Inscrições e Submissões de Trabalhos

O XXIII Fórum Estudos: Leituras de Paulo Freire conta com três modalidades de submissão de trabalho, você pode optar por:  1. Carta pedagógica; 2. Resumo expandido; 3. Resumo simples (para outras expressões culturais). Ou você poderá se inscrever como "ouvinte-dialogante", caso seja seu primeiro contato com a vida e  obra de Paulo Freire.

Certificado de participação como "ouvinte-dialogante". Carga horária: 20h/a.
Certificado de participação como apresentador/a de trabalho. Carga horária: 20h/a.

Valores:

  • Inscrições para "ouvintes-dialogantes": R$ 40,00
  • Inscrições para apresentadores/as de trabalhos: 1. Carta pedagógica; 2. Resumo expandido; 3. Resumo simples (outras expressões culturais): R$ 60,00

Inscreva-se

É muito importante estar atento/a às orientações para submissão de seu trabalho:

As orientações comuns a todas as modalidades são: 

  • Cada autor(a) poderá submeter até 02 (dois) trabalhos, uma como  autor(a)  e  um  como  coautor (a).
  • É necessário que todos(as) autores(as) estejam devidamente inscritos no evento e efetuem o pagamento da taxa de inscrição conforme disposto na aba Inscrições;
  • É critério fundamental para  a  submissão  de  trabalhos  ter  Paulo  Freire  como referência bibliográfica e articulação nas diferentes formas de participação;
  • O/A participante com apresentação de trabalho deve escolher 01 (um) Eixo Temático que o seu trabalho tenha aderência; caso não o identifique na lista abaixo, oferecemos o EIXO 18: PAULO FREIRE: OUTROS DIÁLOGOS POSSÍVEIS. Nesse Eixo Temático, nós iremos agrupar seu trabalho com outros de temáticas semelhantes, oportunizando a emergência de um NOVO eixo;
  • Todos os trabalhos passam pela leitura de avaliadores/as ad hoc que, por sua vez, têm autonomia para indicar a aderência, ou não, ao Eixo Temático escolhido; assim, podendo sugerir a troca de Eixo, caso necessário;
  • O período para envio de trabalho é: 24/01 a 14/04/2022 pelo site da UNISC;
  • O período para inscrição como ouvintes-dialogantes é: 24/01 a 11/05/2022 pelo site da UNISC;
  • A divulgação dos trabalhos aprovados estará disponível no site e nas redes sociais do evento a partir do dia 05/05/2022;
  • Os trabalhos aprovados e apresentados no Fórum serão publicados nos anais do XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.
  • Os(as) autores(as) são os(as) responsáveis pela inscrição, submissão e finalização de sua inscrição. Após a submissão não serão aceitas alterações.
  • Casos omissos e especiais serão avaliados pela Comissão Organizadora do evento.
  • Lembre-se: em caso de dúvidas, faça contato conosco.

 

1. CARTA PEDAGÓGICA

Enviar Carta Pedagógica de 8000 a 9000 caracteres com espaços e com no máximo de 03 (três) autores(as); 2,5 nas margens; fonte Calibri 12; espaço 1,5 entre linhas; indicar até 3 palavras-chave; incluir referências ao final do resumo, conforme ABNT; atente-se aos elementos desse gênero textual e a proposta freireana para a sua elaboração.

O texto pode ser escrito a um destinatário individual ou coletivo, refletindo criticamente sobre um determinado assunto/situação, com um objetivo pedagógico. Freire escreveu diversas cartas que podem nos animar a encontrar nesta modalidade de comunicação muitas possibilidades de sermos fazedores de história.

Para maiores informações, baixe o arquivo-modelo e inscreva seu trabalho no formato orientado pela Comissão Organizadora do evento para essa modalidade de participação.

2. RESUMO EXPANDIDO

Enviar resumo de 8000 a 9000 caracteres com espaços e com no máximo de 03 (três) autores(as); 2,5 nas margens; fonte Calibri 12; espaço 1,5 entre linhas; indicar até 3 palavras-chave; incluir referências ao final do resumo, conforme ABNT; atente-se aos elementos desse gênero textual e a proposta freireana para a sua elaboração.

Para maiores informações, baixe o arquivo-modelo e inscreva seu trabalho no formato orientado pela Comissão Organizadora do evento para essa modalidade de participação.

3. RESUMO SIMPLES (PARA OUTRAS EXPRESSÕES CULTURAIS)

Importante: o resumo simples será aceito para inscrições e apresentações de outras expressões culturais: poesia, banner, aquarela, música, teatro, dança, vídeo e outras tantas que a criatividade permitir.

Enviar resumo de 2000 a 3000 caracteres com espaços; nessa modalidade é possível inscrever mais de 03 (três) autores(as); 2,5 nas margens; fonte Calibri 12; espaço 1,5 entre linhas; indicar até 3 palavras-chave; incluir referências ao final do resumo, conforme ABNT; atente-se aos elementos desse gênero textual e a proposta freireana para a sua elaboração.

Para maiores informações, baixe o arquivo-modelo e inscreva seu trabalho no formato orientado pela Comissão Organizadora do evento para essa modalidade de participação.

 

Eixos Temáticos:

EIXO 1: PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO POPULAR (EXPERIÊNCIAS, ESPAÇOS E SUJEITOS DIVERSOS)

Aspectos conceituais, metodológicos e contextuais da (re)fundamentação da Educação Popular na busca da construção coletiva do conhecimento e do fortalecimento dos processos de ensino e aprendizagem; discutir a teorização das práticas em educação de diferentes experiências, de/com sujeitos diversos em espaços e contextos sociais formais, não formais e informais que visem à educação problematizadora como processo de emancipação.

 

EIXO 2: PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS

Questões sobre a educação de pessoas jovens, adultas e idosas em espaços escolares e não escolares abordando problematizações epistemológicas, históricas, políticas e socioculturais; implicações teórico-metodológicas na prática pedagógica de alfabetização; análises da legislação e impactos de políticas públicas na educação básica e na sociedade; práticas, movimentos e organizações da sociedade para o desenvolvimento dessa modalidade; presença e atualidade de Paulo Freire na EJA.

 

EIXO 3: PAULO FREIRE: MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

Cultura e educação popular em diálogo com movimentos sociais populares; relações entre trabalho, educação e emancipação; questões sobre as experiências de educação em contextos de participação e resistências na sociedade brasileira e latino-americana, bem como as mediações pedagógicas imbricadas em processos emancipatórios.

 

EIXO 4: PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO

Experiências educativas fundadas na formação humana, social e política, envolvendo comunidades camponesas e de agricultores/as familiares, a partir de saberes por elas constituídos; questões e análises da educação que as populações do/no campo têm acesso; lutas pelo direito à terra e à educação no/do campo; relações entre educação, agricultura familiar, agroecologia; experiências pedagógicas "outras" com os povos do campo e a pedagogia da alternância.

 

EIXO 5: PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

Questões que envolvam a experiências de Educação Popular na universidade e na educação profissional tomando a dimensão da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; problematizações de práticas no processo de formação humana para o mundo do trabalho e relações com a responsabilidade do Estado, orientações legais e curriculares; ingerências de governos, políticas públicas e diferentes setores da sociedade; potencialidades e limites da educação técnica e tecnológica para a emancipação.

 

EIXO 6: PAULO FREIRE: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Experiências e estudos de profissionais da educação básica buscando potencializar as dimensões político, ético e estética do ato educativo; parcerias, programas e projetos de caráter educativo que entendam a escola como espaço privilegiado de (trans)formação - desde as séries iniciais do Ensino Fundamental ao final do Ensino Médio; contribuições e limites de práticas para a participação popular, a gestão democrática, a formação solidária e cidadã na educação básica.

 

EIXO 7: PAULO FREIRE: CRIANÇAS E INFÂNCIAS

Experiências e estudos que tratam das crianças e da(s) infância(s) no diálogo com o pensamento freiriano; ações e políticas na/da educação da infância para a formação humana e rompimento com a educação bancária; participação infantil, práticas de educação popular e pesquisas com crianças; cultura e expressão infantil na sociedade e na escola em tensão com a mercantilização e o adultocentrismo; resistências e inéditos viáveis criados pelas crianças.

 

EIXO 8: PAULO FREIRE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

Processos de formação inicial e continuada de educadores/as em diferentes espaços, abrangendo conteúdos e temáticas de ensino-aprendizagem mediados pelos saberes docentes, a epistemologia da práxis e a construção de cooperação pedagógica articulada aos pressupostos da educação libertadora; relações entre formação e fenômenos de feminização e femilização docente.

 

EIXO 9: PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

Impactos e questões sobre o desenvolvimento das políticas públicas e da gestão educacional; temáticas relacionadas à diversidade étnica e cultural, à sexualidade, ao gênero, à inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais e demais temas relacionados, além das ações afirmativas em busca de justiça social e igualdade (documentos nacionais e internacionais, políticas públicas, fóruns, movimentos populares, ações de ONGs, conselhos, etc.) e ações de promoção de cultura de paz em diferentes espaços e territórios da educação (formal, informal e não formal; escolar e não escolar).

 

EIXO 10: PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE

Reflexões de vivências, experiências, pesquisas e ações coletivas emancipatórias que estabeleçam profícuo diálogo entre processos educativos orientados pela perspectiva freireana de uma ética pela vida e de espiritualidade; contribuições para pensar uma sociedade ecológica, sustentável e solidária buscando um horizonte de experiência humana com justiça, liberdade e autonomia; limites e possibilidades de organização social que respeitem a diversidade da vida nas dimensões ética, espiritual e ambiental.

 

EIXO 11: PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E DIREITOS HUMANOS

Diálogos que envolvam as práticas sociais de formação, de promoção da saúde e da cidadania; experiências voltadas para as questões da saúde popular em diferentes cenários e contextos sociais, destacando possibilidades de interface entre as áreas da educação e da saúde; questões sobre formação e cidadania na perspectiva da transformação da realidade social vigente; reflexões e vivências de Movimentos Sociais e Direitos Humanos; relações entre território, educação popular, educação em saúde e Direitos Humanos.

 

EIXO 12: PAULO FREIRE: ARTE E CULTURA POPULAR

Relações entre cultura popular e educação popular; abordagens estéticas e culturais, programas, projetos e propostas pedagógicas promotoras de emancipação pela arte; a arte na educação como princípio educativo e elemento motivador à interdisciplinaridade; as múltiplas linguagens, performances, estilos, modos de criação, de expressão, de práticas e de discursos emergentes nos processos e produtos estéticos, artísticos e culturais que formam a cultura popular; a análise de narrativas de resistência, estudos sobre movimentos culturais e artísticos, a discussão acerca de centros populares de cultura, folclore, patrimônio, alfabetização e (multi)letramento.

 

EIXO 13: PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, PATRIMÔNIO E ACERVOS

Diálogos que fomentem e construam instrumentos teórico-metodológicos de base freireana; diferentes fontes e registros da memória da presença de Paulo Freire no RS; provocação da curiosidade e do desejo de realização de pesquisas que contribuam para o cultivo da memória do centenário do natalício de Paulo Freire; projeção e o impacto do seu pensamento, a relevância da sua obra e do seu legado; recriação crítica do pensamento freireano, adensando a ação e a reflexão em torno do fazer pedagógico contemporâneo; relações entre memória e patrimônio cultural; relações entre registro e acervo.

 

EIXO 14: PAULO FREIRE: DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS) E CORRENTES FILOSÓFICAS

Apresentação e problematização de diálogos de Paulo Freire com outros/as autores/as, correntes epistemológicas e filosóficas, entre o cristianismo da libertação e o marxismo; convergências e/ou divergências que contribuam para o adensamento da pedagogia e do pensamento freireano; articulação de referenciais e ideias entre diferentes autores/as, experiências de educação, trabalho e vida de Paulo Freire; aproximação teórico-prática do legado freireano com outras construções teóricas, clássicas ou contemporâneas; aproximações dos Estudos De(s)coloniais para com Paulo Freire.

 

EIXO 15: PAULO FREIRE: DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

Experiências e reflexões de internacionalização na perspectiva da obra, pensamento e vida de Paulo Freire; presença, atualidade e legado do pensamento freireano em âmbito internacional; relações entre educação popular, pedagogia crítica, educação de(s)colonial, pedagogias "outras" em diferentes países e continentes; ampliação do debate sobre "diálogos internacionais", a fim de qualificar os referenciais a partir de Paulo Freire; relações entre contexto de origem e contexto de empréstimo, entre enraizamento e desenraizamento; internacionalização e mundialização a partir de Paulo Freire.

 

EIXO 16: PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO POPULAR, EPISTEMOLOGIA E FEMINISMO(S)

Reflexões e aproximações entre educação popular, epistemologia e feminismo(s) a partir de Paulo Freire; construção, organização e fortalecimento de coletivos feministas a partir da educação popular; vida e obra de Paulo Freire em diálogo com diferentes perspectivas feministas; feministas e feminismos em diálogo com Paulo Freire.

 

EIXO 17: SISTEMA PAULO FREIRE DE EDUCAÇÃO

Problematização do "Sistema Paulo Freire de Educação"; atualidade, originalidade, pertinência; fundamentos ontológicos, históricos e políticos na acessibilidade e na comunicabilidade do conhecimento e da cultura; análise a partir da obra e do pensamento de Paulo Freire; Movimento de Cultura Popular e Extensão Cultural da Universidade do Recife (Universidade Federal de Pernambuco).

 

EIXO 18: PAULO FREIRE: OUTROS DIÁLOGOS POSSÍVEIS 

Paulo Freire é como uma “árvore que caminha”: com sua práxis radical revolucionária, reúne homens e mulheres no frescor de sua sombra para juntos/as pensarem e reinventarem teoria e prática. Seu pensamento rigoroso, ético e político, pode ser lido e interpretado de diferentes maneiras, sendo a interdisciplinaridade uma de suas marcas. Assim, a partir das possibilidades de leitura, interpretação e reinvenção da proposta freireana, você poderá encaminhar seu trabalho para a avaliação, sem se preocupar por não ter sido contemplado/a nos eixos anteriores.