Quem somos
A ASSESSORIA PARA EAD
Na UNISC, a Educação a Distância constitui-se em um setor diretamente vinculado à Reitoria, representado na estrutura organizacional da Instituição pela Assessoria para Educação a Distância – AEAD UNISC.
Foi oficialmente criada no ano de 2000, a partir dos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos desde 1998 pela Comissão de Educação a Distância.
MISSÃO
Auxiliar a UNISC a cumprir a sua missão institucional, produzindo, sistematizando e disseminando o conhecimento através da modalidade de Educação a Distância, tornando a educação superior acessível a um número cada vez maior de cidadãos.
VISÃO
A Assessoria para Educação a Distância pretende tornar os cursos ofertados na modalidade EAD reconhecidos nacionalmente pela qualidade dos profissionais egressos.
Aliado à visão institucional, esse reconhecimento será legitimado pela alta qualidade acadêmica, da produção intelectual, do profissionalismo da gestão e pela capacidade de atender as demandas institucionais e da sociedade na qual está inserida.
As ações serão marcadas pela gestão participativa, pela criatividade e pelo empreendedorismo das soluções propostas, buscando a autossustentabilidade e contribuindo para o fortalecimento institucional.
OBJETIVOS
- Participar da oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão na modalidade de Educação a Distância, contribuindo desde seu planejamento até sua implementação;
- Articular e dar apoio tecnológico e tecnopedagógico aos cursos da modalidade de educação a distância;
- Desenvolver os materiais didáticos de apoio aos cursos ofertados na modalidade de EAD;
- Cooperar com os departamentos, no intuito de manter e desenvolver a qualidade acadêmica, oportunizando a elaboração de atividades a distância, com a mesma qualidade característica de suas práticas presenciais;
- Capacitar professores para atuar na modalidade de EAD;
- Incentivar e apoiar projetos de pesquisa sobre novas formas e instrumentos para a EAD;
- Desenvolver convênios e parcerias com empresas e outras instituições para promover a EAD.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA AEAD
A Coordenação Geral da Assessoria para Educação a Distância é responsável pela administração desta unidade e pela gerência das atividades desenvolvidas pelas respectivas áreas.
Atualmente, a Assessoria para EAD está estruturada em quatro áreas:
- Área Comercial;
- Área Técnico-pedagógica;
- Área de Produção de Materiais;
- Área de Projetos/Cursos EAD.
A Área Comercial é responsável pela articulação entre a AEAD e a ASSCOM (Assessoria de Comunicação) e as Pró-Reitorias, a fim de divulgar e promover os cursos na modalidade a distância. Responsabiliza-se também pela logística com os Polos para a realização dos momentos presenciais. Apoia, no que for necessário, a Área de Projetos de Cursos EAD, visando a busca de parcerias para oferta e divulgação destes cursos.
A Área Técnico-pedagógica subdivide-se em quatro subáreas: 1) Monitoria Técnica; 2) Revisão Didático-pedagógica e Ortográfica; 3) Suporte e Desenvolvimento; e 4) Tutoria. Essa área é responsável pela estruturação do referencial teórico-filosófico que norteia as ações didático-pedagógicas da AEAD; pelo programa de formação docente para atuação na modalidade a distância; e pelo serviço de tutoria dos cursos.
Responsabiliza-se também pela pesquisa, definição e manutenção dos serviços e sistemas computacionais necessários ao processo de comunicação e construção do conhecimento, quando realizado a distância; pelo serviço de Monitoria Técnica disponível a professores e estudantes; e pela articulação de ações junto ao Setor de Informática, que responde pelo suporte técnico institucional.
A Área de Produção de Materiais subdivide-se em duas áreas: 1) Audiovisual; 2) Diagramação. É responsável pelo planejamento e pelo desenvolvimento dos materiais audiovisuais necessários aos cursos a distância, apoio aos cursos presenciais e às outras atividades da AEAD.
A Área de Projetos/Cursos EAD subdivide-se em quatro áreas: 1) Extensão; 2) Pós-graduação; 3) Graduação; e 4) Apoio. É responsável pela articulação entre a AEAD e as Pró-Reitorias (de Graduação; de Pesquisa e Pós-Graduação; e de Extensão e Relações Comunitárias), a fim de incentivar, orientar e promover projetos de cursos, procurando realizar a interação entre a Universidade e a comunidade, visando o desenvolvimento mútuo através de atividades de cunho tecnológico, social e educacional.
Essas áreas são atualmente representadas por profissionais qualificados, abaixo relacionados:
– Coordenação Geral: Professor Dr. Rudimar Serpa de Abreu
– Área Comercial: Monique Frantz
– Área Técnico-pedagógica:
- Secretaria / Recepção / Monitoria Técnica: Letícia Melchior Silveira
- Monitoria Técnica: Anna Carolina Kern Gonçalves (Estagiária)
- Revisão Didático-pedagógica e Ortográfica: Vanessa dos Santos
- Suporte e Desenvolvimento: Augusto Luiz da Costa Schnorr e Misael Bandeira Silveira
- Tutoria:
a. Elaine Fátima de Nepomoceno: Pós-graduação em Direito Eleitoral; Pós-graduação em Advocacia Criminal; Pós-graduação em Advocacia Penal Empresarial; Pós-graduação em História da Alimentação e Patrimônio Cultural (semipresencial); e Gestão de Pessoas (semipresencial);
b. Fernanda Godoy da Silva Jucá: Pós-graduação em Direito Processual Civil;
c. Karine Weiss – Pós-graduação em Advocacia Imobiliária, Urbanística, Registral e Notarial; e Pós-graduação em Direito Imobiliário, Notarial e Registral; e Gestão Estratégica Tributária (semipresencial); e
d. Patrícia Thomas Reusch: Pós-graduação em Advocacia Trabalhista e Previdenciária; Pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho; Pós-graduação em Advocacia Trabalhista e Previdenciária (semipresencial); Pós-graduação em Direito Penal & Processual Prático Contemporâneo; e Pós-graduação em Direito Processual Público.
– Área de Produção de Materiais:
- Audiovisual: Fátima Rosane Silva de Assis, Milton Tucunduva Machado da Silva e Lucas Munhoz
- Diagramação: Maicon Cássio Riediger e Lucas Munhoz
– Área de Projetos de Cursos EAD:
- Extensão: Lívia Raquel Barros Martins Prado
- Pós-graduação: Lívia Raquel Barros Martins Prado e Monique Frantz
- Graduação: Professor Dr. Rudimar Serpa de Abreu
- Apoio: Junior Eduardo Sehnem
CONTATOS – AEAD UNISC
Avenida Independência, 2293 – Bloco 16 – Sala 1613
Bairro Universitário – Santa Cruz do Sul/RS
CEP: 96815-900
www.unisc.br/ead
suporte-ead@unisc.br
(51) 3717 7664