Coordenação: Sâmara Bittencourt Berger

O programa Terceira Idade na Unisc articula ensino, pesquisa e extensão em diferentes projetos. É um verdadeiro espaço de troca, de participação e de produção do conhecimento, dentro e fora da Universidade. No Programa, a extensão subsidia a pesquisa e esta, por sua vez, dinamiza a sala de aula, reanimando o desempenho de professores e alunos.

OBJETIVOS

Desenvolver serviços com enfoque multidisciplinar, dentro da área do envelhecimento, oportunizando à pessoa idosa o acesso as atividades educacionais, socioculturais, organizativas e de ação comunitária.

Oferecer à pessoa idosa suporte para fortalecer sua participação social e política, possibilitando a troca de experiências entre diversas gerações.

RESOLUÇÃO Nº. 52, de 24 de setembro de 2009

Cria o Programa Aluno Especial da Graduação para a Terceira Idade, destinado a pessoas com faixa etária a partir de sessenta anos, possibilitando o aprimoramento cultural e a atualização, através de matrícula em disciplina(s) isolada(s) nos cursos presenciais de graduação, sem visar à obtenção de grau acadêmico ou de habilitação profissional.

Para conferir a resolução completa, clique aqui.

Matrícula na Secretaria Geral:

Disciplina Especial para 2018: Vivência comunitária- Multidisciplinar                                                           Curso que oferece: Fisioterapia / Biomedicina

A grade das  demais disciplinas especiais para alunos acima de 60 anos estará disponível para matricula a partir de 07/12/2017

Matrícula: 01,02/03/2018

• UNIAMA

A Universidade do Adulto Maior - UNIAMA é um curso de extensão multidisciplinar de dois anos, com o objetivo de oferecer um espaço de educação permanente para pessoas a partir de 60 anos. As aulas acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 14 horas as 17 horas.

Contatos:

NAC – Núcleo de Ação Comunitária

Bloco:5       Sala:510

Fone: 3717-7685 ou 3717-7344

Em Breve.

PARTICIPAÇÃO UNIAMA NO FÓRUM NCTI 2017

Nos dias 03, 04, 05 e 06 de outubro de 2017, ocorreu em Florianópolis/SC o XV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da 3ª Idade de Instituições de Ensino Superior e XIV Encontro Nacional das Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior.

O evento, que neste ano foi organizado pelo Núcleo de Estudantes da Terceira Idade (NETI), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), contou com a presença de estudantes da terceira idade de todo o Brasil.

A Universidade do Adulto Maior (UNIAMA), projeto integrado ao Programa Terceira Idade na UNISC, esteve presente no evento.

VIAGEM DO UNIAMA PARA CAMBARÁ DO SUL (RS)

No dia 23 de outubro, os estudantes das turmas 3 e 4 do Projeto Universidade do Adulto Maior (UNIAMA) realizaram uma viagem de estudos organizada pelo professor Olgário Vogt, que ministra a disciplina História do Rio Grande do Sul, sendo acompanhados também pelo professor Iuri Azeredo e os estagiários de psicologia Nicole Conci e Daniel Soares.

Esta viagem teve como destino a região dos parques nacionais de conservação do ambiente natural, com espécies da fauna e flora nativos do Rio Grande do Sul, além das paisagens peculiares da região dos cânions, que fazem a divisa com Santa Catariana.

Além de um breve estada na cidade de Cambará, a visita principal se deu no cânion Fortaleza, dentro do Parque Nacional da Serra Geral, possuindo “paredões” que chegam a 900m de altura. Uma oportunidade de conhecimento direto de aspectos históricos, geográficos e culturais desta parte da serra gaúcha admirada no mundo todo.

• Ações para Envelhecimento

O Projeto Ações para o Envelhecimento com Qualidade de Vida, tem como objetivo: identificar, analisar e operacionalizar ações existentes e necessárias para a promoção do envelhecimento com qualidade de vida do idoso assistido pela UNISC, no âmbito regional.

Através dele, é promovido a adoção de um estilo de vida mais ativo sensibilizando o idoso para a prática da atividade física, proporcionando assim, a manutenção da sua independência, a sua autonomia. Permanecer sempre na ativa, é um dos segredos para manter a qualidade de vida independentemente da idade.