Mestrado e Doutorado em Letras

Projetos por Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa: Estudos literários e midiáticos

Narrativas audiovisuais reconfiguradas

Este projeto de pesquisa propõe observar determinadas reconfigurações que se estabelecem nas narrativas de natureza comunicacional quando seus dispositivos, mais que vetores de midiatização, são afetados pela processualidade desta, midiatizando-se. A hipótese inicial que nos move é que a midiatização provoca reconfigurações tanto no âmbito dos dispositivos como no sistema em que eles se inserem, reconfigurando toda uma ecologia comunicacional e permitindo, nela, e emergência de novas vozes narrativas. Estamos falando de novas ofertas de sentido por meio das quais dispositivos como jornais, revistas, livros, sites, televisões, rádios etc., sejam jornalísticos ou não, buscam, a partir de seus relatos, fortalecer sua identidade por meio da geração de diferenças que produzam novas diferenças na relação com os demais dispositivos. Fortalecem, desta forma, suas identidades enquanto dispositivos, mas, também, o sistema em que se inserem.

Integrantes: Demétrio Soster (resp.), Fabiana Piccinin, Cristiane Lindemann, Diana de Azeredo, Frederico de Barros Silva, Jaqueline Frantz de Lara, Pamela Lauschner e Rodrigo Bartz.

 

Narrativas audiovisuais na hipertelevisão

Este projeto investiga o comportamento e as configurações gramaticais das narrativas audiovisuais dentro do contexto das novas relações interpostas entre as mídias e suas audiências em plataformas de consumo sob demanda. Para tanto, parte-se do pressuposto de que o narrar estabelece interrelações com as tecnologias e suportes por meio dos quais as narrativas se dão a conhecer e que, em razão disso, as narrativas devem ser observadas a partir de seu contexto sócio-técnico-discursivo. Ou seja, busca-se analisar a anatomia das narrativas audiovisuais contemporâneas em suas particularidades como resultantes das suas diversas injunções decorrentes do período compreendido como o pós-moderno e seus padrões sociais, tecnológicos e discursivos correspondentes. Para observar este novo modelo de emissão e de consumo narrativo, que vai mostrar suas incidências narrativas nos produtos audiovisuais atentando para os esforços de aproximação e convocação da mídia com suas audiências, serão objeto da pesquisa a análise das séries televisivas. Dentro do espectro de oferta de conteúdos audiovisuais na Tv sob demanda, este gênero tem se convertido em ícone do novo consumo, levando a crer na sua adequação aos novos protocolos da estruturação da gramática narrativa exibidos na hipertelevisão. Em razão disso, a problemática de pesquisa enfrentada neste projeto diz respeito justamente a buscar entender como se comporta a trama narrativa na hipertelevisão, observando como esta, enquanto plataforma de conteúdos que propõe o consumo sob demanda vai determinando novas construções narrativas às séries televisivas. Que características tem a narrativa dos produtos audiovisuais ofertados pela hipertelevisão mediante o estabelecendo de novos contratos com as audiências? Como esta nova relação estabelecida entre emissão e recepção em termos da hipertelevisão implica num tipo específico de construção narrativa das séries televisivas? Que estratégias e gramáticas narrativas as mídias apresentam na busca por seduzir as audiências num contexto de consumo televisivo por demanda?

Integrante: Fabiana Piccinin (resp.), Bruna da Costa Dalla Mea da Silva, Cleidimar Fernandes Lima, Erion da Silva Lara, Gabriel Steindorf, Ingrid Jank e Maiara da Silva Fantinel.

Violência, cotidiano e história mínima: o sujeito escritor contemporâneo e a narrativa da "Geração Granta"

Esta proposta, no geral, busca criar um panorama do estado atual da narrativa hispânica e brasileira contemplado pela Revista Granta. Ainda que centrada em obras publicadas nos últimos anos, também abrange, necessariamente, o boom latino-americano? que, no caso hispano-americano, se poderia denominar novela pós-macondiana?, revisando-se produções de décadas anteriores, estabelecendo sinergias entre os narradores contemporâneos da chamada “Geração Granta” em plena produção com seus paralelos dos movimentos vigentes na América Latina, tais como o pós-boom e o “Crack”. Tendo bases na Literatura comparada e na Teoria crítica, a investigação se desenvolverá através de estudo bibliográfico de obras literárias e teóricas, voltando-se à narrativa contemporânea pertencente à chamada ?Geração Granta?. A pesquisa atende a seis tópicos de pesquisa, relativo aos seis pesquisadores/grupos de pesquisadores, brasileiros, peruanos e colombianos, de 4 universidades e de áreas afins, que buscam, através de suas perspectivas teóricas, estabelecer um estudo crítico sobre a literatura latino-americana contemporânea, com foco na “Geração Granta” hispânica e brasileira. A metodologia comparativa permitirá ultrapassar o estudo de caso exploratório a um nível de estruturas teóricas gerais, sem negligenciar as singularidades de cada contexto sócio-histórico nem as particularidades estéticas da obra de cada escritor.

Integrante: Rosane Cardoso (resp.), Fabiana Piccinin, Vera Lucia Travi, Ana Paula Teixeira Porto, Rafael Einsinger Guimarães, Enrique Rosas Paravicino, Carlos Bernal, Jorge Iván Parra, Ofelia Ros e Julia Tomazi.

GAIA- Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas - desdobramentos 3

Apesar de todos os avanços científicos do último século que foram possíveis, em grande parte, graças à emergência de um novo paradigma complexo e do princípio da auto-organização, a educação escolar continua sendo não efetiva no sentido de transformar um mundo atormentado por uma perda significativa de sentido existencial e permeado por uma violência generalizada. Os desdobramentos aqui propostos na investigação do GAIA atingirão o aprofundamento do conceito de ontoepistemogênese, das narrativas, das linguagens e tecnologias, como ainda a questão da educação para a saúde, numa perspectiva complexa para não somente, juntar as dimensões da realidade que foram fragmentadas, como também ajudar os profissionais que lidam com a educação para a saúde refletir sobre os avanços da ciência, tais como as questões do paradigma da complexidade em geral e, mais especificamente, os problemas que emergem com pesquisas de ponta, ou seja, com as pesquisas recentes em neurociências.

Integrante: Nize Pellanda (resp.), Eunice Piazza Gai, Cesar Augusto Mueller, Cleci Maraschin (UFRGS), Daiane dos Santos Keller, Dulci Marlise Boettcher, Karla Rosane Amaral Demoly (UFERSA), Luis Fernando da Veiga, Maira Meira Pinto, Maria Clara Faria da Costa Oliveira (UMinho), Sandro Dilamar de Bittencout, Stela Piccin e Yanaê Maiara Meinhardt.

 

Vozes da cultura contemporânea: o narrador na cultura da conexão

Esta segunda fase do projeto pretende continuar a análise iniciada na sua primeira edição. Nessa proposta, a pesquisa debruça-se sobre os textos a fim de aprofundar o estudo das tendências da escrita romanesca contemporânea, sobretudo no que diz respeito ao narrador e sua associação com a convergência digital e a cultura da conexão? na autoficção e naquilo que estamos chamando de publicização do sujeito autor. Essa conexão, inicialmente ligada às tecnologias digitais de comunicação, também diz respeito à conexão das vozes que narram com o mundo de onde elas falam e os textos que nele circulam. São ainda hipóteses, como tendências do romance contemporâneo em língua portuguesa, a metaficção, a mobilidade do herói e o jogo entre verossímil e real..

Integrante: Ana Cláudia Munari Domingos (resp.), Adria Graziele Pinto, Helena Jungblut e Nicole Petry Rieger.

 

Figurações de gênero nas narrativas literárias e midiáticas da contemporaneidade

O presente projeto de pesquisa se propõe a discutir os principais tópicos postos em pauta pelos estudos de gênero na contemporaneidade, buscando, a partir dessa perspectiva, analisar objetos culturais, sejam eles literários ou audiovisuais, tendo, como interesse primordial, o processo de figurações do gênero feminino em tais narrativas. Mais do que um viés teórico a partir do qual se pode interpretar os textos literários, a crítica feminista e de gênero constitui um posicionamento que questiona os próprios pressupostos de valor tidos como universais, não apenas apontando para percepções distintas daquelas propostas pela cultura patriarcal, como também reivindicando o reconhecimento do papel da mulher na construção do patrimônio literário e cultural. Nessa ótica, tal matriz epistemológica assume como seu principal procedimento aquilo que Sandra Gilbert (1986) chamou de “revisionary imperative”. Para a autora, uma vez que o pensamento ocidental nitidamente se sustenta na dicotomia patriarcal que associa o masculino à cultura e o feminino à natureza, sendo, por extensão, os “tesouros da cultura” pretensamente patrimônio dos escritores masculinos, a crítica literária de viés feminista assume o papel de rever, reestruturar e reelaborar tais pressupostos. A despeito das críticas de que é alvo – direcionadas, especialmente, a um radicalismo e a uma postura panfletária atribuídos a ele de forma bastante questionável – o movimento feminista e de gênero consolidou seu espaço na esfera acadêmica, atravessando, de forma interdisciplinar, os mais distintos ramos das ciências humanas e biológicas. No que toca ao projeto de pesquisa aqui proposto, o aporte teórico e epistemológico em questão contribui sobremaneira para lançar luzes não apenas sobre o processo de elaboração e reprodução de figurações de gênero nas narrativas literárias e midiáticas contemporâneas, como também sobre os desdobramentos da circulação e introjeção desses elementos simbólicos no imaginário.

Integrante: Rafael Guimarães (resp.), Francisca Pereira da Silva, Jeferson Adriano Leopold, Mariane de Brum, Nicole Petry Rieger.

Narrativas e conhecimento: especificidades teóricas e constituição de sentido - Desdobramentos

Trata-se do desdobramento do Projeto Narrativas e conhecimento: especificidades teóricas e constituição de sentido. Além de continuar as pesquisas sobre as relações entre conhecimento e narrativa, nesta etapa, o projeto busca aprofundar os estudos sobre hermenêutica. As pesquisas sobre autonarrativas, da Professora Nize Campos Pellanda, e os estudos sobre literatura e psicanálise, do bolsista de pós-doutorado, Ernesto Söhnle inserem-se nos horizontes teóricos deste projeto.

Integrantes: Eunice Piazza Gai (resp.), Ernesto Söhnle Jr., Nize Maria Campos Pellanda, Vera Lucia de Oliveira Maccherani (Univ. Perugia - Itália).

Linha de Pesquisa: Estudos linguísticos e cognição

A plasticidade cerebral e os efeitos da alfabetização nos sistemas de memórias

O presente projeto tem por objetivo investigar a plasticidade cerebral cognitiva e os efeitos da alfabetização no sistema cognitivo, com especial atenção para as questões de memória, em especial memória de trabalho, memória de curto e de longo prazo. Serão coletados dados com quatro grupos de participantes: adultos analfabetos, adultos ex-analfabetos (ou seja, alfabetizados tardiamente), crianças analfabetas (pré-escolares) e crianças recentemente alfabetizadas, a fim de investigar as seguintes questões de trabalho: a plasticidade cerebral, no que diz respeito aos substratos necessários à aprendizagem e ao processamento da leitura, está presente apenas na infância ou se mantém presente na idade adulta? Se a plasticidade cerebral se mantém presente, é possível identificar redução significativa em relação à infância? Em que aspectos? Para responder a essas questões serão utilizados testes desenvolvidos em colaboração com os pesquisadores da UNESCOG, Régine Kolinsky e José Morais, da Universidade Livre de Bruxelas, dentre eles: verbal STM &WM (digit span forward & backward), visual selective attention (NEPSY), inhibition, flexibility & distractibility (KITAP), reading abilities (BELEC), nonverbal QI (Raven s CPM), vocabulário (EVIP), ambiente de leitura familiar (HLE, questionário aos pais), e método usado para ensino da leitura (questionário com professores). Esses dados contribuirão na busca de maior compreensão sobre a relação da memória de trabalho com a leitura: A aprendizagem da leitura contribui para o desenvolvimento e expansão da capacidade da memória de trabalho? Ou a memória de trabalho possui uma capacidade fixa, que independe do processo de aprendizagem e de alfabetização? Dizendo de outra forma: a memória de trabalho é plástica e se expande em decorrência do processo de alfabetização? A comparação dos resultados de crianças pré e pós-alfabetização vs. adultos (analfabetos e alfabetizados na idade adulta) constitui uma estratégia na investigação mais ampla das funções cognitivas afetadas pela alfabetização. A contribuição científica decorrente dos estudos sobre os mecanismos subjacentes à cognição humana, em especial em seus aspectos linguísticos tem potencial de gerar aplicações na esfera educacional, terapêutica e comunicacional.

Integrante: Rosângela Gabriel (resp.), Onici Claro Flôres; José Morais e Régine Kolinsky (ULB).

A escrita, a reescrita e a construção do sentido no discurso

O desenvolvimento da escrita nos indivíduos é um processo que tem seu marco na alfabetização, quando estes iniciam o contato com o sistema alfabético, e se desenvolve ao longo da vida, pelo domínio de diferentes habilidades que são inerentes a esse processo. Contrariamente à aquisição da modalidade oral da língua, que requer unicamente o contato com falantes de determinada língua para que haja a internalização de seu sistema, a modalidade escrita necessita de intervenção escolar, através do ensino formal. Tal é a complexidade que envolve o domínio da escrita que em diferentes níveis da formação intelectual de um indivíduo encontramos disciplinas voltadas ao seu aperfeiçoamento: aulas de português e redação no ensino básico, disciplinas de Leitura e Produção Textual no ensino superior, assim como cursos voltados para a escrita acadêmica em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. Tendo em vista tal complexidade que a escrita apresenta, este projeto, de cunho qualitativo, tem como objetivo geral estudar, embasado na Teoria da Argumentação na Língua, os processos de escrita e, eventualmente, reescrita, em diferentes gêneros textuais, a fim de compreender o modo como neles se dá a construção do sentido. Para nós, a escrita, enquanto atividade discursiva de um locutor, contém duas faces importantes a serem consideradas na análise de sua totalidade: a materialidade linguística e a atitude do locutor enquanto ser produtor de discurso.

Integrante: Cristiane Dall Cortivo (resp.), Leci Barbisan (PUCRS), Bianca Stulp e Letícia da Rosa Fregapani.

Consciência linguística e dificuldades de leitura

O projeto propõe-se a abordar as dificuldades de leitura apresentadas por estudantes universitários. Esse tipo de problema de aprendizagem prejudica não só a vida acadêmica de muitos alunos, mas interfere em toda a sua vida. Em outras palavras, não só o desempenho nos estudos traz a marca da mencionada dificuldade, mas também a vida social, afetiva e emocional. O objetivo deste estudo é, então, conhecer e analisar quais são essas dificuldades, em especial, entre os alunos do curso de Letras da UNISC. O estudo será exploratório e qualitativo. Nele, serão utilizados três instrumentos especialmente concebidos para a investigação, os quais buscam detectar quais sejam as dificuldades percebidas/apontadas pelos inquiridos e também aquelas não referidas, mas evidenciadas através dos instrumentos de coleta. Os instrumentos são: 1) um questionário sobre a vida escolar dos estudantes; 2) um teste sobre leitura e interpretação textual de uma crônica (gênero jornalístico) e 3) uma produção de texto, cujo título será Minha História da Leitura. Os dados obtidos serão pareados, comparando-se as respostas ao teste de leitura e interpretação de texto, às respostas ao questionário sobre a vida escolar, bem como à produção escrita da história de leitura. O ponto de partida do estudo será estabelecer um paralelo entre os respondentes que assumirem ter tido problemas com leitura e escrita durante sua vida de estudos anterior e/ou atual e os que se sentirem confortáveis, considerando-se leitores e redatores de razoáveis a bons. Relativamente, ao percurso escolar anterior, vai-se considerar, sobretudo, o número de reprovações dos sujeitos, ao longo da trajetória de estudos.

Integrantes: Onici Flôres (resp.), Francieli Wink, Juliana Canton Henriques, Marcia Regina Melchior e Rosângela Gabriel.

A aprendizagem da leitura e seus efeitos sobre a linguagem e a cognição

Os estudos a serem desenvolvidos durante o estágio sênior buscarão investigar como a aprendizagem da leitura influencia os sistemas de memória, em especial a memória de trabalho, e demais funções cognitivas, dentre elas a atenção, inibição, flexibilidade mental, processamento visual e auditivo. Os estudos sobre o processamento da leitura a partir de um viés cognitivo (DEHAENE; COHEN, 2007; DEHAENE et al., 2010; DEHAENE, 2012; KOLINSKY; PATTAMADILOK; MORAIS, 2012; MORAIS, 1996; MORAIS, 2012; MORAIS; LEITE; KOLINSKY, 2013) vem modificando profundamente a forma como concebemos o processamento da leitura, tanto no que tange ao leitor proficiente, quanto ao leitor aprendiz infantil e ao adulto alfabetizado tardiamente. Assim, dentre os temas a serem investigados durante o estágio sênior, merecem destaque os possíveis efeitos da alfabetização na expansão da memória de trabalho (WT, working memory span) e memória de curto prazo (STM, short term memory), a interação da memória de trabalho com a memória de longo prazo (LTM) durante a leitura, e ainda os efeitos mais abrangentes da alfabetização em aspectos cognitivos tais como atenção, tempo de resposta e acurácia. A realização do estágio sênior junto à Unidade de Pesquisa em Neurociências Cognitivas da Universidade Livre de Bruxelas, dirigida pela professora Doutora Régine Kolinsky, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2016 visa ainda contribuir com os desafios priorizados pela CAPES no presente triênio: a interdisciplinaridade, ao buscar a interlocução entre neurociências, linguística, educação; a internacionalização, uma vez que se pretende que a cooperação entre os pesquisadores brasileiros e europeus se fortaleça e se consolide em uma cooperação de longo prazo; a educação básica, pois um dos horizontes de aplicação dos estudos desenvolvidos ao longo do estágio no exterior será contribuir para que o ensino da leitura no Brasil de fato possibilite o desenvolvimento de cidadãos mais autônomos e melhor preparados para a atuação em uma sociedade letrada e democrática (MORAIS, 2013 a; 2013b).

Integrantes: Rosângela Gabriel (resp.), José Morais (ULB), Régine Kolinsky (ULB).

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