Site logo
Sticky header logo
Mobile logo
  • Curta Duração
  • Graduação
  • On-line
  • Pós-Graduação
  • Quem Somos
  • Portaria MEC
  • Sala Virtual

Sistemas Estruturais e Construtivos

Pós-Graduação

SOBRE O CURSO:

A competividade no mercado da construção civil exige a busca constante por soluções inovadoras para atender com eficiência e de forma otimizada tanto as demandas tradicionais do setor como as contemporâneas. Essa necessidade obrigatoriamente passa pelo aprimoramento e qualificação dos profissionais envolvidos. A Unisc, atenta a isso e ciente de que o tempo não espera, está ofertando o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Sistemas Estruturais e Construtivos. A proposta propicia que Engenheiros Civis e Arquitetos atualizem e aprofundem seus conhecimentos sobre sistemas estruturais e técnicas construtivas, de maneira eficaz, rápida e prática, no conforto e segurança de suas casas e com a flexibilidade de poder adequar os seus horários de estudos durante a semana conforme as suas necessidades pessoais. O curso abrange sistemas em concreto, em alvenaria estrutural e em steel-frame e wood-frame, aborda também assuntos diretamente a eles conectados, como tecnologia dos materiais, compatibilização de projetos, norma de desempenho, fundações, entre outros. Serão abordados em profundidade os princípios e conceitos metodológicos e técnicos específicos para cada sistema, com vistas à aplicação direta tanto na fase de projeto como da execução de obras.

O curso acontece na Sala Virtual UNISC. O estudante receberá os dados de acesso à Sala Virtual (login/senha) antes da data de início do curso.

AVALIAÇÕES
As avaliações são por disciplina e acontecem a distância, na Sala Virtual UNISC. A nota mínima para aprovação é 7,0 (sete).

NÃO OBRIGATORIEDADE DO TCC
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é mais obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente.

TENHO INTERESSE!

É a oportunidade que você esperava para impulsionar sua carreira.

Matrículas encerradas.

INGRESSO IMEDIATO*
*Após a confirmação do pagamento que pode ocorrer em até 48h.

**Verifique as Orientações de Matrícula.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato pelo e-mail comercial-ead@unisc.br ou Whatsapp (51) 3717-7425.

CARGA HORÁRIA
360
TEMPO ESTIMADO
CONTEÚDO EXCLUSIVO
ESTUDE EM QUALQUER LUGAR
ACESSO AO CONTEÚDO DE BIBLIOTECA DIGITAL

OBJETIVOS

O curso tem por objetivo geral disponibilizar os meios para que os interessados atualizem e aprofundem seus conhecimentos em tópicos que tratam desde sistemas estruturais e construtivos já consolidados até sistemas e técnicas inovadoras empregadas na construção de edificações de pequeno, médio e grande porte. Além disso, o curso visa apresentar tecnologias aplicadas aos referidos sistemas, por meio de uma visão que vai desde o projeto até a execução e o controle tecnológicos das construções. De modo geral, visa-se consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos nos cursos graduação, formando especialistas devidamente qualificados para atuar na área de projeto e execução de obras, aptos a priorizar a otimização do desempenho e dos custos.

PARA QUEM SE DESTINA

Engenheiros Civis e Arquitetos que atuam ou pretendem atuar no desenvolvimento de projetos e/ou execução de obras de edificações, e que possuam o interesse em especializar-se na concepção de soluções que integrem sistemas estruturais e construtivos de modo a otimizar seus resultados.

PERFIL DO FUTURO PÓS-GRADUADO
Ao final do curso o egresso será um profissional especialista em sistemas estruturais e tecnologias construtivas, apto a prestar serviços diferenciados em projetos, consultorias e execução de obras de edificações, capaz de propor soluções inovadores e que gerem resultados otimizados aos empreendimento em que atuam.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

DOCENTES ALTAMENTE QUALIFICADOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

estrutura curricular

DISCIPLINAS360h
Alvenaria Estrutural70h
Compatibilização e Integração de Projetos30h
Desempenho de Edificações30h
Edificações com Paredes de Concreto20h
Elementos e estruturas de concreto pré-moldado10h
Estruturas de Concreto Protendido20h
Execução de Estruturas de Concreto com Emprego de Conceitos Contemporâneos30h
Patologias e Recuperação de Estruturas de Concreto30h
Projeto, Monitoramento de Execução e Patologias de Fundações30h
Sistemas Steel-Frame e Wood-Frame30h
Tecnologia dos Materiais Cimentícios Empregados na Construção Civil30h
Tecnologias Contemporâneas Aplicadas aos Projetos de Concreto Armado30h

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.

TENHO INTERESSE!

METODOLOGIA

 

Cada disciplina tem carga horária entre 10 e 30 horas. O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais da sua preferência. 

Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

A Avaliação Final será disponibilizada após a sua aprovação em todas as disciplinas do curso e 30 dias antes da expiração do vínculo, conforme opção contratada.

A metodologia de aprendizagem deste curso, baseia-se na autoaprendizagem, através das videoaulas, leituras e avaliações. Não ocorre mediação direta do docente durante as semanas de aulas. O desenho metodológico está ancorado na autonomia do estudante para organização do tempo e espaço para os estudos. 

As entradas nos cursos ocorrerão de forma contínua, ou seja, ao se matricular o estudante já terá acesso a todas as disciplinas e aos materiais de apoio.

A qualquer momento você poderá entrar em contato com a tutora pela ferramenta mensagem na Sala Virtual. Suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio.

Posso acessar os materiais e realizar a avaliação em que tempo? 

  • O curso estará disponível na íntegra e você poderá organizar-se da melhor forma para estudar e realizar a avaliação de cada disciplina;
  • O tempo mínimo para finalização da Pós-graduação é de 6 meses.

A Avaliação Final será disponibilizada após a sua aprovação em todas as disciplinas do curso e 30 dias antes da expiração do vínculo, conforme opção contratada.

Como sou aprovado no curso? Você precisará realizar as seguintes atividades:

  • Disciplinas: Para aprovação, você deverá obter nota igual ou superior a sete  (7,0) em cada uma delas;
  • Avaliação final = realização de prova a distância, composta de 10 questões objetivas acerca dos conteúdos programáticos do curso.  Para aprovação, você deverá obter nota igual ou superior a sete  (7,0). Obs.: A Avaliação Final só fica disponível após aprovação com nota mínima sete em todas as disciplinas do curso.

Neste curso a distância, há o acompanhamento de monitores técnicos?

O estudante poderá esclarecer as suas dúvidas quanto à utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual com a equipe da Monitoria Técnica, por e-mail suporte-ead@unisc.br e/ou telefone (51) 3717 7664.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA

  • Matrícula
    Passo 1

    Ao clicar no botão “Matricule-se aqui” você vai requerer a matrícula.

  • Upload dos documentos
    Passo 2

    Ao requerer a matrícula você fará o upload de toda a documentação obrigatória solicitada.

  • Adesão
    Passo 3

    Você fará a adesão ao contrato e optará pela forma de pagamento.

  • Pagamento
    Passo 4

    Para o pagamento da taxa de matrícula, você terá duas opções: via boleto bancário ou via PagSeguro.

  • Status da matrícula
    Passo 5

    Se você anexou corretamente os documentos e efetuou o pagamento* da matrícula, o seu status passa a ser “Matriculado” e você receberá os dados para acesso ao curso.

    *O retorno bancário pode ocorrer em até 48h.

FORMAS DE PAGAMENTO
Como o estudante poderá escolher em quantos meses irá realizar o curso, a forma de parcelamento dependerá dessa escolha.

 

Período de realização: 6 meses
  • R$270,00 + 5x R$862,00 Total: R$ 4.580,00
  • R$270,00 + 7x R$622,00 Total: R$ 4.624,00
  • R$270,00 + 9x R$489,00 Total: R$ 4.671,00
  • R$270,00 + 11x R$404,00 Total: R$ 4.714,00
R$ 4.422,60(à vista)
Período de realização: 8 meses
  • R$270,00 + 5x R$862,00 Total: R$ 4.580,00
  • R$270,00 + 7x R$622,00 Total: R$ 4.624,00
  • R$270,00 + 9x R$489,00 Total: R$ 4.671,00
  • R$270,00 + 11x R$404,00 Total: R$ 4.714,00
  • R$270,00 + 13x R$345,00 Total: R$ 4.755,00
R$ 4.422,60(à vista)
Período de realização: 10 meses
  • R$270,00 + 5x R$862,00 Total: R$ 4.580,00
  • R$270,00 + 7x R$622,00 Total: R$ 4.624,00
  • R$270,00 + 9x R$489,00 Total: R$ 4.671,00
  • R$270,00 + 11x R$404,00 Total: R$ 4.714,00
  • R$270,00 + 13x R$345,00 Total: R$ 4.755,00
  • R$270,00 + 15x R$303,00 Total: R$ 4.815,00
R$ 4.422,60(à vista)
Período de realização: 12 meses
  • R$270,00 + 5x R$862,00 Total: R$ 4.580,00
  • R$270,00 + 7x R$622,00 Total: R$ 4.624,00
  • R$270,00 + 9x R$489,00 Total: R$ 4.671,00
  • R$270,00 + 11x R$404,00 Total: R$ 4.714,00
  • R$270,00 + 13x R$345,00 Total: R$ 4.755,00
  • R$270,00 + 15x R$303,00 Total: R$ 4.815,00
  • R$270,00 + 17x R$270,00 Total: R$ 4.860,00
R$ 4.422,60(à vista)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

1. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por BOLETO BANCÁRIO ou por CARTÃO DE CRÉDITO/DÉBITO, via PagSeguro ou PayPal.
2. Como o estudante poderá escolher em quantos meses irá realizar o curso, a forma de parcelamento dependerá dessa escolha, conforme tabelas acima. As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual UNISC, aplicativo Minhas Turmas ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking).
3. Para este curso há 2 modalidades de DESCONTO ESPECIAL:
3.1 Egressos UNISC (10%);
3.2 Pagamento à vista (9%);
4. Os descontos especiais previstos para o curso incidirão a partir da 2ª parcela do curso.
5. Os valores constantes nas tabelas acima não contemplam o período de elaboração, orientação e defesa de TCC. Este poderá ser contratado separadamente após o final das aulas.

TENHO INTERESSE!

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

 

Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário ter conhecimentos básicos de microinformática, em especial de navegação na internet, e atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir.
Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade poderá ser prejudicada, pelo o que a UNISC não poderá ser responsabilizada.

Conexão de Internet
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.

Configurações mínimas para o Computador
•    Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas);
•    Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc);
•    Acrobat Reader 9 ou superior;
•    Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.

ESTUDANTES ESTRANGEIROS

 

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

• ter conhecimento em Língua Portuguesa;
• apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
• apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
• apresentar cópia da Identidade;
• apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.

Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria Geral Acadêmica, pelo e-mail centraldeatendimento@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Qual é a data de vencimento das parcelas do curso? Como emitir o meu boleto?

As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Online (Serviços Acadêmicos), no site da Universidade (www.unisc.br).

Preciso fazer uma prova presencial ao final do curso?

Não. As avaliações do curso estão restritas as avaliações por disciplina, realizadas pela Sala Virtual.

Posso iniciar a Pós-graduação cursando o último semestre da faculdade?

Não. Para matricular-se, é necessário ter colado grau até a data de início das aulas. O aluno que já colou grau e está apenas aguardando o recebimento do diploma pode se matricular e cursar a Pós-graduação normalmente, apresentando cópia do certificado e, posteriormente, o diploma.

O curso possui status de Pós-graduação (Especialização) ou é simplesmente um curso complementar?

Os cursos ofertados pela UNISC são de Pós-graduação Lato Sensu, nível de Especialização, com reconhecimento pelo MEC, conforme o Artigo 1º da Portaria n.º 308, de 15 de abril de 2013.

 

INTERCÂMBIOS

 

Os alunos matriculados nos nossos cursos possuem diversas opções de intercâmbios disponíveis. Confira no nosso site para onde e como você pode ir:

VER INTERCÂMBIOSVER INTERCÂMBIOS


INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Se inscrevendo você ficará por dentro de todas as novidades do EAD


×

Esp. Diego Oliveira dos Santos


Profissional com 8 anos de experiência na implementação da metodologia BIM em escritórios de arquitetura e construtoras com projetos de pequeno, médio e grande porte. Desenvolvendo projetos hospitalares, comerciais, residenciais e industriais. Utilizando metodologias ágeis de gerenciamento de projetos, associado ao BIM, consegue aumentar a eficiência da equipe, com otimização de seu tempo.


×

Me. Vera Lúcia do Nascimento Rosa


Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal da Bahia ( 1981), pós graduada em Gerenciamento da Qualidade na Construção Civil Universidade Federal de Minas Gerais(1991). Atuou como consultora em gestão da qualidade na construção no Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-BA). Foi Assessora Técnica do SINDUSCON-RS. Autora do Livro 5"S" no Canteiro da Editora Em Nome da Rosa. Participou como representante estadual no grupo de trabalho que elaborou o documento de avaliação de empresas construtoras do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade. Participou do Grupo de Trabalho organizado pela CBIC, para análise das Normas de Desempenho - ABNT NBR 15.575. participou do Grupo de Trabalho do CB 25 da ABNT para revisão da NBR ISO 9001-2015. É sócia-fundadora da Versalit Assessoria Empresarial Ltda. É membro do Comitê do Meio Ambiente e Sustentabilidade do SINDUSCON-RS. É especialista na implementação de sistemas de gerenciamento de empresas construtoras com vistas a avaliação com base no SiAC/PBQP-H e certificação com base nos requisitos da NBR ISO 9001. Esteve envolvida em programas de gestão de obras por diversos estados do Brasil. Vera Rosa atuou como consultor na gestão da qualidade nas edificações destinadas as Olimpíadas Rio 2016 da Vila dos Atletas- Ilha Pura, além de edifícios residenciais e corporativos nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. Participou como palestrante em eventos técnicos no Brasil.


Endereço:

Av. Independência, 2293
Bloco 16 – Sala 1613
Bairro Universitário
CEP: 96815-900
Santa Cruz do Sul/RS
Brasil
Telefone:
(51) 3717.7664 / (51) 3717.7308
Horário de funcionamento:
08:00 às 12:00 / 13:30 às 17:30
Suporte Técnico
suporte-ead@unisc.br
Contato Comercial
comercial-ead@unisc.br
© 2020 EAD UNISC - Todos os direitos reservados
Precisa de Ajuda?