Agradecemos o seu interesse no Programa Terceira Idade na UNISC.

Disponibilizamos aqui algumas informações sobre atividades do programa e divulgamos os nossos contatos para a busca de mais detalhes e encaminhamento de dúvidas.

LOCAL: sala 515, bloco 5, campus de Santa Cruz do Sul

HORÁRIO: 8h às 12h e 13h30 às 17h30, de segundas-feiras a sextas-feiras

FONE: (51) 3717-7685

E-MAIL: terceiraidade@unisc.br

Confira nas demais abas, outras informações.

Abaixo, vídeo produzido em 2015 com alguns depoimentos de participantes do Uniama, um dos projetos vinculados ao Programa Terceira Idade:

A Universidade do Adulto Maior - UniAMa é um curso de extensão multidisciplinar de dois anos, com o objetivo de oferecer um espaço de educação permanente para pessoas a partir de 60 anos. A primeira turma teve início em abril de 2014 e já temos uma segunda turma, que chegou à universidade em 09 de março deste ano.

As disciplinas são Mídias Sociais, Pedagogia do Envelhecer, Turismo, Fotografia, Criatividade, Gastronomia, História do RS, Estudo das Religiões, Oficina Literária, Saúde do Idoso, Memória e Cidadania e Direitos do Idoso, sendo ministradas por professores de diferentes áreas do conhecimento.

As inscrições para novas turmas são abertas anualmente, entre novembro e fevereiro.

A atual sede do FÓRUM GAÚCHO DAS IES COM AÇÕES VOLTADAS AO ENVELHECIMENTO é a Unilasalle Canoas.

A Unisc segue integrando o grupo, sendo representada pela professora Silvia Areosa.

O evento bianual do Fórum das IES deve ocorrer em Canoas, em 2016.

Para maiores informações: http://unilasalle.edu.br/canoas/unati/

Envelhecendo com qualidade de vida

Em 1993 surgem os primeiros movimentos, através do curso de Educação Física, que implementa junto à Universidade um espaço de atendimento aos idosos da comunidade. Depois de iniciadas as ações como a Hidroginástica para a Terceira Idade, a Caminhada Gerações a Caminho, os Jogos para Integração do Idoso, várias atividades foram implantadas por outras áreas do conhecimento.

Em 1998 é proposta a criação do Programa Terceira idade na UNISC (TIU), já integrando diversas áreas na extensão e propondo ações de pesquisa interdepartamental e assim, em 2000, é criado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq) o grupo de pesquisa Realidade, Exclusão e Cidadania na Terceira Idade, momento em que vários professores da UNISC se juntam para fortalecer o grupo de trabalho com a temática do envelhecimento, unindo a pesquisa, o ensino e a extensão.

Afinal, em 2009 se institucionaliza o Programa Terceira Idade na UNISC, com os seguintes objetivos:

• Fortalecer os objetivos da UNISC, enquanto Universidade Comunitária, através de um trabalho de ensino, pesquisa e extensão, vinculando-os à educação para o envelhecimento.
  • Analisar e intensificar as ações desenvolvidas para a promoção do envelhecimento com qualidade de vida ao idoso assistido pela UNISC.
  • Oportunizar à pessoa idosa o reingresso e/ou o acesso a um processo de educação continuada, através de atividades educacionais, socioculturais, organizativas e de ação comunitária.
  • Oferecer à pessoa idosa suporte para fortalecer sua participação social e política, exercitando plenamente a sua cidadania.
  • Possibilitar a troca de experiências entre as diversas gerações que convivem no ambiente acadêmico da UNISC.
  • Capacitar e atualizar recursos humanos para trabalhar com as questões do envelhecimento em diferentes níveis.

Para saber sobre as atividades em andamento do Programa Terceira Idade, contate pelo fone (51) 3717-7685, pelo e-mail terceiraidade@unisc.br ou diretamente na sala 510, bloco 5, campus da UNISC de Santa Cruz do Sul.

Os Idosos no RS: Estudo Multidimensional de suas condições de vida. 1995-1997

Perfil dos Grupos que compõem o Programa Terceira Idade na UNISC. 1998-1999

Representações sociais do idoso: influência de fatores socioculturais e de gênero. 2002-2003

Estudo Multidimensional das Condições de Vida do Idoso que frequenta os serviços da UNISC. 2004-2005

Investigação Diagnóstica - Estudo das Características Clínicas, Antropométricas e Neuromotoras de Idosos Praticantes de Hidroginástica na UNISC. 2005

Envelhecimento, contexto social e relações familiares: o idoso, de assistido a provedor da família. 2006-2008

Estudo interdisciplinar sobre o idoso, sua realidade familiar e convívio social na Espanha e no Brasil. 2009-2011

Qualidade de vida do cuidador de portador da doença de Alzheimer e suporte social. 2012-2013

Os Processos Sociais do Idoso no Vale do Rio Pardo: sua relação com as instituições privadas,
estatais e com a sociedade civil na perspectiva do envelhecimento satisfatório. 2013-2016.

O Idoso do Vale do Rio Pardo e o Envelhecimento Satisfatório: políticas públicas e programas ofertados pelo poder público e pelo setor privado. 2013.

As condições, o modo de vida e as formas de organização social do idoso do Vale do Rio Pardo. 2013-2014.

Pensando no Envelhecimento: Estudo dos Cenários das IES do RS - 2014-2015.

Programa Terceira Idade na UNISC: avaliando o processo de envelhecimento - 2015-2016.

Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq desde 2000: Realidade, Exclusão e Cidadania na Terceira Idade

Líder: Silvia Virginia Coutinho Areosa

Vice-líder: Melissa Lampert