Avisos / Mensagens


31 de agosto de 2022

Prezados colegas professores,

Agradecemos a sua participação no encontro do dia 19 de agosto!
Gostaríamos de colher suas impressões sobre o encontro por meio do formulário disponível em https://forms.gle/wNddhsQYUkmfJwW68 

No dia 2 de setembro, sexta-feira, das 18h às 20h, continuaremos nosso curso, somente de forma remota.

GT 4ao6ano -  Sexta-feira, 02 de setembro · 18:00 até 20:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/aeq-dfez-aeo 

Abraço e até sexta!

GT 4ao6ano do EF





30 de agosto de 2022

Prezados colegas professores,

Com muita alegria, agradecemos sua participação no encontro do dia 19 de agosto! 

Para melhorarmos ainda mais nossa proposta, solicitamos que você responda ao formulário de avaliação desse encontro, disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezUy2gpBrKs3ufNDMpRVo7fzZL44G6eekBoFgw17FoU5OjpQ/viewform?usp=sf_link pois, assim, podemos incorporar suas contribuições para que nossos momentos sejam sempre produtivos e que atendam às suas expectativas.

No dia 2 de setembro, sexta-feira, das 18h às 20h, continuaremos nosso curso, somente de forma remota.

GT 7ao9ano - Sexta-feira, 02 de setembro · 18:00 até 20:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/gdd-tdis-qeu  

Sugerimos também a leitura dos textos que seguem:

1 – Artigo: DEHAENE, Stanislas. A aprendizagem da leitura modifica as redes corticais da visão e da linguagem verbal. Letras de Hoje, Porto Alegre, 2013. Disponível em https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/12113
2 – Artigo: GABRIEL, Rosângela; MORAIS, José; KOLINSKY, Régine. A aprendizagem da leitura e suas implicações sobre a memória e a cognição. Ilha do Desterro, Florianópolis, 2016. Disponível em https://www.scielo.br/j/ides/a/YFJvQQfv8JrKgcJXdTcvKHc/?lang=pt 

Abraço e até sexta!

GT 7ao9ano





30 de agosto de 2022

Prezados professores!

Agradecemos a sua participação no nosso encontro do dia 19/08!

Estamos enviando o link de um formulário do Google Forms, cujo preenchimento será muito importante para termos um feedback sobre o primeiro encontro do GT Alfabetização e também para prepararmos a segunda etapa.

Link do Google Forms: https://docs.google.com/forms/d/1T_unGPblxl-VLst2eiXdlDgsxTEeaVrx8If4TInt71s/edit?usp=drive_web

Tendo em vista que conversamos sobre a diferença entre a escrita à mão e a digitação, sugerimos a leitura do artigo abaixo referenciado para quem tiver interesse em aprofundar os conhecimentos sobre o assunto:

SARAIVA DE CARVALHO, K.; GABRIEL, R. Escrever à mão versus digitar: Implicações cognitivas no processo de alfabetização. Letrônica, v. 13, n. 4, p. e37514, 8 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37514.

Link: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/37514/26421

Ficaremos muito felizes em contar com vocês novamente, no dia 02/09, sexta-feira, das 18h às 20h!  Nesse dia serão apresentadas as propostas metodológicas e os Cadernos de Atividades que elaboramos. Suas sugestões serão muito bem-vindas! Esperamos vocês!

Link da videochamada: https://meet.google.com/oae-uwfq-pdm 

Um forte abraço do GT

Alfabetização




30 de agosto de 2022

Prezados colegas professores,

Na semana passada, dia 19 de agosto, tivemos nosso segundo encontro, que aconteceu através da plataforma do Google Meet e já se encontra disponível no canal do PPGL no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=HnCnmaz8X_A).

Gostaríamos de saber sua opinião sobre esse encontro. Por gentileza, entre no formulário disponível no link e envie sua opinião até dia 02 de setembro (você precisará de, no máximo, 5min): https://forms.gle/bNj3a5wso4RaMJXy8

Nesta semana, dia 02 de setembro, sexta-feira, das 18h às 20h, continuaremos nosso curso, somente de forma remota. 

GT Educação Infantil - Sexta-feira, 19 de agosto · 18:00 até 20:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/eyr-yewo-mai 

Sugerimos também a leitura dos artigos que seguem, disponíveis na internet para
download:

PEREIRA, Aline E.; GABRIEL, R.; JUSTICE, Laura M. O Papel da Formulação de
Questões Durante a Leitura Compartilhada de Livros na Educação Infantil. Ilha do
Desterro v. 72, nº 3, p. 201-221, Florianópolis, set/dez 2019. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ides/a/J45rmX7Hd4ZJcKrFFnZwVJN/abstract/?lang=pt

PEREIRA, Aline E. Contribuições da prática de leitura compartilhada na infância para o
desenvolvimento da literacia e para a criação de leitores. 2021. 144 f. Tese (Doutorado
em Letras) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, 2021. Disponível
em: https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/3227

Abraço e até sexta!

GT Educação Infantil




30 de agosto de 2022

Prezados colegas professores, 

Desejamos que nosso curso esteja correspondendo às suas expectativas!

Nesta sexta-feira, dia 02 de setembro, às 18h, daremos continuidade aos encontros por Grupo de Trabalho (GT), utilizando as mesmas salas do Google Meet. Os vídeos do dia 19 de agosto já estão disponíveis no nosso canal do Youtube https://www.youtube.com/channel/UCMKVGB96ZXzXzunbtsf0e_g, caso queira assistir novamente ou compartilhar com seus colegas. Caso tenha interesse em mais de um GT, os vídeos podem ser uma forma de acompanhar mais de um GT! 

GT Educação Infantil - Sexta-feira, 02 de setembro · 18:00 até 20:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/eyr-yewo-mai 

GT alfabetização - Sexta-feira, 02 de setembro · 18:00 até 20:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/oae-uwfq-pdm 

GT 4ao6ano -  Sexta-feira, 02 de setembro · 18:00 até 20:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/aeq-dfez-aeo 

GT 7ao9ano - Sexta-feira, 02 de setembro · 18:00 até 20:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/gdd-tdis-qeu  

Vamos enviar algumas mensagens direcionadas aos participantes de cada GT. Caso receba uma mensagem de um GT do qual não participa, pedimos que a desconsidere, dando atenção apenas a mensagem do GT do qual está participando.

Abraço e até sexta!




19 de agosto de 2022

Prezados colegas professores,

Seguindo a legislação brasileira que trata de pesquisas envolvendo seres humanos, enviamos, em anexo, O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido do curso e projeto de pesquisa INTEGRANDO A PESQUISA EM LEITURA ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO e/ou HÍBRIDO.

Caso tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Caso esteja de acordo em participar da pesquisa, pedimos que imprima o anexo, preencha com seus dados, assine, escaneie o documento e nos envie. Caso não possua scanner, basta tirar uma foto de boa qualidade com seu celular. Pedimos que envie o documento por email para ppgl@unisc.br assim que possível, ou pelo menos até o nosso próximo encontro, dia 02 de setembro de 2022.

Agradecemos sua participação e esperamos que o tempo dedicado ao curso valha a pena!




19 de agosto de 2022

Prezados colegas professores,

Chegou o dia do segundo encontro do Curso INTEGRANDO A PESQUISA EM LEITURA ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO e/ou HÍBRIDO, uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), que conta com o apoio do Edital ProEdu Fapergs/Sebrae/RS 03/2021. 

Quem ainda não respondeu ao formulário de avaliação do primeiro encontro, disponível no link https://forms.gle/7WpN8gj6YkFzePTu9, pode fazê-lo ainda hoje, pois podemos incorporar suas contribuições para o encontro do dia 02 de setembro. 

Hoje, dia 19 de agosto, sexta-feira, das 18h às 20h, continuaremos nosso curso, somente de forma remota, com quatro salas virtuais simultâneas no Google Meet, de acordo com a opção assinalada no momento da sua inscrição. Para entrar na sala, basta clicar no link abaixo. Caso haja algum problema no acesso, você pode entrar em contato conosco pelo telefone do PPGL Unisc (51)3717 7322. Esses encontros serão gravados e disponibilizados posteriormente no canal do PPGL Unisc no Youtube. Portanto, você poderá assistir aos vídeos de todos os GTs!

GT Educação Infantil - Sexta-feira, 19 de agosto · 18:00 até 20:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/eyr-yewo-mai 

GT alfabetização - Sexta-feira, 19 de agosto · 18:00 até 20:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/oae-uwfq-pdm 

GT 4ao6ano -  Sexta-feira, 19 de agosto · 18:00 até 20:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/aeq-dfez-aeo 

GT 7ao9ano - Sexta-feira, 19 de agosto · 18:00 até 20:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/gdd-tdis-qeu  

Reabrimos o formulário de inscrições até domingo, dia 21 de agosto, pois algumas pessoas solicitaram inscrição ao longo dessa semana. Caso você conheça alguma pessoa que ainda gostaria de se inscrever, basta encaminhar o link de acesso às inscrições https://online.unisc.br/acadnet/moduloProcessoSeletivo/cadastroUnificado/criarCadastroUnificadoInicial/646 

Um grande abraço e até daqui a pouco!




15 de agosto de 2022

Pessoal, 

Pedimos desculpas pelo transtorno, mas havia um erro de configuração no Formulário enviado na sexta. Por isso, pedimos que tentem novamente abrir e responder  o formulário disponível em https://forms.gle/9D7f4PHHXPJyNr28A 

O feedback de cada um é muito importante para o planejamento dos nossos próximos encontros. Pedimos que respondam até quarta, dia 18/agosto, para termos tempo hábil de integrar as contribuições ainda no nosso encontro virtual do dia 19 de agosto, 18h. 

Abraço




12 de agosto de 2022

Prezados colegas professores,

Agradecemos novamente a sua inscrição para o Curso INTEGRANDO A PESQUISA EM LEITURA ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO e/ou HÍBRIDO, uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), que conta com o apoio do Edital ProEdu Fapergs/Sebrae/RS 03/2021. 

Na semana passada, dia 5 de agosto, iniciamos nosso curso de forma híbrida, com participantes presenciais no Auditório da Unisc e remotos no Canal do PPGL no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=HnCnmaz8X_A. A gravação do encontro permanecerá disponível no Youtube e você pode assisti-la quando quiser. Gostaríamos de ouvir sua opinião sobre esse encontro. Por gentileza, entre no formulário disponível no link e envie sua opinião até 15 de agosto (você precisará de, no máximo, 5min): https://forms.gle/7WpN8gj6YkFzePTu9

Na próxima semana, dia 19 de agosto, sexta-feira, das 18h às 20h, continuaremos nosso curso, somente de forma remota, com quatro salas virtuais simultâneas no Google Meet, de acordo com a opção assinalada no momento da sua inscrição. Para entrar na sala, basta clicar no link abaixo. Caso haja algum problema no acesso, você pode entrar em contato conosco pelo telefone do PPGL Unisc (51)3717 7322. Esses encontros serão gravados e disponibilizados posteriormente no canal do PPGL Unisc no Youtube. Portanto, você poderá assistir aos vídeos de todos os GTs.

GT Educação Infantil - Sexta-feira, 19 de agosto · 18:00 até 20:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/eyr-yewo-mai 

GT alfabetização - Sexta-feira, 19 de agosto · 18:00 até 20:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/oae-uwfq-pdm 

GT 4ao6ano -  Sexta-feira, 19 de agosto · 18:00 até 20:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/aeq-dfez-aeo 

GT 7ao9ano - Sexta-feira, 19 de agosto · 18:00 até 20:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/gdd-tdis-qeu  

Sugerimos também a leitura dos artigos que seguem, disponíveis na internet para download:

GABRIEL, R.; KOLINSKY, R.; MORAIS, J. O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 32, n. 4, 2017. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26162 . Acesso em: 28 jul. 2022.

SEIDENBERG, Mark. A ciência da leitura e suas implicações educacionais. Tradução de R. GABRIEL; D. A. BORSATTI; A. R. COSTA; K. S. de CARVALHO; N. P. RIEGER; M. C. TATSCH, M. ProLíngua, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 03–34, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54924. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/54924. Acesso em: 28 jul. 2022.

Abraço e até sexta, dia 19 de agosto, 18h.




5 de agosto de 2022

Prezados colegas professores,

Com muita alegria, agradecemos sua inscrição no curso INTEGRANDO A PESQUISA EM LEITURA ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO e/ou HÍBRIDO, uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), que conta com o apoio do Edital ProEdu Fapergs/Sebrae/RS 03/2021. 

O curso terá início nesta sexta-feira, dia 05 de agosto, 18h, e se estenderá até 01 de outubro de 2022, sendo possível a participação tanto na modalidade presencial (Auditório Central da UNISC - campus Santa Cruz do Sul, RS) quanto remota (Canal no PPGL Unisc no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCMKVGB96ZXzXzunbtsf0e_g )

O curso engloba quatro grupos de trabalho: (1) Educação Infantil (0 aos 5 anos); (2) Alfabetização (6 aos 8 anos); (3) 4o. ao 6o. ano; e (4) 7o. ao 9o. ano do Ensino Fundamental. Ao longo da próxima semana, você receberá por email o link da sala virtual que será usada para os encontros dos dias 19/agosto e 02/setembro.

Além dos encontros presenciais e/ou remotos, o projeto disponibilizará material por meio da página https://www.unisc.br/site/proedu/projeto.html . Sugerimos também a leitura dos artigos que seguem, disponíveis na internet para download:

GABRIEL, R.; KOLINSKY, R.; MORAIS, J. O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 32, n. 4, 2017. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26162 . Acesso em: 28 jul. 2022.

SEIDENBERG, Mark. A ciência da leitura e suas implicações educacionais. Tradução de R. GABRIEL; D. A. BORSATTI; A. R. COSTA; K. S. de CARVALHO; N. P. RIEGER; M. C. TATSCH, M. ProLíngua, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 03–34, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54924. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/54924. Acesso em: 28 jul. 2022.

Contamos com sua contribuição para a divulgação do material em anexo junto a possíveis interessados. 

Abraço e até logo mais!

Contato