AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A Universidade foi beneficiada com 100 vagas. Atualmente, há 62 estudantes matriculados

Antônia Cavalcante, de 37 anos, sempre sonhou em ser professora. Natural do Ceará e residindo há 15 anos em Santa Cruz do Sul, a vida tomou um rumo diferente e fez com que ela cursasse Técnico em Enfermagem pelo Centro de Educação Profissional da Universidade de Santa Cruz do Sul (Cepru) e, há 8 anos, atua na área. Mas ela não desistiu do sonho. Hoje é um dos 62 estudantes matriculados no Programa Professor do Amanhã, que tem como objetivo formar docentes em cursos superiores de licenciatura para atuarem em áreas estratégicas para o fortalecimento da educação básica no Rio Grande do Sul. No futuro, será professora de Letras/Português.

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

ProfessorAmanha1 BrunaLovato

Na noite desta segunda-feira, 25, ocorreu uma recepção aos alunos do Programa. Animada, era perceptível a emoção pela conquista, somente ao conversar com Antônia. “Eu sempre tive este sonho desde criança, mas fui agarrando as oportunidades que a vida me deu. Cursei o técnico, totalmente gratuito, via Pronatec, e estou há 8 anos no Hospital Santa Cruz.”

Ela descobriu o Programa via site da Unisc e viu, ali, a oportunidade que sempre buscou. “Estive sempre procurando uma oportunidade como esta, porque, realmente, eu não teria condições de custear o curso sem apoio financeiro. Quando vi a chance, agarrei, fiz o vestibular e consegui.”

Hoje casada e com uma filha de 4 anos, voltar para os estudos, depois de tanto tempo fora de uma sala de aula é algo novo. “Estou apreensiva, mas muito feliz. Minha filha que diz, orgulhosa: mamãe, que legal, tu vai ser profe. Então, para mim, esta oportunidade é mais maravilhosa ainda.”

Antonia FotoBrunaLovato

Antônia: “Estou apreensiva, mas muito feliz"

“Estamos, sem dúvida, muito emocionados”

A recepção aos 62 estudantes teve a presença de integrantes da Reitoria da Unisc; do coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura; do professor coordenador do Programa na Unisc, José Antônio Moraes do Nascimento; além de professores das licenciaturas do Programa: Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras/Português e Matemática. A Unisc foi beneficiada com 100 vagas e ainda está preenchendo as vagas remanescentes. Há processo seletivo no próximo dia 1º. Mais informações em unisc.br/professordoamanha.

A vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim, não escondeu a alegria em ver a sala cheia de futuros professores. “Nós estamos aqui, nesta abertura do semestre, para este programa tão bonito que se chama Professor do Amanhã. Estamos, sem dúvida, muito emocionados, porque esse Programa, ele foi pensado, ele foi desenhado com muito carinho, tendo em conta a realidade aqui do nosso Estado, especialmente da nossa região.”

Ela destacou que a Universidade trabalhou muito para que, junto com as outras universidades comunitárias, o Programa pudesse ser realizado. “Nós entendemos que a educação é a essência de uma sociedade e a educação precisa acontecer com pessoas fundamentais, que são os professores. Uma sociedade sem educação, ela realmente é fadada ao insucesso. E entendendo a importância dos professores, a Unisc e outras instituições do Estado se engajaram no desenvolvimento deste Programa.”

andreia

Andreia: “Nós entendemos que a educação é a essência de uma sociedade e a educação precisa acontecer com pessoas fundamentais, que são os professores"

“Há, sim, uma carência muito forte destes profissionais”

O Coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, enfatizou a falta de professores e pediu que os estudantes sejam persistentes na jornada. “Se o Governo do Estado lançou o Programa Professor do Amanhã, é porque a rede pública estadual não consegue mais fazer a gerência das necessidades que tem com os professores atuais. Há, sim, uma carência muito forte destes profissionais. Então, desejo a todos vocês muito sucesso, muita sorte. Que vocês não estejam aqui pela bolsa, que vocês estejam de alma e coração. Estar professor, ser professor, tem que haver muita dedicação, muita compreensão e, acima desta persistência, um comprometimento. Ser professor é bom demais, poder contribuir com uma sociedade totalmente diferente, talvez aquela que a gente vivencia, poder olhar o protagonismo do nosso estudante não tem preço. Que nós possamos, de fato, ter acertado com este Programa.”

chiquinho

Luiz Ricardo: "Estar professor, ser professor, tem que haver muita dedicação, muita compreensão e, acima desta persistência, um comprometimento"

“A Unisc é uma Universidade de excelência, com nota máxima”

O pró-reitor Acadêmico da Unisc, Rolf Fredi Molz, mostrou um pouco da Universidade aos novos estudantes e salientou o caráter comunitário da Unisc. “No ano passado, só para vocês terem uma ideia, a Unisc realizou mais de 41 mil atendimentos em termos de extensão. É muito forte enquanto extensionista e pesquisadora, com bases sólidas na educação. A Unisc é uma Universidade nota 5, e não um 5 qualquer, foram 48 indicadores avaliados no ano passado, quando nós tivemos a avaliação institucional realizada pelo MEC. Todos os 48 indicadores com nota máxima, 5. Então esta é a Universidade que vocês estão entrando, que vocês estão tendo a oportunidade de estudar, e vocês merecem estar aqui. Vocês podem, vocês devem ficar aqui. A carência de docentes é muito grande. E este movimento é um movimento inicial, porque ainda não vai dar conta de toda a necessidade. Nós precisaremos de mais movimentos deste tipo, de novas entradas. E vocês serão os primeiros. Aproveitem cada minuto aqui dentro.”

rolf

Rolf: "A Unisc é uma Universidade nota 5, e não um 5 qualquer, foram 48 indicadores avaliados no ano passado"

O Inédito Viável

O diretor de Formação Continuada e Tecnologia Educacional, Rudimar Serpa de Abreu, começou a fala citando Paulo Freire e o “Inédito Viável”. “Inédito Viável é um conceito freireano que ele atribui àquilo que eu não tenho no momento, mas que eu luto e batalho e consigo conquistar, seria o sonho possível. Então, o Inédito Viável, ele é inédito, mas ele é viável, eu não tenho neste momento, mas eu posso conquistar. Hoje, ao olhar este auditório, vejo a realização desta concepção freireana. Hoje é um dia histórico para nossa Instituição, uma Instituição que se consolidou na sua história a partir das licenciaturas. Ela retoma hoje, de certa forma, este patamar de termos cursos com números significativos de estudantes. Isto é um motivo de alegria para nós na Universidade, para a educação pública, para, enfim, todos que acreditam e tem convicção na educação.”

rudimar

Rudimar: "Hoje é um dia histórico para nossa Instituição, uma Instituição que se consolidou na sua história a partir das licenciaturas" 

“Precisamos de mais políticas públicas que permitam o acesso à Universidade”

O professor coordenador do Programa na Unisc, José Antônio Moraes do Nascimento, lembrou que a procura pelas vagas foi grande, provando que ainda existem pessoas que querem ser professores. “O ser professor é algo que, às vezes, escutamos: mas ninguém quer ser professor. O programa mostrou justamente o contrário. Nós tivemos uma procura enorme, não só aqui na Unisc, como nas outras universidades. Uma grande procura, e claro, em função dos critérios, em função de alguns impedimentos, nem todos puderam se inscrever. Nós tivemos o que não era comum para nossas licenciaturas há um longo tempo, uma média de 2,5, quase 3 candidatos por vaga. Então, eu quero dizer com isso, que nós temos muitas pessoas interessadas em serem professores, mas o que nós precisamos são mais políticas públicas, não só do Governo do Estado, o próprio Governo Federal, os próprios governos municipais, que permitam que essas pessoas possam acessar a Universidade e fazer um curso superior.”

nascimento

José Antônio: "Nós tivemos uma procura enorme, não só aqui na Unisc, como nas outras universidades"

MENU PRINCIPAL