PROJETOS

A Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc), como mantenedora da Unisc, se mostra permanentemente comprometida com sua principal causa: saúde e educação. Para isso, enxerga no esporte uma grande oportunidade de proporcionar aos cidadãos a prática de hábitos saudáveis, a disciplina e a cidadania.

Esses valores se justificam ao analisarmos os números expressivos que a instituição apresenta dentro desse quesito. Atualmente, são atendidas mais de  3200 crianças, 20 projetos esportivos em andamento e 25 núcleos nas zonas urbanas e rurais. O curso de Educação Física da universidade também possui uma participação importante nesse aspecto: mais de 60 monitores vivenciam diariamente, na prática, desafios que farão parte de suas atividades profissionais após a conclusão do ensino superior, o que qualifica a capacitação para o mercado de trabalho.

São diversos os eventos anuais relacionados ao esporte e ao lazer, são dados como esses que evidenciam e consolidam o incentivo da Unisc à prática do esporte como instrumento fundamental da educação, da saúde e da formação dos indivíduos.

 



Polo Regional

O Polo Regional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer - Região 6 está localizado na Unisc, essa implantação dos Polos Regionais é uma parceria com  o Governo do Estado, e visa descentralizar e democratizar as políticas públicas direcionadas para o esporte e lazer no Estado do RS, articulando em conjunto com o segmento esportivo local e regional, as políticas estaduais de esporte e lazer, incentivando o desenvolvimento e a qualificação nas três dimensões do esporte (participação, educacional e rendimento).

As ações diversificarão e ampliarão a oferta de cursos de qualificação e capacitação para profissionais de educação física e gestores municipais, no sentido de lhes proporcionar subsídios para a elaboração de projetos para captação de recursos financeiros e o fomento do esporte e lazer em cada cidade. Congressos técnicos, reuniões, e eventos esportivos tornarão fluente o deslocamento de gestores esportivos e delegações entre as regiões que atuarão como locais de convergência e referência para cada região.

O diagnóstico de necessidades, dificuldades e especificidades de cada região também impulsionará a busca constante do desenvolvimento do esporte e lazer, identificando em conjunto com a comunidade esportiva as prioridades na execução das políticas públicas.

O modelo de trabalho apresentado pelos Polos vem sendo consolidado ao longo do tempo, pois o sucesso alcançado em experiências anteriores, na década de 60, possibilitou verificar a eficiência deste modelo, com o objetivo de promover o crescimento de empresas e fomentar o emprego e o aumento da qualidade de vida. O sistema dos Polos se dá por meio da integração do governo estadual, IES e outras organizações (prefeituras, escolas, clubes, terceiro setor, academias, etc.), sendo o ponto de interseção e convergência entre todos os envolvidos, expandindo, fortalecendo e qualificando as ações direcionadas ao esporte e lazer, nas dimensões do esporte participação, educacional e rendimento, sendo responsável em diagnosticar e interpretar as diferentes especificidades e características de cada município sob sua responsabilidade.

Complexo Esportivo

O Complexo Esportivo é composto pelo Setor de Piscinas, Ginásio Pedagógico, Campos de Futebol, Quadras Externas e Pista de Atletismo.

Além de fazer parte da infraestrutura do curso de Educação Física, o Complexo Esportivo presta serviços à comunidade em geral, oferecendo aulas de Natação e Hidroginástica, reserva de campos de futebol, quadras do ginásio e quadras externas, quadra de vôlei de areia, pista de atletismo e academia.

Neste espaço também são desenvolvidos os projetos sociais e de extensão.



Clique aqui para mostrar a agenda de horários do ginásio.



Fotos e Videos

Contato

Av. Independência, 2293 / Bloco 3 - Sala 309

Bairro Universitário

Santa Cruz do Sul - RS / Brasil

(51) 3717-7485 - esporte@unisc.br



Se preferir, entre em contato preenchendo o formulário abaixo:


Nome
Email

Mensagem