O tema foi apresentado pela Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe)

No último dia 9 de agosto ocorreu a Aula Magna Inaugural do Curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus Capão da Canoa. O tema foi a Polícia Penal e o Sistema Prisional gaúcho, apresentado pela Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe). A programação iniciou às 19 horas e envolveu a participação do Grupo de Ações Especiais (GAES), Grupo de Intervenção Rápida (GIR-1) e o Grupo de Operações com Cães (GOC) que fizeram exposição de materiais, veículos e cães.

Depois, iniciaram as palestras: Aula Magna: “O sistema prisional gaúcho”, com Jonathan Silva, representando Mateus Schwartz dos Anjos, superintendente dos Serviços Penitenciários; “A segurança e a execução penal”, com Heitor Paveglio Júnior,  do Departamento de Segurança e Execução Penal; “Monitoração eletrônica no Rio Grande do Sul”, com Antônio Reisser, diretor do Departamento de Monitoração Eletrônica; “Inteligência Penitenciária: Ferramenta de Gestão ao Combate do Crime Organizado”, com Cristian Lima, diretor do Departamento de Inteligência e “O tratamento penal como ferramenta de reinserção social”,  com Rita Leonardi, diretora do Departamento de Tratamento Penal.

Além de estudantes do curso, prestigiaram o evento o secretário de Segurança, Mobilidade e Tecnologia de Capão da Canoa, Jorge Arbello e a secretária de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, Almeí Ceconello dos Reis. O Poder Legislativo, através de representantes da vereadora Lavina Dias Souza, também marcou presença, além de membros da comunidade.

O evento também marcou a despedida do professor Leandro Ayres França, que passará a lecionar Criminologia na University of Reading, no Reino Unido.

capao