Cartas do XXIII Fórum para os/as freireanos/as

 

Carta Compromisso:

A Carta Compromisso é um instrumento, de acordo interno, que contém orientações e compromissos que, entre si, assumem os/as participantes do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.

A sua primeira versão foi elaborada e aprovada no X Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, em São Leopoldo, no dia 17 de maio de 2008, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Foi atualizada e aprovada no XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, em São Leopoldo, no dia 05 de maio de 2018, na mesma universidade.

Leia a Carta Compromisso e construa a itinerância do Fórum com a gente. 

 

Carta 01:

Primeiras Palavras: um convite

Gente amiga:

É com alegria que comunicamos que o XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire será realizado nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2022. Mantendo-se itinerante, nesta edição, a organização local do evento está sob a responsabilidade da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e terá como tema: “Sistema Paulo Freire: da educação básica à educação superior (popular e pública)”.

No sentido freireano, a Comissão Local e a Comissão Estadual têm atuado de forma  ‘co-labor-ativa’ para construir um bonito diálogo entre estudantes de graduação e pós-graduação, educadores/as da Educação Básica e Ensino Superior, ativistas e militantes dos movimentos sociais e pesquisadores/as, no ano em que se completará 25 anos de ausência-presença do patrono da educação brasileira.

A submissão de trabalhos terá início em fevereiro de 2022. Em breve, comunicaremos mais detalhes sobre o XXIII Fórum.

Um abraço fraterno,
Comissão Organizadora.

Santa Cruz do Sul, 22 de novembro de 2021.

 

 

Carta 02:

Carta Dois: Situação-Limite/Ato-Limite

Gente amiga:

Paulo Freire tomou emprestado de Álvaro Vieira Pinto a ideia de “situação-limite” para identificar as situações que se apresentam como determinantes históricos cuja única alternativa aparente é a de adaptar-se ao contexto.

A Comissão Estadual avaliou que as crises sanitária, ambiental e política, pelas quais estamos passando, representam bem tais situacionalidades. No entanto, de acordo com Freire e Vieira Pinto, é possível superá-las através de “atos-limites”, ou seja, respostas necessárias ante a negação da vida.

Assim, tomamos a decisão de realizar o XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Sistema Paulo Freire: da educação básica à educação superior (popular e pública) na modalidade on-line, garantindo a integridade de cada um/a dos/das participantes, abrindo diálogos sobre as condições de nossa re-existência, a nossa inserção no mundo e aprendendo a re(in)surgir freireano por meio das tecnologias digitais.

Esperamos por vocês nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2022. E fiquem atentos/as  às nossas redes sociais, pois,  em breve, comunicaremos mais detalhes sobre o XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. 

Um abraço fraterno, 
Comissão Organizadora.

Santa Cruz do Sul, 17 de dezembro de 2021.

 

 

Carta 03:

Carta Três: Pré Fóruns, compromisso com a itinerância

Gente amiga:

O Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire surgiu como instância itinerante e permanente de diálogo e intercâmbio em torno de estudos e pesquisas relacionadas à vida e à  obra de Paulo Freire.  Na sua origem, se encontra o compromisso com a alegria do encontro e com a construção coletiva.

É nosso compromisso "estimular e divulgar a realização de estudos, vivências, pesquisas, seminários, pré-fóruns com círculos dialógicos, produção textual, etc. e reinvenções pedagógicas, em referência ao pensamento e à obra de Paulo Freire". (Carta Compromisso, 2018, p. 02).

A criação dos Pré-Fóruns, incluídos na nova redação da Carta Compromisso, em 2018, reitera a importância da descentralização das ações dialógicas, legados de Paulo Freire. Assim, fazemos um chamado para a realização de "Pré-Fórum Paulo Freire" em sua universidade, movimento social, coletivo … 01/03 a 29/04/2022.

Faça contato com a organização do XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire para divulgarmos e apoiarmos o seu compromisso itinerante: xxiiforumpaulofreire2020@gmail.com ou pelo direct no Instagram.

Um abraço fraterno, 
Comissão Organizadora.

Santa Cruz do Sul, 10 de março de 2022.

 

 

Carta 04:

Carta Quatro: “Ouvintes-dialogantes”

Gente amiga:

“[...] o educador (sic) democrático, que aprende a falar escutando, é cortado pelo silêncio intermitente de quem, falando, cala para escutar a quem silencioso, e não silenciado, fala.” (Freire, 1997, p. 132).

O XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire foi muito bem acolhido pela comunidade local, escolar e acadêmica, pelos movimentos sociais, por educadores e educadoras, por jovens do campo e da cidade. Queremos agradecer a cada um e a cada uma que se inscreveu para participar como apresentador/a de trabalho ou como ouvinte-dialogante. O XXIII Fórum tem sido uma realidade porque conta com a generosidade e com o compromisso de muitos/as no caminho de sua construção!

Na perspectiva freireana, o exercício da escuta é um dos saberes necessários para a prática educativa amorosa, crítica e dialógica! Assim, gostaríamos de informar que avaliamos a possibilidade de ampliar o prazo para participantes na modalidade “ouvintes-dialogantes”. Aqueles e aquelas que desejam compartilhar suas escutas e suas reflexões poderão realizar inscrição até o dia 11 de maio! Consulte nosso site: https://www.unisc.br/site/forum-de-estudos/pages/inscricoes.html

Qualquer dúvida, faça contato com a organização do XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire pelo E-mail xxiiforumpaulofreire2020@gmail.com ou pelo direct no Instagram.

Um abraço fraterno,
Comissão Organizadora.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

Santa Cruz do Sul, 18 de abril de 2022.

 

 

Carta 05:

Carta Cinco: Compromisso com a Itinerância

Gente amiga:

O XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire está quase chegando; e, por isso mesmo, o/a convidamos para participar da Assembleia Geral que será realizada no dia 21 de maio, sábado, das 10h30 às 12h30.

Quem participa? Todos/as que estiveram reunidos/as no XXIII Fórum Paulo Freire. Como? Pelo Google Meet: http://meet.google.com/cxd-qdsz-bxu

Prepare a sua participação. A proposta de pauta é a seguinte:

1) Informes gerais.

2) [Auto] Avaliação do Fórum: 2.1) programação e metodologia; 1.2) questões emergentes.

3) Projeções: 2.1) escolha da Comissão Estadual; 2.2) escolha da universidade sede do XXIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.

4) Encaminhamentos.

Um abraço fraterno,
Comissão Organizadora.

Santa Cruz do Sul, 13 de maio de 2022.

 

 

Carta 06:

Carta Seis: Confiança

 

“Autossuficiência é incompatível com o diálogo [...]. Não há diálogo, se não há intensa fé nos homens [sic]. Fé no seu poder fazer e refazer”. (FREIRE. Pedagogia do oprimido, 1968).

 

Gente amiga:

Estivemos nos últimos 20 meses celebrando intensamente a vida e a obra de Paulo Freire, nos marcos do centenário de seu natalício. E, nesse mês de maio, amenizamos os 25 anos de sua “ausência” na XXIII edição do Fórum. Pudemos problematizar a pertinência de um “Sistema Paulo Freire: da educação básica à educação superior”. E, homenagear a Thiago de Mello e a Euclides Redin, pessoas que dedicaram a vida à justiça social aliada à cultura popular e à educação cidadã.

Realizamos 11 Pré-Fóruns, e reunimos 800 pessoas presencialmente e virtualmente, com diferentes temas geradores: autoria, participação, inédito viável, sonhos possíveis, cidadania, política, situações-limites são alguns desses. Recebemos 139 inscrições para apresentações de trabalhos e 53 como ouvintes-dialogantes, em 18 Eixos Temáticos – inovamos ao apresentar um eixo sobre “Paulo Freire: outros diálogos possíveis”. Muitas pessoas puderam assistir as Mesas Temáticas e Círculos Dialógicos pelo canal do Fórum Paulo Freire no YouTube e, com isso, a dialogar conosco – foi bonito ler as mensagens e comentá-las.

Não sabemos o tamanho do legado desse XXIII Fórum Paulo Freire. Sabemos que levará algum tempo até tomarmos consciência de tudo que ocorreu em nossas vidas. Mas, uma coisa é fato: temos uma Pitangueira! E, nela, queremos simbolizar outras tantas realizações desse Fórum e tantos afetos que compartilhamos sem perder a rigorosidade metódica.

O XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire não seria possível sem a confiança que cada um/a entregou ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, ao GP-CNPq: Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Descoloniais e ao Observatório da Educação do Campo do Vale do Rio Pardo.

Agradecemos a Comissão Estadual pela confiança em cada partilha e tomadas de decisões com a Comissão Local. Agradecemos imensamente a cada um/a de vocês pelos diálogos que estabelecemos no longo caminho de preparação do Fórum Paulo Freire. Agradecemos a confiança.

Com amorosidade,
Comissão Local do XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire

 

Santa Cruz do Sul, 23 de maio de 2022.

 

Ps: Nossa lista de agradecimentos é grande, tanto quanto a generosidade que encontramos nessa itinerância. Assim, reiteramos os agradecimentos aos/às:

Participantes do XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.
Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC.
Escola Família Agrícola de Vale do Sol - EFASOL.
Digo Almeida - Atelier de Vivências Urbanas.
Bruna Ave Cantadeira.
Roberto e Ricardo Pohlmann, Alison Knak e Diego Maracci - Ramal 314.
Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Gestão Educacional - UNISINOS.
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - UFFS.
Programa de Pós-Graduação - Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas - UFFS.
Instituto de Educação - FURG.
Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação, UNIPAMPA.
Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico, UNIPAMPA.
Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM
Cursos de Comunicação Social e Fotografia - UNISC.
Núcleo de Educação Básica - NEB/UNISC.
Rede de Observatórios da Educação do Campo RS.
Rede Nacional Café com Paulo Freire.
Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe - CEAAL.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS. 

 

 

Carta 07:

Carta Sete: Tempo de Espera

Gente amiga: estamos no “pós-fórum”!

Fomos fazendo o nosso caminho para podermos nos encontrar nos dias 19, 20 e 21 de maio. Neste meio tempo, encontramos muitos/as/es de vocês. E, soubemos de toda curiosidade e interesse para os encontros virtuais proporcionados pelo XXIII Fórum Paulo Freire. E, especialmente, pela partilha de saberes, de experiências, de diálogos e de escuta ativa.

Agora, alguns/algumas devem estar perguntando sobre o que vem pela frente: o XXIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire na Unipampa-Bagé! Será bonito, amoroso, rigoroso e esperançoso. <3

Mas, até lá, a gente terá algum trabalho por ser realizado: as certificações e o E-book do XXIII Fórum Paulo Freire. Sabemos da generosidade de todos/as/es que aceitaram a caminhar conosco, por isso, informamos que, em breve, comunicaremos o acesso a cada um desses registros de sua participação.

Um abraço fraterno,
Comissão Organizadora Local.

Santa Cruz do Sul, 25 de maio de 2022.

Ps: Se quiserem, podem acompanhar pelo site do XXIII Fórum Paulo Freire: https://www.unisc.br/site/forum-de-estudos/index.html