Desenvolvendo aplicações de uso geral para GPU com CUDA

Resumo

Neste mini curso será abordada a evolução dos aceleradores gráficos a partir das necessidades geradas pela indústria de jogos de computador; sua arquitetura de hardware; o modelo de programação e a utilização de CUDA para a criação de aplicações de uso geral (GPGPU). Serão descritos ainda os lançamentos esperados para as próximas gerações de GPU e as alternativas à programação CUDA, como por exemplo OpenCL, OpenACC e OpenMP 4.0.

Palestrante - Filipo Novo Mór

Filipo Novo Mór possui Bacharelado em Sistemas de Informação pela Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (2012) e é mestrando em Ciência da Computação pelo PPGCC da PUCRS. Atualmente é professor do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, atuando ainda como professor nos cursos técnicos desta instituição. Atuou como Gerente de Projetos de pesquisa e desenvolvimento junto a empresas como Dell e HP. Seus interesses de pesquisa recaem sobre o desenvolvimento de melhores técnicas para a construção de aplicações de alto desempenho para a resolução de problemas do mundo real, como, por exemplo, simulações de fenômenos físicos. Seu trabalho é baseado no uso de dispositivos aceleradores, tais como as GPUs, para o aumento da performance de aplicações paralelas e a obtenção de resultados numéricos mais precisos.