Apresentação

O Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire surgiu como instância itinerante e permanente de diálogo e intercâmbio em torno de estudos e pesquisas relacionadas à vida e à  obra de Paulo Freire. Foi idealizado em 1998, no momento de realização do Congresso "Paulo Freire: ética, utopia e educação" promovido pela Unisinos, a partir da reunião de diferentes educadores e educadoras que lhe tinham como referência. Naquele momento, sentia-se a "ausência-presença" de sua passagem. No ano seguinte, no mês de maio, a própria Unisinos sediou o I Fórum, contando com 99 trabalhos apresentados em círculos dialógicos, de forma amorosa, rigorosa, crítica e criativa. De algum modo, esse espaço foi criado para "amenizar a saudade'' das pessoas que puderam conhecer Freire de perto; de outro modo, para que novas gerações pudessem ter contato com a vida, obra e reinvenção do  educador brasileiro mais importante.

Com recorrência anual, o Fórum assumiu o compromisso permanente com a sua itinerância nas IES do Rio Grande do Sul - nesse percurso, já visitou 17 universidades públicas e comunitárias e 15 cidades; além das diferentes leituras e recriações teórico-práticas de Paulo Freire, sempre em diálogo com movimentos sociais, coletivos de educadores/as e grupos diversos. Na sua origem, se encontra o compromisso com a alegria do encontro e com a construção coletiva.

Em 2022, o Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire realizará a sua XXIII edição, retornando para a Universidade de Santa Cruz do Sul depois de 18 anos! Mas, dessa vez, receberá os/as pesquisadores/as, educadores/as, estudantes e a comunidade freireana na modalidade on-line e fará uso das tecnologias digitais nos espaços de encontros dialógicos.

Para saber mais sobre a itinerância do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire consulte a nossa Carta Compromisso e os/as seguintes autores/as:

ANDREOLA. Balduino Antonio. Carta-prefácio a Paulo Freire. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Andarilhagens de uma educadora pesquisadora: cartas pedagógicas e outros registros de participação no Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire. São Paulo: BT Acadêmica; Porto Alegre: Poisesis & Poiética Casa Publicadora, 2020.

STRECK, Danilo R. (et al). (Orgs.). Paulo Freire: ética, utopia e educação. 10 ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.

 

Objetivos

Dialogar sobre a atualidade e pertinência do chamado "Sistema Paulo Freire de Educação" a partir das experiências da educação básica ao ensino superior;
Promover o encontro de leitores/as e estudiosos/as da obra de Paulo Freire, articulando saberes e experiências;
Divulgar experiências educacionais, pesquisas e estudos  sobre a obra de Paulo Freire.

Público-alvo: Estudantes, professores(as), pesquisadores(as), profissionais da educação, militantes dos movimentos sociais e demais interessados(as).

Participação:

  • Inscrições para "ouvintes-dialogantes";
  • Inscrições para apresentadores/as de trabalhos: 1. Carta pedagógica; 2. Resumo expandido; 3. Resumo simples (outras expressões culturais).

Carga horária: 20h/a

 

Inscrições

Antes de escolher uma das modalidades de participação, leia atentamente as orientações disponibilizadas no site do XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. O período para envio de trabalho é: de 24/01 a 08/04/2022.

 

Realização

Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado UNISC
GP-CNPq: Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Decoloniais UNISC
Observatório da Educação do Campo do Vale do Rio Pardo - UNISC-EFASC-EFASOL

 

Apoio

Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Gestão Educacional - UNISINOS
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - UFFS.
Programa de Pós-Graduação - Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas - UFFS.
Instituto de Educação - FURG
Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação, UNIPAMPA.
Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico, UNIPAMPA.
Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM
Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC
Escola Família Agrícola de Vale do Sol - EFASOL
Cursos de Comunicação Social e Fotografia - UNISC
Núcleo de Educação Básica - UNISC
Rede de Observatórios da Educação do Campo RS
Rede Nacional Café com Paulo Freire
Conselho de Educação de Educação Popular da América Latina e Caribe- CEAAL