Nesta quinta-feira, 3, os professores da Université Libre de Bruxelles, Bélgica, José Morais e Régine Kolinsky, irão ministrar a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Letras (PPGL) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento terá duas palestras, do professor Morais, com o título Da alfabetização à literacia, e da professora Régine, sobre Plataforma LER: Linguagem, Escrita e Recursos. O evento inicia às 19 horas, e será híbrido, ocorrendo presencialmente e com transmissão pelo canal no Youtube PPGL Unisc.

Os pesquisadores irão tratar sobre a aprendizagem da leitura, a importância dela, assim como a situação do Brasil nos rankings de leitura. Ainda, devem abordar aspectos de como melhorar a formação de leitores, as bases cognitivas da leitura e os impactos cognitivos na memória.

A aula inaugural representa um momento de abertura dos trabalhos do semestre letivo e uma oportunidade de interação e acesso ao conhecimento da produção intelectual produzida na Bélgica, mas também em vários países do mundo com quem os palestrantes desenvolvem colaboração, tais como Brasil, Japão, Índia, França, dentre outros. O evento é aberto e gratuito.

Quem são os palestrantes

José Morais é professor emérito da Université Libre de Bruxelles, onde defendeu sua tese de doutorado em Psicologia, em 1978. É autor de centenas de artigos científicos e de livros publicados em inglês, português e francês. Dentre suas publicações disponíveis no Brasil, estão A arte de ler (Editora Unesp, 1996), Criar leitores: para professores e educadores (Editora Manole, 2013), Alfabetizar para a democracia (Editora Penso, 2014), e A última metamorfose de Zeus (Editoras Movimento e Unisc, 2014).

Régine Kolinsky possui doutorado em Psicologia, é diretora de Pesquisa do Fundo Nacional para Pesquisa Científica da Bélgica (FRS-FNRS), é chefe da Unidade de Pesquisa em Ciências Cognitivas (UNESCOG) na Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) e é docente na mesma Universidade. Trabalha com cognição e consequências cerebrais relacionadas à literacia e à escolarização. Sua pesquisa envolve interações da cultura e da biologia com a literacia: implicações sociocognitivas tais como o pensamento crítico e a autodefesa intelectual; interações entre linguagem e música; regiões cerebrais responsáveis pela aprendizagem da leitura; dentre outros temas.

imagem aula inagural Letras