A Unisc

Descarte Correto

Com o objetivo de minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados pela Instituição, bem como, reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, o Setor de Materiais da UNISC em conjunto com a Área Ambiental da UNISC e Assessoria de Comunicação, institui um projeto Logística Reversa para as canetas de quadro branco. Esse projeto vem ao encontro à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecida pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010.

O projeto preconiza principalmente o descartar corretamente os marcadores, além de despertar para a reflexão sobre a questão ambiental relacionada ao uso e descarte de materiais e estimulando o consumo consciente de insumos.

Para tanto, solicitamos sua especial atenção em retornar impreterivelmente as canetas para descarte quando da retirada de canetas novas junto ao Almoxarifado do Setor de Materiais.

Serão disponibilizados recipientes de coletas nos departamentos bem como no SM.

Após a coleta destas canetas, a Área Ambiental da UNISC irá encaminhar para destinação final ambientalmente segura e responsável, garantindo a preservação do meio ambiente.


Todos contra o Zika Vírus

É fundamental conscientizar as pessoas da importância de combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de três doenças: Dengue, a febre Chikungunya e o vírus Zika.

Desse modo, a Área Ambiental encaminhou para toda a comunidade acadêmica um e-mail com algumas medidas elementares para auxiliar na erradicação do Aedes aegypti:


Educação ambiental permanente

Sabemos que todo o consumo provoca impactos ambientais e sociais. Pensando nisso, antes de qualquer compra, descarte de resíduos e demais atividades relativas à utilização dos recursos naturais, o consumidor deve estar ciente de sua responsabilidade junto à natureza.
Para sensibilizar a todos sobre a importância do consumo consciente a Área Ambiental desenvolveu adesivos que foram fixados em todas as áreas do Campus. Cabe a todos nós participarmos desta ação. Conscientize-se!


Campanha Descarte Correto

Sabemos que cada indivíduo é responsável pelo resíduo que produz. Pensando nisso a Área Ambiental- UNISC está desenvolvendo uma campanha para conscientizar a comunidade acadêmica em geral sobre a importância do descarte correto dos resíduos.

A Campanha Descarte Correto teve inicio após o relato do Departamento de Biologia, que identificou uma grande quantidade de resíduos encontrados sobre as mesas do bar existente no Bloco 12, os quais acabavam caindo no chão.

As ações que compõe esta campanha iniciaram no mês de março com a instalação de adesivos informativos sobre as mesas dos bares instalados nos Blocos 12, 18, 32, 35, 52, 53 e Centro de Convivência.

A segunda etapa consiste em visitas em todas as salas de aula e Departamentos da UNISC, no intuito de incentivar a todos a destinarem corretamente os seus resíduos após realizarem o seu lanche.

Desta forma todos estarão colaborando com o bom funcionamento da coleta seletiva existente na UNISC e consequentemente ajudando a COOMCAT (Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul) a gerar renda com a venda deste material, proporcionando a inclusão social dos cooperados e de suas famílias.

 

 

Semana do Meio Ambiente

Todos os anos a Área Ambiental promove atividades com o intuito de incentivar, motivar e engajar a comunidade acadêmica para cuidar do Meio Ambiente.

Em 2017 as atividades da Semana do Meio Ambiente serão realizadas entre os dias 5 a 8 de junho. Veja a programação no link da imagem abaixo.

 


Semana Mundial do Brincar

Avaliação do nível de conscientização ambiental nos setores da UNISC- SCS

Visando a melhoria na segregação de resíduos e a conscientização em relação ao consumo de água, energia elétrica, papel toalha e copos plásticos, foi aplicado em 2015, um check list nos 105 setores da UNISC, estes foram avaliados a partir das respostas dadas e observações visualizadas como bronze (nota de 60 a 80), prata (nota de 80 a 90) e ouro (nota de 90 a 100).

Dentre os avaliados 18% foram classificados como ouro, 54,28% foram classificados como prata e 27,61% foram classificados como bronze.

Os funcionários dos 29 setores classificados como bronze passaram por uma capacitação onde os assuntos abordados foram: a importância social da coleta seletiva, já que todo o material reciclável é doado para a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul- COOMCAT, o processo de compostagem, destinação final dos resíduos gerados dentro da UNISC, consumo consciente de insumos necessários, segregação de resíduos sólidos e campanhas ambientais.

No total foram 189 colaboradores capacitados entre eles docentes, técnicos administrativos e bolsistas. Segue abaixo a lista dos 19 setores classificados como ouro que receberam um e-mail sendo parabenizados.


Adequação das salas de aula

No início do ano letivo de 2016, foram realizadas as adequações das salas de aula e corredores, quanto ao número de lixeiras. Com essa ação, padronizou-se tais espaços, onde em decorrência dos usos e número de pessoas circulando optou-se em conjuntos de coletores para papel (azul), plástico (vermelho) e metal (amarelo) para as salas de aula e conjuntos completos com coletores para papel (azul), plástico (vermelho), metal (amarelo), vidro (verde), orgânico (marrom) e rejeito (cinza) para os corredores. Com isso, todos os alunos terão a sua disposição as condições necessárias para a correta segregação dos seus resíduos.

Hortas Comunitárias na área urbana de Santa Cruz do Sul

No dia 6 de junho, foi sancionada a lei municipal que institui o Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias e Compostagem no Município de Santa Cruz do Sul. O Programa estimula o uso de áreas públicas municipais, áreas desocupadas, terrenos de associações de moradores e terrenos particulares para a implantação de hortas comunitárias. Também incentiva o reaproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos para compostagem, manutenção e produção de alimentos cultivados no local, podendo trazer diversos benefícios à comunidade e ao meio ambiente.

Alguns cuidados são recomendados para a implantação das hortas, tais como: realização de análises para monitoramento da qualidade das plantas, do solo e da água; distância mínima de 30 metros entre a área de plantio e as estradas com intenso tráfego rodoviário; uso de cercas vivas ao redor da horta; e correção do pH do solo, quando necessário.


 

Área Ambiental da Unisc desenvolve projeto em escolas de Santa Cruz

Divulgação

 

A Área Ambiental da Unisc desenvolve o projeto Plantando o Futuro, tendo como principal objetivo promover a educação ambiental nas escolas de Santa Cruz do Sul, reafirmando valores, produzindo conhecimento e incentivando a adoção de medidas em prol do meio ambiente e da alimentação saudável dos estudantes. As atividades tiveram início no segundo semestre de 2016, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Felippe Jacobs, e envolveu cerca de 100 alunos do 6º ao 9º ano.

Inicialmente foram oferecidas palestras sobre o gerenciamento de resíduos, consumo consciente, hábitos alimentares saudáveis e higienização de alimentos. Num segundo momento, a parte prática foi desenvolvida com a preparação dos canteiros e o plantio e o cuidado das hortaliças em uma horta orgânica. A atividade contou com o envolvimento diário dos estudantes, que tiveram contato direto com a terra, além de colherem as hortaliças, consumidas posteriormente por todos os alunos na merenda escolar.

Além disso, a equipe diretiva, a partir das orientações dos técnicos da Área Ambiental da Unisc, construiu uma composteira, a qual possibilitou a reciclagem dos resíduos orgânicos produzidos na escola. Durante o período de maturação do composto e crescimento das hortaliças, também ocorreram outras duas oficinas, reutilizando materiais recicláveis para a confecção de objetos de decoração.

No primeiro semestre de 2017, as atividades do projeto foram estendidas para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus, atendendo, no total, 100 estudantes do 6º e do 7º ano. Para o segundo semestre de 2017, a perspectiva é envolver duas escolas e atender mais 200 alunos, visando torná-los multiplicadores, tanto no que se refere às soluções para problemas ambientais, quanto à adoção de hábitos alimentares saudáveis.


 

Educação Ambiental na Escola Pastor Dohms na cidade de Taquari

oficinataquari

untitled 1

No dia 26 de setembro a Área Ambiental da UNISC em conjunto com o Departamento de Química da UNISC, realizaram uma ação ambiental na Escola Pastor Dhoms na cidade de Taquari.

O principal objetivo foi despertar nos alunos o interesse por questões ambientais e a conscientização sobre importância da preservação do meio ambiente.

As atividades envolveram os alunos da Educação Infantil ao 1º ano, que participaram de oficina sobre separação dos resíduos além da abordagem sobre a importância dos 3R’s – REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR. Já os alunos do 4º ao 9º ano, participaram de uma palestra sobre a transformação de resíduos e alunos do Ensino Médio  sobre Impactos Ambientais.

No total foram 247 participantes que certamente adquiriram novos conhecimentos que auxiliarão na transformação da sua sociedade, buscando um futuro melhor para a cidade de  Taquari.

 


Área Ambiental realiza oficinas para comemorar o dia do Meio Ambiente

Na semana do dia 01 a 06 de junho, a Área Ambiental da UNISC realizou oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis, transformando os resíduos em objetos uteis no dia a dia. As ações foram alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado no dia 05 de junho.

As oficinas foram ofertadas para funcionários, docentes, estagiários e aprendizes, tendo como principal objetivo a conscientização ambiental em relação ao reaproveitamento de materiais e a preservação dos recursos naturais.

Nas oficinas foram reaproveitados banners para a confecção de um canteiro destinados ao plantio de hortaliças e flores; baldes  foram transformados em composteira caseira;  óleo vegetal usado e vidros foram usados para fabricação de vela; disquetes se transformaram em porta canetas e blocos de anotações;  garrafas PET e cds  foram utilizados na confecção de  vaso e capas de cds se transformaram em porta retratos.

As ações da Área Ambiental continuam durante todo o ano com o objetivo de estimular a consciência ambiental nos colegas. Fique ligado no Programa de Capacitação da UNISC.

 


Avenida Independência ganhará cerca de 100 árvores nativas

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS), realiza uma parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) para o plantio de árvores nativas ao longo de toda a Avenida Independência. A ação segue até que sejam plantadas cerca de 100 mudas, todas doadas pela SMMASS. A UNISC será responsável pelo plantio e acompanhamento nos primeiros quatro anos de crescimento das árvores.

Queremos colocar em prática o Projeto de Arborização Urbana. Outros locais já receberam o plantio e esta parceria possibilitará os cuidados com a Avenida Independência. Esta é uma iniciativa a ser seguida e que a população zele pelas árvores”, enfatiza o secretário da pasta, Raul Fritsch.

Durante o primeiro plantio estiveram presentes o Secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch; da Área Ambiental da Universidade, a bióloga, Fabíola Moreira; o técnico agrícola, Bruno Hubner e o gestor da Área Ambiental engenheiro ambiental, Fabrício Weiss.


Área Ambiental convida COOMCAT para participar de capacitação

Vera Lúcia Flores da Rosa (COOMCAT), Fabíola Carlos Moreira (Área Ambiental da UNISC) e João Neri (COOMCAT) 

A Área Ambiental da UNISC no intuito de sensibilizar os funcionários da higienização convidou integrantes da COOMCAT (Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul) Vera Lúcia Flores da Rosa (coordenadora geral) e João Neri (catador) para fazerem o relato das suas experiências em relação à coleta seletiva solidária.

Todo o material gerado no Campus Santa Cruz do Sul que pode ser reciclado (vidro, papel, metal e plástico) é doado para a COOMCAT proporcionando renda e inclusão a muitas famílias e assim comprovando a importância social dessa atividade.

O depoimento dos integrantes da COOMCAT emocionou a todos os presentes e salientou que o descarte correto dos resíduos é fundamental na melhoria das condições de vida destas famílias.


Dia do meio ambiente

No dia 05 de junho comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A escolha desta data foi em virtude de uma conferência promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972,  que reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem vem causando ao meio ambiente e os consequentes riscos para sua sobrevivência.
A comemoração tem como objetivo principal, chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Alusivo à data, a Área Ambiental da Unisc promoveu, no Centro de Convivência, a Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 1º e 5 de junho.
Diversas atividades foram ofertadas, como exposição de fotografias (produzidas por meio do concurso “Imagens da Natureza”), jogos interativos, sessão de cinema, exposição de objetos confeccionados a partir de materiais recicláveis e oficinas de

reaproveitamento de materiais.

As oficinas de artesanato com materiais recicláveis ocorreram nos dias 01,03 e 05 de junho e foram ministradas pela Bióloga da Área Ambiental Fabíola Carlos Moreira. Já a oficina de compostagem e produção de hortifrutigranjeiros em pequenos espaços acorreu no dia 02 de junho e foi ministrada pelo Técnico Agrícola da Área Ambiental Bruno Elias Hubner juntamente com a Bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade Daniela Jaqueline Silveira. 
Os participantes puderam vivenciar novas ideias a respeito de sustentabilidade e meio ambiente. As experiências colhidas foram positivas, sensibilizando e demostrando a responsabilidade de cada um em relação à sociedade em que está inserida, buscando um ambiente equilibrado


Atividades no Centro de Convivência, alunos da Escola Educar-se assistindo vídeos sobre Meio Ambiente.


Objetos confeccionados nas oficinas de reaproveitamento de materiais (bloco, porta canetas e vasos com disquetes, aromatizante com lâmpadas incandescentes, sabonete líquido com restos de sabonete em barra, porta recados com copo plástico, vela com óleo usado, pintura em garrafas e vidros usados).


Oficina de reaproveitamento de copo plástico.


Oficina de reaproveitamento de vidros.


Andressa de Melo ganhadora do Concurso de Fotografia “Imagens da Natureza”.


Dia do meio ambiente

A Área Ambiental preocupada em conscientizar os funcionários da importância da coleta seletiva e a preservação do meio ambiente vêm desenvolvendo várias ações.

No dia 05 de junho comemorou-se o dia do meio ambiente. A criação desta data foi em 1972 em virtude de uma conferência promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas) que reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência.

Neste dia a Área Ambiental lançou aos funcionários o desafio de responder a seguinte questão "Qual é o nosso papel na preservação do meio ambiente?"

Aqueles que responderam a questão ganharam uma muda de árvore nativa do Rio Grande do Sul que é de suma importância no equilíbrio de um ecossistema além de fornecer oxigênio, alimento e matéria prima para a indústria.

Segue abaixo o nome e as fotos de alguns funcionários que participaram da campanha:

Adriani Maria Müller
Darci Roque Schimdt
Douglas Vicente Alchieri
Fernando José Stanck
Juliane Pedroso
Luana Viviane Lauschner
Lucia Helena Cardoso
Najela Veridiana de Castro
Nei Paulo Piassini
Vanessa Melgarecho Winck
Vinícius Ferreira

Fotos

 

Evite encaminhar o seu resíduo orgânico para o aterro sanitário e colabore para a diminuição dos impactos ambientais.
Faça como a gente encaminhe o seu resíduo orgânico para uma composteira e produza o seu adubo orgânico!
Segue abaixo dois modelos de composteiras da Área Ambiental!

13335688 1071013756298428 5152451798517884388 n

13339663 1071013722965098 7582872832281866466 n

 

 

 

 

 

 

Imagem1

Imagem2

Imagem3

IMG 6549 2

IMG 6553

IMG 7422 2

 


Área Ambiental no Simpósio Internacional de Gerenciamento de Resíduos

A Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, participou do 7º Simpósio Internacional de Gerenciamento de Resíduos em Universidades, ocorrido entre os dias 20 e 22 de outubro em Curitiba, onde apresentou cinco trabalhos desenvolvidos pela Área Ambiental. Dentre estes trabalhos, foi apresentado a utilização de banners e carcaças de computadores para o plantio de vegetais, chamando a atenção de representantes da ONG "PLAN" dos Estados Unidos, que buscam dentro de universidades americanas o "Zero Waste" (Lixo Zero), justamente pela adoção do estudo de ciclo de vida de cada insumo.

 


Descarte Consciente

A Área Ambiental está com uma campanha de descarte consciente!
Você sabia que pilhas, baterias, celulares e medicamentos vencidos são resíduos que não podem ser descartados em qualquer lugar?
As pilhas, baterias e celulares apresentam mais de 60 tipos diferentes de substâncias, e muitas delas são metais pesados altamente tóxicos. Os mais comuns encontrados são o mercúrio, berílio e chumbo. Essas substâncias tóxicas contaminam o solo e as águas subterrâneas e são nocivas ao ser humano.
Já os medicamentos vencidos possuem substâncias químicas que contaminam o meio ambiente e apresentam riscos à saúde humana.
A Área Ambiental disponibilizou no Centro de Convivência coletores de pilhas, baterias, celulares e medicamentos vencidos, além disso, estamos recolhendo caixas Tetra Pack que serão reutilizadas para o plantio de mudas. 
Participe, faça a sua parte e proteja o meio ambiente!

Descarte consciente


Coleta seletiva

Cada brasileiro produz, em média, 1 quilo de resíduo por dia, no país recicla-se apenas 11% deste total, cinco vezes menos do que os países desenvolvidos.

A UNISC possui coleta seletiva desde julho de 2002 e a partir desta iniciativa já foram desenvolvidos vários projetos sociais envolvendo a comunidade em geral e beneficiando os cooperados da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (COOMCAT), onde em 2013 foram doadas cerca de 30 toneladas de material reciclável.

No ano de 2013, foram encaminhados para o tratamento e disposição final cerca de 3,2 m3de resíduos perigosos (Classe I), entre sólidos e líquidos. A preocupação com o meio ambiente também se estende ao descarte correto das lâmpadas fluorescentes sendo que 5.779 lâmpadas fluorescentes foram recicladas corretamente.

Os cursos de Odontologia, Medicina, Biologia, Estética, Enfermagem e Farmácia geraram em 2013 55,05m3 de resíduos sépticos que foram destinados para tratamento/destinação final adequado em empresa capacitada e licenciada pelos órgãos ambientais competentes.

O ano de 2013 foi caracterizado pela reforma e edificação de vários prédios onde cerca de 700m3 de resíduos da construção civil foram gerados.

Para que a coleta seletiva ocorra corretamente é necessária a conscientização de todos frequentadores do Campus. Alunos, funcionários e comunidade em geral precisam se engajar nesta campanha.

A Área Ambiental da UNISC disponibiliza em todo o Campus, conjuntos de lixeiras, proporcionando condições para o descarte dos resíduos gerados. É simples, observe a descrição dos adesivos nas lixeiras e descarte seu resíduo corretamente.

Se cada um fizer a sua parte teremos um mundo muito melhor. Incentive  seu colega a participar deste grupo de pessoas preocupadas com o nosso futuro.

Coleta seletiva na Unisc


Visando valorizar a coleta seletiva a Área Ambiental confeccionou o folder abaixo contendo informações sobre o descarte correto dos resíduos salientando a importância social, já que todo material reciclado é doado para a Cooperativa de Catadores gerando renda a muitas famílias:

 

PROJETO PLANTANDO O FUTURO

Inicialmente é realizado um estudo pela equipe do projeto das comunidades onde a escola convidada está localizada e inserida. Após feito esse diagnóstico e feito o convite a Escola, apresentando a proposta completa para que a escola possa verificar com sua equipe de professores sobre a adesão. A partir do momento que a escola informa sobre sua adesão positiva, informando quais as turmas e turnos preferem que seja realizado o trabalho, a equipe do projeto organiza o cronograma e inicia as oficinas e palestras na sede da escola.

As atividades são planejadas e desenvolvidas pela equipe técnica da Área Ambiental da Universidade que propõe o projeto, que é composta por uma bióloga, um técnico Agrícola (que também é acadêmico do Curso de Engenharia Agrícola), e um Engenheiro Ambiental (que é o coordenador da equipe).

Projeto Piloto (2016)

Escola participante: Escola Estadual de Ensino Fundamental Felippe Jacobs

Bairro: Aliança

Turmas selecionadas pela Escola

- 6º ano A com 24 alunos

- 7º ano com 26 alunos

- 8º ano A com 21 alunos

- 8º ano B com 20 alunos

 

1) Palestra para as turmas (6º ano, 7º ano, 8º anos A e B), assuntos abordados: Apresentação do projeto; Coleta seletiva; Reciclagem; Reaproveitamento; Compostagem e Horta.

2) Oficina da Horta: preparação dos canteiros, adubação e plantio.

3) Oficina da Composteira: Montagem das camadas intercaladas com material rico em carbono (folhas, serragem) e com nitrogênio (resíduo orgânico

4) Oficina: vaso em garrafa Pet

5) Oficina: Mandala em CD

PROJETO PLANTANDO O FUTURO – 2017

Escola participante: Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus

Bairro: Bom Jesus

Turmas selecionadas pela Escola

- 6º ano 161 com 16 alunos

- 6º ano 162 com 18 alunos

- 6º ano 163 com 14 alunos

- 7º ano 171 com 17 alunos

- 7º ano 172 com 15 alunos

- 7º ano 173 com 16 alunos

Período: 1º semestre 2017

1)     Palestra para as turmas participantes, assuntos abordados: Apresentação do projeto; Coleta seletiva; Reciclagem; Reaproveitamento; Compostagem e Horta.

2)     Oficina da Composteria: Montagem das camadas intercaladas com material rico em carbono (folhas, serragem) e com nitrogênio (resíduo orgânico).

3)     Oficina: vaso em garrafa Pet.

4)     Oficina da Horta: preparação dos canteiros, adubação e plantio.

5)     Oficina: Abajur (feito de lata)

 

 

MENU PRINCIPAL