Estudantes do módulo de Recursos Eletrotermofototerapêuticos em Fisioterapia tiveram oportunidade de aprofundar conhecimentos

Com o intuito de garantir um momento de compartilhamento interdisciplinar de ideias, os estudantes do módulo de Recursos Eletrotermofototerapêuticos em Fisioterapia, do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Física Experimental da instituição para uma aula prática. A atividade foi ministrada pela professora do Curso de Física, Liane Kipper e a responsável pelos laboratórios de Física, Sislane Bernhard Saraiva. Realizada no último dia 30 de março, a visita foi organizada pelos professores, Camila Dubow e Jerônimo Costa.

Durante a aula, os estudantes puderam realizar experimentos para entender melhor as propriedades de transmissão de calor, como por exemplo, a condução, convecção e irradiação. Além disso, puderam observar as propriedades primárias da luz e também as características de ondas mecânicas e eletromagnéticas.

Para os professores Camila e Jerônimo, o compartilhamento interdisciplinar de saberes entre os cursos de graduação potencializa a formação dos estudantes. “Esses momentos contribuem para o entendimento de conceitos básicos da física, os quais fazem parte do processamento dos equipamentos que fisioterapeutas utilizam para a reabilitação em sua prática clínica”, destacaram.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, Angela Cristina Ferreira da Silva, a iniciativa teve um resultado muito positivo, que foi possível graças à parceria entre os cursos de Fisioterapia e Física.

Momento enriquecedor

Responsável por ministrar a aula, a professora Liane se mostrou feliz com a experiência de ensinar os conhecimentos da física para estudantes de Fisioterapia. “Foi muito interessante, pois a física está presente no nosso cotidiano. É importante que os profissionais tenham aprofundamento em áreas correlatas à sua. Dessa forma, com certeza terão maior conhecimento, e por consequência, um melhor desempenho em suas atividades profissionais”, frisa.

Entre os estudantes que participaram, a aula foi considerada muito proveitosa,   devido a riqueza de sua interlocução. Na visão da estudante Sophia Luiza Eich, a aula teve um viés mais interativo, o que facilitou a compreensão dos alunos para relacionar alguns conceitos de física com práticas fisioterapêuticas utilizados em eletrofototerapia. Assim como Sophia, a estudante Laiza Dunke, destacou a aula descontraída e leve promovida pelos professores de Física. “Foi muito legal e divertido, pois entendemos um pouco mais sobre o funcionamento dos equipamentos que os profissionais da fisioterapia utilizam, e também conseguimos relacionar nossas práticas fisioterapêuticas com os experimentos apresentados”, finaliza.

Gabriel Fuelber
Estagiário de Jornalismo supervisionado pela jornalista Bruna Ortiz Lovato MTB/RS 14152

ESTUDANTES NOLAB DA FISICA

ESTUDANTES NOLAB DA FISICA 2