Cursos foram avaliados com conceito 4 e afirmam o nível de excelência

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recentemente. Cursos do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tiveram destaque na avaliação. Exemplos são o Curso de Ciências Contábeis da Sede, com conceito 4, e que ficou na 6º colocação entre os mais de 80 cursos no Estado. Também, o Curso de Administração da Sede que recebeu conceito 4, ficando entre os 17,9% melhores cursos em Administração entre as Instituições de Ensino Superior privadas (1.440 cursos avaliados no Brasil) e entre os 22,9% melhores incluindo IES públicas e privadas (1.724 cursos avaliados).

O coordenador do Curso de Administração Sede, Leonardo Gustavo Schneider, enfatiza que o resultado reflete a excelência do curso, ao longo de mais de 50 anos, e o compromisso com a qualidade e com uma formação diferenciada. Ele elenca como principais fatores a arquitetura curricular moderna; corpo docente com titulação de mestre ou doutor; além de professores com experiência no mercado. “Temos uma estrutura com ambientes diferenciados de aprendizagem, altos índices de empregabilidade de alunos, já a partir do primeiro ano de curso, visitas técnicas e presença constante de empresários em nossas disciplinas.”

Outro ponto importante, enaltecido pelo professor, é a internacionalização. Em outubro, a Universidade recebeu a visita de dois professores do Instituto Superior Politécnico da Gaya (ISPGAYA) de Vila Nova de Gaia/Portugal. José Manuel de Castro Oliveira, diretor da Escola Superior de Ciências Empresariais, e João Monteiro, responsável pelo Gabinete Internacional, estiveram na Unisc para conhecer a Universidade e estreitar relações para cooperação como o  Duplo Diploma na área de graduação em Administração.

“Estamos em tratativas avançadas para concretização de duplo diploma. São diversas ações que fazem com que o nosso curso seja destaque. Agradecemos a todos os alunos que representaram o Curso de Administração neste Enade e que contribuíram e deixaram também sua marca na rica história de nosso curso”, complementa.

Já sobre o Curso de Ciências Contábeis, a coordenadora para os próximos dois anos, Melissa Kanitz, ressalta os 59 anos de atuação e os quase três mil profissionais formados pela Unisc. “O bacharel em Ciências Contábeis da Unisc desenvolve competências e habilidades como: ética, comunicação, negociação, trabalho em equipe, pensamento crítico, tomada de decisão, criatividade, visão sistêmica e interdisciplinar e conhecimento da legislação. O nosso curso possui como alicerces a formação técnica e integral, de maneira a oferecer à sociedade, bacharéis socialmente responsáveis e competentes na aplicação e no gerenciamento dos sistemas de informações contábeis que suportam as tomadas de decisões nas organizações públicas e privadas”, fala.

Segundo ela, atualmente as rotinas vêm sofrendo constantes evoluções, sendo que o contador sai de um perfil burocrático e assume papel de analista, consultor, utilizando-se dos números para realizar análises econômicas e financeiras, munindo o dono do negócio de informações úteis para a tomada de decisão. “O mercado é bastante demandado e com a tecnologia em crescente expansão demandará ainda mais de profissionais capacitados, com análise crítica e dinamismo, o que fazemos aqui na Unisc. Qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, necessita de contador e assim seguirá. Muitos processos foram automatizados, mas a análise permanece necessitando da ação de bons contadores”, complementa.

Vestibular

A Unisc está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2024. As inscrições podem ser realizadas pelo site unisc.br/vestibular até esta segunda-feira, 13. Já no dia 14, a inscrição pode ser feita apenas no Viva Unisc ou na Secretaria-Geral dos campi. A prova é presencial e ocorre no dia 18 de novembro, às 14h30.