Propostas Metodológicas

O material didático foi desenvolvido a partir de metodologias voltadas à leitura, adaptadas ao contexto de ensino remoto e /ou híbrido, com fundamentação teórica alinhada aos objetivos da BNCC e um roteiro que inclui desde a preparação dos professores até a elaboração de um material multimídia. Junto com o material, disponibilizamos um curso de formação de professores para auxiliar na aplicação das propostas em sala de aula.


Fundamentação
Teórica


Habilidades da
BNCC


Material
Multimídia


Cursos de
Formação


Organização das propostas

  • O material didático está organizado em quatro grupos: Educação Infantil (0 aos 5 anos e 11 meses); ciclo de Alfabetização (1° ao 3° ano); Ensino Fundamental I (4° ao 6° ano); e Ensino Fundamental II (7° ao 9° ano).
  • Cada grupo possui cinco propostas didáticas, com fundamentação teórica alinhada às habilidades da BNCC, material multimídia e sugestão de atividades.
  • O roteiro das propostas compreende desde a preparação do professor até os períodos da pré à pós-leitura, além de sugestões de atividades que podem ser trabalhadas com os alunos, com opções de exercícios, brincadeiras, jogos online e sites com recursos educativos, para complementar o conteúdo aplicado em sala de aula.
  • O material está disponível de forma online no nosso site e também possui opção para download.

Programação dos cursos

  • Dia 05/08, das 18h às 20h
    Bases neuropsicolinguísticas da leitura
    Formato híbrido, no Auditório Central da UNISC e no Youtube
  • Dia 19/08, das 18h às 20h
    A leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
    Formato Online, pelo Google Meet
  • Dia 02/09, das 18h às 20h
    Apresentação das propostas metodológicas e do material didático
    Formato Online, pelo Google Meet
  • Dia 01/10, das 09h às 12h
    Compartilhamento de experiências e avaliação das propostas e do curso Formato Presencial, no Auditório Central da UNISC

Contato