O Curso de Pós-graduação Lato SensuServiço Social na Educação se propõe a qualificar os profissionais do Serviço Social em uma perspectiva de totalidade e criticidade, focando em uma formação que propicie um conhecimento multiprofissional do Serviço Social na Educação.
O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), conforme o Artigo 1º, da Portaria nº 308, de 15 de abril de 2013.
AVALIAÇÕES As avaliações são por disciplina e acontecem a distância, na Sala Virtual UNISC. A nota mínima para aprovação é 7,0 (sete).
NÃO OBRIGATORIEDADE DO TCC: A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é mais obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente.
É a oportunidade que você esperava para impulsionar sua carreira.
MATRÍCULAS ABERTAS.
INGRESSO IMEDIATO* *Após a confirmação do pagamento que pode ocorrer em até 48h. **Verifique as Orientações de Matrícula.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo e-mail comercial-ead@unisc.br ou Whatsapp (51) 3717-7425.
CARGA HORÁRIA
370
TEMPO ESTIMADO
CONTEÚDO EXCLUSIVO
ESTUDE EM QUALQUER LUGAR
ACESSO AO CONTEÚDO DE BIBLIOTECA DIGITAL
OBJETIVOS
Qualificar os profissionais do Serviço Social em uma perspectiva de totalidade e criticidade, focando em uma formação que propicie um conhecimento multiprofissional do Serviço Social na Educação.
PARA QUEM SE DESTINA
Assistentes Sociais atuantes na Educação Básica Brasileira e no Ensino Superior, bem como educadores e demais profissionais graduados interessados pela área.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO Ao final da especialização, o profissional estará preparado para atuar no espaço da Educação de forma multiprofissional. O egresso estará qualificado a realizar intervenções, práticas, proposições, contribuições à Educação, à sociedade de um modo geral e especialmente na articulação da Educação com a área do Serviço Social. O profissional estará amparado teoricamente acerca da Educação e nela as possibilidades de atuação desde a perspectiva crítica.
O trabalho profissional das/dos assistentes sociais em âmbito escolar
40h
O Serviço Social na educação profissional superior
40h
A proteção social na interface Serviço Social e educação escolarizada
30h
Expressões da questão social na educação básica e no ensino superior
30h
Educação especial no ensino básico e superior
30h
Mediação no espaço escolar: uma estratégia metodológica
30h
Direito à educação
20h
Aspectos filosóficos da educação
20h
Aspectos sociológicos da educação
20h
Legislação atualizada: educação básica
20h
Legislação atualizada: ensino superior
20h
Educação e financiamento
30h
Cultivando o viés investigativo e científico do serviço social: seminário temático e elaboração científica
30h
Avaliação
10h
A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.
O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.
Cada disciplina tem carga horária entre 10 e 30 horas. O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais da sua preferência.
Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.
A Avaliação Final será disponibilizada após a sua aprovação em todas as disciplinas do curso e 30 dias antes da expiração do vínculo, conforme opção contratada.
A metodologia de aprendizagem deste curso, baseia-se na autoaprendizagem, através das videoaulas, leituras e avaliações. Não ocorre mediação direta do docente durante as semanas de aulas. O desenho metodológico está ancorado na autonomia do estudante para organização do tempo e espaço para os estudos.
As entradas nos cursos ocorrerão de forma contínua, ou seja, ao se matricular o estudante já terá acesso a todas as disciplinas e aos materiais de apoio.
A qualquer momento você poderá entrar em contato com a tutora pela ferramenta mensagem na Sala Virtual. Suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio.
Posso acessar os materiais e realizar a avaliação em que tempo?
O curso estará disponível na íntegra e você poderá organizar-se da melhor forma para estudar e realizar a avaliação de cada disciplina;
O tempo mínimo para finalização da Pós-graduação é de 6 meses.
A Avaliação Final será disponibilizada após a sua aprovação em todas as disciplinas do curso e 30 dias antes da expiração do vínculo, conforme opção contratada.
Como sou aprovado no curso? Você precisará realizar as seguintes atividades:
Disciplinas: Para aprovação, você deverá obter nota igual ou superior a sete (7,0) em cada uma delas;
Avaliação final = realização de prova a distância, composta de 10 questões objetivas acerca dos conteúdos programáticos do curso. Para aprovação, você deverá obter nota igual ou superior a sete (7,0). Obs.: A Avaliação Final só fica disponível após aprovação com nota mínima sete em todas as disciplinas do curso.
Neste curso a distância, há o acompanhamento de monitores técnicos?
O estudante poderá esclarecer as suas dúvidas quanto à utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual com a equipe da Monitoria Técnica, por e-mail suporte-ead@unisc.br e/ou telefone (51) 3717 7664.
ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA
Matrícula
Passo 1
Ao clicar no botão “Matricule-se aqui” você vai requerer a matrícula.
Upload dos documentos
Passo 2
Ao requerer a matrícula você fará o upload de toda a documentação obrigatória solicitada.
Adesão
Passo 3
Você fará a adesão ao contrato e optará pela forma de pagamento.
Pagamento
Passo 4
Para o pagamento da taxa de matrícula, você terá duas opções: via boleto bancário ou via PagSeguro.
Status da matrícula
Passo 5
Se você anexou corretamente os documentos e efetuou o pagamento* da matrícula, o seu status passa a ser “Matriculado” e você receberá os dados para acesso ao curso.
*O retorno bancário pode ocorrer em até 48h.
FORMAS DE PAGAMENTO Como o estudante poderá escolher em quantos meses irá realizar o curso, a forma de parcelamento dependerá dessa escolha.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 6 MESES
R$233,00 + 5x R$744,00 Total: R$ 3.953,00
R$233,00 + 7x R$537,00 Total: R$ 3.992,00
R$233,00 + 9x R$422,00 Total: R$ 4.031,00
R$233,00 + 11x R$349,00 Total: R$ 4.072,00
R$ 3.816,54(à vista)
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 8 MESES
R$233,00 + 5x R$744,00 Total: R$ 3.953,00
R$233,00 + 7x R$537,00 Total: R$ 3.992,00
R$233,00 + 9x R$422,00 Total: R$ 4.031,00
R$233,00 + 11x R$349,00 Total: R$ 4.072,00
R$233,00 + 13x R$298,00 Total: R$ 4.107,00
R$ 3.816,54(à vista)
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 10 MESES
R$233,00 + 5x R$744,00 Total: R$ 3.953,00
R$233,00 + 7x R$537,00 Total: R$ 3.992,00
R$233,00 + 9x R$422,00 Total: R$ 4.031,00
R$233,00 + 11x R$349,00 Total: R$ 4.072,00
R$233,00 + 13x R$298,00 Total: R$ 4.107,00
R$233,00 + 15x R$261,00 Total: R$ 4.148,00
R$ 3.816,54(à vista)
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 12 MESES
R$233,00 + 5x R$744,00 Total: R$ 3.953,00
R$233,00 + 7x R$537,00 Total: R$ 3.992,00
R$233,00 + 9x R$422,00 Total: R$ 4.031,00
R$233,00 + 11x R$349,00 Total: R$ 4.072,00
R$233,00 + 13x R$298,00 Total: R$ 4.107,00
R$233,00 + 15x R$261,00 Total: R$ 4.148,00
R$233,00 + 17x R$233,00 Total: R$ 4.194,00
R$ 3.816,54(à vista)
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
1. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por BOLETO BANCÁRIO ou por CARTÃO DE CRÉDITO/DÉBITO, via PagSeguro ou PayPal. 2. Como o estudante poderá escolher em quantos meses irá realizar o curso, a forma de parcelamento dependerá dessa escolha, conforme tabelas acima. As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual UNISC, aplicativo Minhas Turmas ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking). 3. Para este curso há 2 modalidades de DESCONTO ESPECIAL: 3.1 Egressos UNISC (10%); 3.2 Pagamento à vista (9%). 4. Os descontos especiais previstos para o curso incidirão a partir da 2ª parcela do curso. 5. Os valores constantes nas tabelas acima não contemplam o período de elaboração, orientação e defesa de TCC. Este poderá ser contratado separadamente após o final das aulas.
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário ter conhecimentos básicos de microinformática, em especial de navegação na internet, e atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir. Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade poderá ser prejudicada, pelo o que a UNISC não poderá ser responsabilizada.
Conexão de Internet Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.
Configurações mínimas para o Computador • Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas); • Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc); • Acrobat Reader 9 ou superior; • Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.
ESTUDANTES ESTRANGEIROS
A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:
• Ter conhecimento em Língua Portuguesa; • Apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe; • Apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas); • Apresentar cópia da Identidade; • Apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.
Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria Geral Acadêmica, pelo e-mail secretaria@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.
As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Online (Serviços Acadêmicos), no site da Universidade (www.unisc.br).
Não. Para matricular-se, é necessário ter colado grau até a data de início das aulas. O aluno que já colou grau e está apenas aguardando o recebimento do diploma pode se matricular e cursar a Pós-graduação normalmente, apresentando cópia do certificado e, posteriormente, o diploma.
Os cursos ofertados pela UNISC são de Pós-graduação Lato Sensu, nível de Especialização, com reconhecimento pelo MEC, conforme o Artigo 1º da Portaria n.º 308, de 15 de abril de 2013.
O acompanhamento da Monitoria técnica ocorre de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. A qualquer momento você poderá entrar em contato com a tutoria e suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio. Além disso, você poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual, pelo e-mail suporte-ead@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7664.
INTERCÂMBIOS
Os alunos matriculados nos nossos cursos possuem diversas opções de intercâmbios disponíveis. Confira no nosso site para onde e como você pode ir:
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Dr. André Michel dos Santos
Possui expertise na área do Serviço Social na Educação, desenvolvendo seus estudos na graduação, especialização, mestrado e doutorado em pesquisas sobre a inserção, exercício e atribuições profissionais do/a Assistente Social na educação básica. ----- É graduado em Serviço Social pela Universidade Franciscana - UFN (2005); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2009); Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2010); Mestre em Educação pela Universidade La Salle - UNILASALLE (2012) e Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2019). ----- Tem experiência em Serviço Social com ênfase na Política de Educação, Assistência Social e Assistência Estudantil, onde atuou como Assistente Social em Redes de Educação Filantrópicas, Prefeitura e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Atualmente é Assistente Social no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Na docência, possui experiência como Professor na Graduação e Pós-graduação em Serviço Social e atua na coordenação e docência do Curso de Especialização em Serviço Social na Educação da UNISC. ----- Dispõe de produção teórica acerca do Serviço Social na educação básica, publicizada em formato de trabalhos apresentados em eventos, artigos aceitos em periódicos científicos, capítulos de livros e dois livros, sendo o primeiro deles lançado em 2013, pela Editora Garcia, intitulado ----- GESTÃO DEMOCRÁTICA E SERVIÇO SOCIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA PÚBLICA ----- e o segundo livro lançado em 2020 pela Editora CRV, com o título ----- SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS ----- Ainda atua como Conselheiro de Base no CRESS-RS (Gestão 2020-2023) integrando a Comissão de Seguridade Social; Comissão de Formação e Trabalho Profissional; Comissão de Interiorização e Nucleação e o GT em Serviço Social na Educação. Também representa o CRESS-RS como conselheiro e especialista na mobilização junto ao CRP-RS, para organização de atividades com o objetivo de regulamentação da Lei 13.935/2019 no estado e municípios do Rio Grande do Sul.
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Dra. Marta von Dentz
Assistente Social, mestre em Educação e Doutora em Serviço Social. Experiência em projetos sociais em âmbito internacional, gestão de projetos. Docente e coordenadora do Curso de Serviço Social da Unisc.
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Dr. André Michel dos Santos
Possui expertise na área do Serviço Social na Educação, desenvolvendo seus estudos na graduação, especialização, mestrado e doutorado em pesquisas sobre a inserção, exercício e atribuições profissionais do/a Assistente Social na educação básica. ----- É graduado em Serviço Social pela Universidade Franciscana - UFN (2005); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2009); Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2010); Mestre em Educação pela Universidade La Salle - UNILASALLE (2012) e Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2019). ----- Tem experiência em Serviço Social com ênfase na Política de Educação, Assistência Social e Assistência Estudantil, onde atuou como Assistente Social em Redes de Educação Filantrópicas, Prefeitura e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Atualmente é Assistente Social no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Na docência, possui experiência como Professor na Graduação e Pós-graduação em Serviço Social e atua na coordenação e docência do Curso de Especialização em Serviço Social na Educação da UNISC. ----- Dispõe de produção teórica acerca do Serviço Social na educação básica, publicizada em formato de trabalhos apresentados em eventos, artigos aceitos em periódicos científicos, capítulos de livros e dois livros, sendo o primeiro deles lançado em 2013, pela Editora Garcia, intitulado ----- GESTÃO DEMOCRÁTICA E SERVIÇO SOCIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA PÚBLICA ----- e o segundo livro lançado em 2020 pela Editora CRV, com o título ----- SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS ----- Ainda atua como Conselheiro de Base no CRESS-RS (Gestão 2020-2023) integrando a Comissão de Seguridade Social; Comissão de Formação e Trabalho Profissional; Comissão de Interiorização e Nucleação e o GT em Serviço Social na Educação. Também representa o CRESS-RS como conselheiro e especialista na mobilização junto ao CRP-RS, para organização de atividades com o objetivo de regulamentação da Lei 13.935/2019 no estado e municípios do Rio Grande do Sul.
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Me. Luci Elaine Krämer
Possui graduação em Pedagogia pela FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS "IMACULADA CONCEIÇÃO" - Sta Maria (1970), graduação em Estudo Sociais (1.º Ciclo) pela FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS "IMACULADA CONCEIÇÃO" - Sta Maria (1971) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2002). Tem experiência na área de Educação, e de Gestão Universitária, atuando principalmente na dimensão do ensino, planejamento, metodologia do ensino e avaliação educacional.
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Me. Luiz Antonio Morais do Nascimento
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria(1998), especialização em Administração de Produção pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2000) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria(2003). Atualmente é professor da Faculdades Integradas de Santa Maria. Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão, Produção, Microempresa.
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Me. Magali Maria Johann
Doutoranda no Programa de Pós graduação em Educação da UEM. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - 2018); Pós-graduada em Ação Interdisciplinar no Processo de Ensino-Aprendizagem com Ênfase nos Paradigmas Atuais da Educação: Área de Concentração - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faisa Faculdades (2016); Pós-Graduada em Psicopedagogia e Neurociências aplicadas ao Atendimento Educacional Especializado pela Horus Faculdades (2015); Complementação em Educação Especial pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2011). Licenciada em Pedagogia pela Unoesc Campus Maravilha-SC (2009). Participa dos Grupos de Pesquisa: "Corpo, Movimento e Representações" e "Desenvolvimento Humano, Cultura e Educação" - UFFS Campus Chapecó. Foi professora substituta na UFFS Campus Erechim. Tem experiência na área de educação infantil, fundamental, especial e superior, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, formação docente, relação família-escola e práticas educativas.
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Esp. Marieli Hoff
Sou uma entusiasta da Educação e acredito que a escola é um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades que vão além das cognitivas.
Formação: Graduada em Pedagogia, Esp. em Gestão da Educação e MBA em Liderança e Coaching para Gestão de Pessoas.
Mediadora Judicial Cível, Instrutora e Facilitadora de CCP da Justiça Restaurativa, Expositora na Oficina de Pais e Mães e Facilitadora de Grupos Reflexivos de Gênero, estas formações me possibilitaram compreender a importância dos modelos autocompositivos para a transformação do conflito.
Experiência Profissional: como Coordenadora Pedagógica (escola da rede pública municipal e escola privada de ensino); como Docente (educação básica, graduação e pós-graduação); como formadora (formação continuada de professores e gestores); como consultora (palestras e oficinas voltadas à formação continuada de professores - ênfase na implementação dos modelos autocompositivos para a transformação de conflitos no espaço escolar).
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Dra. Marta von Dentz
Assistente Social, mestre em Educação e Doutora em Serviço Social. Experiência em projetos sociais em âmbito internacional, gestão de projetos. Docente e coordenadora do Curso de Serviço Social da Unisc.