A Feira de Ciências - Inovação e Sustentabilidade da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com inscrições abertas para o curso de formação em pesquisa escolar até o dia 30 de junho. Oferecido de forma gratuita, ele é componente central para que professores da educação básica e do ensino técnico das áreas de abrangência das 6ª, 11ª e 24ª Coordenadorias Regionais de Educação possam submeter projetos ao evento, que será realizado entre 18 e 21 de outubro.

Segundo a coordenadora da Feira, professora Cláudia Mendes Mählmann, esse é um critério importante para que escolas públicas, privadas e comunitárias, instaladas nos vales do Rio Pardo e Jacuí-Centro e Litoral Norte, possam participar da Feira de Ciências da Unisc. Ela observa que há a necessidade de, pelo menos, um professor integrante de cada projeto, realizar o curso, que tem prazo para ser concluído até 31 de agosto. A equipe que inscrever o projeto poderá ser composta por até três professores e cinco estudantes.

Cláudia Mählmann explica que o evento receberá projetos de participantes do 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, incluindo a educação de jovens e adultos e o normal, bem como do ensino técnico. Quanto ao tipo de projetos, podem ser submetidos trabalhos de todas as áreas do conhecimento, desde história, geografia, projeto de vida, línguas portuguesa, espanhola e inglesa até matemática, física, química, biologia, arte, filosofia, sociologia, educação física e ensino religioso.

Ela reforça, contudo, que os projetos devem contemplar temas como sustentabilidade e inovação, uma vez que os critérios para a pré-seleção dos projetos encontram-se norteadores pela relevância socioambiental, científica e inovadora, além da perspectiva inclusiva e sustentável e/ou empreendedora. Quanto ao aspecto de inovação, a professora salienta que seja algo que represente o novo para a escola, comunidade e região. Dos projetos inscritos, a Feira selecionará 100 para a apresentação de forma presencial ou remota em outubro.

Para obter mais informações, os interessados podem acessar https://www.unisc.br/site/feira-ciencias/2022/index.html ou enviar e-mail para feiradeciencias@unisc.br .