O QUE É A MUC?

A Maratona UNISC de Computação (MUC) é realizada a cada dois anos na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e oportuniza aos estudantes da Educação Básica o contato com a área da computação. A MUC é promovida pelo curso de Licenciatura em Computação, projeto UNISC Inclusão Digital, Subprojeto de Informática - PIBID/UNISC, Núcleo de Socialização, Ciência e Tecnologia e UNISC Escola. Escolas do Vale do Rio Pardo, Taquari e demais regiões são convidadas para participar do evento.
No ano de 2017, a MUC contará com duas etapas: Etapa do Pensamento Computacional (online) e Dia do Código (presencial). Haverá premiação aos primeiros colocados de cada nível de ensino (ensino fundamental e médio) e para duas equipes destaque.

OBJETIVO GERAL

Fomentar a introdução da Computação na Educação Básica, incentivando todos os segmentos sociais a observar a importância da área, que para o século XXI é tão importante quanto saber ler, escrever e calcular.

Objetivos Específicos

  • Reconhecer a Computação como uma área específica e que necessita ser trabalhada em todos os níveis de escolaridade;
  • Incentivar habilidades relacionadas ao pensamento computacional entendido como “a arte de resolver problemas” que se aplicam a todas as áreas de conhecimento;
  • Alertar todos segmentos sociais sobre a urgência de preparar crianças e adolescentes para estudo e trabalho na Computação, a exemplo de diversos países com bom ou alto nível de escolaridade;
  • Identificar e premiar talentos na área da Computação e incentivá-los a seguir carreira.