Programação

15 de abril de 2014
NOITE

Local: Anfiteatro Bloco 18
18h 30min - Credenciamento
19h 15min - Experiências em ambientes de inovação
Andréia Rosane de Moura Valim, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
Gabino Ayarza Sánchez, Parque Tecnológico Cuidad del Saber, Panamá/ Panamá
Osvaldo Quiroz Leyton, Centro Innovo, Santiago/Chile
Marcos Wandir Nery Lobão, Sergipe Parque Tecnológico, Aracajú/Sergipe

16 de abril de 2014
MANHÃ

ATIVIDADES SIMULTÂNEAS

08h 30min - Minicurso Conhecimentos Tradicionais
Local: Sala 102, Bloco 01
Aprenda mais sobre o conhecimento tradicional associado ao recurso genético, usos do conhecimento tradicional na indústria e instituições de pesquisa, formas de repartição de benefícios, obtenção de autorização para uso do conhecimento tradicional, direitos de propriedade intelectual e o acesso ao conhecimento tradicional perante o Protocolo de Nagoya.
Ministrante: Lilian Massini Mozini, Ambiente Global Serviços Empresariais
Mestre em Administração e Gestão Pública na Universidade de Aveiro (Portugal), graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolveu estudo sobre o valor econômico da biodiversidade e a sustentabilidade das atividades turísticas em áreas protegidas no Pantanal do Mato Grosso, para obtenção do grau de Mestre. Acompanha as discussões políticas nacionais e internacionais relativas à Convenção da Diversidade Biológica, Protocolo de Nagoya e novo marco legal para acesso a patrimônio genético e repartição de benefícios no Brasil. Já atuou como advogada em indústria cosmética nacional, tendo desenvolvido atividades relacionas a regularização de acesso a patrimônio genético e conhecimento tradicional associado, perante o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN); a elaboração e análise de TAP e CURB (termo de anuência prévia e contrato de utilização e repartição de benefícios), sendo responsável também pela investigação e pesquisa relacionada ao acesso à biodiversidade na América Latina. Atualmente, atua como consultora de indústrias cosméticas e farmacêuticas, desenvolve e acompanha estratégias corporativas em biodiversidade e políticas de repartição de benefícios. Elabora projetos envolvendo uso de patrimônio genético e conhecimento tradicional associado para a pesquisa científica e desenvolvimento de produtos, elabora e negocia TAP e CURB junto aos provedores e empresas, sendo também responsável pelo acompanhamento de processos e obtenção de autorizações de acesso junto ao IBAMA, CNPq e CGEN.

08h 30min - Minicurso Acesso ao Patrimônio Genético
Local: Sala 103, Bloco 01
Serão abordados os aspectos legais relacionados ao acesso ao patrimônio genético brasileiro  e sua interface com a legislação de propriedade industrial além dos procedimentos necessários para a obtenção de autorizações de acesso para pesquisa, bioprospecção e desenvolvimento tecnológico.
Ministrante: Aline Morais, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz
É mestranda em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento no INPI-RJ, pós-graduada em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ e bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Atua, desde 2008, na área de Transferência de Tecnologia da Coordenação de Gestão Tecnológica da Fiocruz/RJ assessorando a instituição em matérias afetas à Propriedade Intelectual, sobretudo no que tange ao Direito Autoral, Programa de Computador e Marcas. Desde 2012, é membro do Grupo de Trabalho Patrimônio Genético criado na Fiocruz para tratar das questões relativas ao acesso ao material genético no âmbito das pesquisas desenvolvidas na instituição, além de contribuir para a discussão relacionada à legislação vigente.

TARDE

Local: Sala 101, Bloco 01
14h – Tríplice hélice – universidade, empresa e governo: o caso do TecnoUnisc e perspectivas futuras
Carmen Lucia de Lima Helfer, Reitora da UNISC
Andréia Rosane de Moura Valim, Coordenadora geral do evento
Representante(s) do Poder Municipal
Representante de empresa ligada ao TecnoUnisc
15h 30min - Importância da interação universidade-empresa
Jorge Luis Nicolas Audy, Vice-presidente da  Anprotec
Elizabeth Ritter, Diretora do Fortec
Representante da SCIT/RS

NOITE

Local: Anfiteatro Bloco 18
19h 15min - Cases de sucesso em empreendedorismo, inovação e propriedade intelectual
Tiago Moraes, Bombachas Paisano
A empresa é uma fábrica de bombachas com 8 anos de mercado, que teve seu surgimento dentro da Incubadora da Universidade Feevale. Conta hoje com quase 40 pessoas no quadro funcional, e tem como foco um produto diferenciado com alto padrão de qualidade.
Mario Alexandre Gonçalves, Coordenador de Propriedade Intelectual - Whirpool
Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid com fábricas em Joinville (SC), Manaus (AM) e Rio Claro (SP). Conta com 14,5 mil colaboradores, 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. A Whirlpool é uma das Melhores Empresas para Trabalhar, segundo o Guia Você S.A./Exame há 16 anos; é uma das 25 Melhores Empresas para trabalhar e campeã na categoria Responsabilidade Socioambiental, de acordo com a Revista Época em conjunto com o Great Place To Work; é a segunda Empresa Mais Inovadora do País, escolhida pela revista Época Negócios; e uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, de acordo com o Guia Exame de Sustentabilidade, em 2010. Foi eleita, também, de acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a primeira colocada no registro de patentes no Brasil entre as empresas privadas.

17 de abril de 2014
MANHÃ

Local: Sala 102, Bloco 01

08h 30min - Workshop Criatividade e Inovação
Aprenda a desenvolver a criatividade e usar processos de neurociência, ferramentas, experiências práticas e vivenciais da inovação.
Ministrante: Denilson Shikako – Fábrica de Criatividade
Empresário, Músico, Cientista. Graduado em computação pela Universidade Mackenzie e música pela Yamaha. Ex professor de inovação da FIA-USP. Especialista em neurociência e criatividade. Socio de empresas de tecnologia e roteirista de cinema e teatro. Fundador da ONG Projeto Vida Nova. Diretor da Fábrica de Criatividade. Consultor de inovação e palestrante em mais de 100 empresas como Rede Globo, Natura, Petrobrás, BASF, Banco de Tokio, Itau, Promon engenharia, ministério da educação entre outras.

TARDE

Local: Sala 101, Bloco 01
14h – Ciência, tecnologia e inovação para um Brasil competitivo
Roberto Mendonca Faria – Universidade de São Paulo
Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1976), e é professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da USP, desde 1999. Foi diretor do IFSC no período de 2002 a 2006. Publicou cerca de 170 artigos em revistas especializadas e indexadas, os quais receberam mais de 1700 citações, perfazendo um fator h = 22. Orientou 23 teses de doutoramento e 19 de mestrado. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Eletrônica Orgânica, que conta com mais de 30 grupos de pesquisa em diversas áreas da física, da química e das engenharias. É coordenador do polo de São Carlos do Instituto de Estudos Avançados da USP, e é presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat). Membro da Academia de Ciência do Estado de São Paulo e membro eleito da Academia Brasileira de Ciências. É árbitro das seguintes revistas: Applied Physics Letters, Brazilian Journal of Physics, Journal of Non-Crystalline Solids, IEEE Transactions on Dielectrics and Electrical Insulation, Physical Review B , Journal of Applied Physics, Journal of Physics. D, Applied Physics Letters, e Materials Science & Engineering. Pertence ao Advisory Editorial Board da Revista Materials Science, com sede na Polônia. Suas pesquisas enquadram-se na Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrônica orgânica, polímeros condutores, e propriedades elétricas e óticas de filmes finos orgânicos.
15h 30min - Inovação e criatividade: como fazer diferente sendo excelente
Denilson Shikako – Fábrica de Criatividade

NOITE

Local: Anfiteatro Bloco 18
19h 15min - Como transformar a pesquisa em patente
Renee Ben-Israel – Vice Presidente de Propriedade Intelectual - Yissum, Universidade Hebraica de Jerusalém
Social Sciences- Faculty of Social Sciences, University of São Paulo (1974); Sociology and Eastern Asian Studies, The Hebrew University of Jerusalem (1978); Philosophy and French Literature, Bachelor degree in Humanities, Faculty of Humanities, The Hebrew University of Jerusalem (1998); Intellectual Property Law, The Felt Centre for Legal Studies, The Hebrew University of Jerusalem (1994); Washington DC – AUTM* TOOLS (Technology Operations and           Organization Licensing Skills) Course AUTM: Association of University Technology Managers, Inc. (1997).

 

Inscrições gratuitas - Vagas limitadas.