dos programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e em Letras da Unisc.