Site logo
Sticky header logo
Mobile logo
  • Curta Duração
  • Graduação
  • On-line
  • Pós-Graduação
  • Quem Somos
  • Portaria MEC
  • Sala Virtual

Segurança do Paciente

Pós-Graduação

SOBRE O CURSO:

O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Segurança do Paciente visa formar um profissional que poderá atuar de forma humanizada e proativa na área por meio de uma formação reflexiva, crítica e criativa. Conhecerá formas de estruturar modelos de gestão de riscos e de segurança do paciente, baseando-se em aspectos teóricos e em ferramentas necessárias para uma atuação segura e de qualidade em serviços de saúde. Atuará na implementação de protocolos de segurança do paciente, no planejamento, estruturação e melhoramento de programas e processos de gestão de riscos assistenciais, bem como no monitoramento e prevenção dos riscos decorrentes do cuidado ao paciente.

O curso acontece na Sala Virtual UNISC. O estudante receberá os dados de acesso à Sala Virtual (login/senha) antes da data de início do curso.

AVALIAÇÕES
As avaliações são por disciplina e acontecem a distância, na Sala Virtual UNISC. A nota mínima para aprovação é 7,0 (sete).

NÃO OBRIGATORIEDADE DO TCC
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é mais obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente.

TENHO INTERESSE!

É a oportunidade que você esperava para impulsionar sua carreira jurídica.

CURSO CANCELADO.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato pelo e-mail comercial-ead@unisc.br ou WhatsApp (51) 3717-7425.

CARGA HORÁRIA
370
TEMPO ESTIMADO
CONTEÚDO EXCLUSIVO
ESTUDE EM QUALQUER LUGAR
ACESSO AO CONTEÚDO DE BIBLIOTECA DIGITAL

OBJETIVOS

Proporcionar o desenvolvimento de competências e conhecimentos científicos sobre as questões da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde e gestão de riscos assistenciais enquanto questões-chave na prestação de cuidados em saúde; preparando os profissionais a estruturar um modelo de gestão e riscos e segurança do paciente, com ênfase na gestão de riscos e segurança em saúde, de forma empreendedora e sustentável, pretende-se que o profissional tenha uma formação crítica e reflexiva, em busca da excelência no desenvolvimento de suas funções.

PARA QUEM SE DESTINA

O curso é multiprofissional e está voltado para graduados na área de saúde que já estejam atuando ou que tenham interesse em ingressar na área de Segurança do Paciente, em ações de cuidados aos pacientes em instituição e gestão de saúde. Destina-se também aos profissionais que procuram uma formação e qualificação continuada e o constante aprimoramento de sua prática profissional.

PERFIL DO FUTURO PÓS-GRADUADO
Ao fim do curso, o aluno estará apto a: Estruturar um modelo de gestão de riscos e segurança do paciente; Identificar, analisar, propor ações e monitorar os riscos decorrentes do cuidado ao paciente; Estruturar programas para a melhoria dos processos e sistemas de sua organização; e Estruturar programas de treinamento, capacitação de competências para a segurança do paciente.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

DOCENTES ALTAMENTE QUALIFICADOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINAS370h
Tecnovigilância30h
Contextualizando a qualidade, legislação e segurança do paciente30h
Gestão de processos para avaliação da segurança do paciente30h
Monitoramento de hemoderivados30h
Monitoramento e notificação de eventos adversos30h
Práticas de segurança: Cirurgia Segura envolvendo o paciente e o familiar30h
Práticas de segurança: Identificação do Paciente e Comunicação entre profissionais da saúde30h
Práticas de segurança: prevenção de infecções relacionadas a assistência a saúde (ICS – CVC, PAV, ITU, ISC) e Higiene das mãos30h
Práticas de segurança: Risco de queda e Lesão por pressão30h
Práticas de segurança: Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos30h
Segurança do paciente na atenção básica e serviços de saúde30h
Uso de Tecnologias na assistência segura ao paciente30h
Avaliação Final10h

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.

TENHO INTERESSE!

METODOLOGIA

 

As disciplinas acontecem a distância na Sala Virtual UNISC. O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais de sua preferência, conforme disponibilidade.

Cada disciplina tem sua especificação de materiais instrucionais, conforme carga horária e iniciam com um itinerário de estudos que é o passo a passo que organiza o tempo e orienta para a realização dos estudos e das atividades da disciplina.

Para a construção do conhecimento são disponibilizados materiais de estudo elaborados pelo professor e de sua curadoria, além das videoaulas (organizadas em blocos), que são gravadas e ficam disponíveis na Sala Virtual até o fim do curso.

Para aprovação na disciplina, o estudante deverá realizar o questionário avaliativo, e atingir, no mínimo, 7,0 (sete).

Quantas horas de dedicação semanal são necessárias para os estudos?

Para obter um resultado positivo, recomenda-se, no mínimo, 10 horas semanais de dedicação aos estudos, organizadas de acordo com o seu planejamento pessoal.

Neste curso a distância, há o acompanhamento de tutores e monitores técnicos?

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A qualquer momento, você poderá entrar em contato com o Tutor(a) por meio da ferramenta mensagem na Sala Virtual, tendo uma resposta em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio.
Além disso, poderá esclarecer as suas dúvidas quanto à utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual com a equipe da Monitoria Técnica, por e-mail suporte-ead@unisc.br e/ou telefone (51) 3717 7664.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA

  • Matrícula
    Passo 1

    Ao clicar no botão “Matricule-se aqui” você vai requerer a matrícula.

  • Upload dos documentos
    Passo 2

    Ao requerer a matrícula você fará o upload de toda a documentação obrigatória solicitada.

  • Adesão
    Passo 3

    Você fará a adesão ao contrato e optará pela forma de pagamento.

  • Pagamento
    Passo 4

    Para o pagamento da taxa de matrícula, você terá duas opções: via boleto bancário ou via PagSeguro.

  • Status da matrícula
    Passo 5

    Sua matrícula fica com o status de “Aguardando o Processamento’, até que haja a confirmação do curso. Após, se você anexou corretamente os documentos e efetuou o pagamento da matrícula, o seu status passa a ser “Matriculado” e você receberá os dados para acesso ao curso.

VALOR TOTAL DO CURSO
R$ 4.752,00

 

PARTICIPANTES EM GERAL
  • R$264,00 + 17x R$264,00 Total: R$ 4.752,00
  • R$264,00 + 11x R$395,00 Total: R$ 4.609,00
R$ 4.324,32(à vista)
EGRESSOS UNISC
  • R$264,00 + 17x R$236,05 Total: R$ 4.276,80
  • R$264,00 + 11x R$353,10 Total: R$ 4.148,10
R$ 3.891,89(à vista)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

1. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por BOLETO BANCÁRIO ou por CARTÃO DE CRÉDITO/DÉBITO, via PagSeguro ou PayPal.
2. O estudante poderá optar pelas seguintes modalidades de pagamento: à vista (taxa de matrícula + 1 parcela); ou à prazo (taxa de matrícula + 17 ou 11 parcelas). As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual UNISC, aplicativo Minhas Turmas ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking).
3. Para este curso há 2 modalidades de DESCONTO ESPECIAL:
3.1 Egressos UNISC (10%);
3.2 Pagamento à vista (9%).
4. Os descontos especiais previstos para o curso incidirão a partir da 2ª parcela do curso e não são cumulativos.
5.
Os valores constantes nas tabelas acima não contemplam o período de elaboração, orientação e defesa de TCC. Este poderá ser contratado separado após o final das aulas.
6. A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

7. Caso o estudante não seja selecionado, ou o curso não for confirmado, a taxa de matrícula é devolvida de forma integral.

TENHO INTERESSE!

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

 

Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário ter conhecimentos básicos de microinformática, em especial de navegação na internet, e atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir.
Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade poderá ser prejudicada, pelo o que a UNISC não poderá ser responsabilizada.

Conexão de Internet
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.

Configurações mínimas para o Computador
•    Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas);
•    Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc);
•    Acrobat Reader 9 ou superior;
•    Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.

ESTUDANTES ESTRANGEIROS

 

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

• ter conhecimento em Língua Portuguesa;
• apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
• apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
• apresentar cópia da Identidade;
• apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.

Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria Geral Acadêmica, pelo e-mail centraldeatendimento@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Qual é a data de vencimento das parcelas do curso? Como emitir o meu boleto?

As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Online (Serviços Acadêmicos), no site da Universidade (www.unisc.br).

Preciso fazer uma prova presencial ao final do curso?

Não. As avaliações do curso estão restritas as avaliações por disciplina, realizadas pela Sala Virtual.

Posso iniciar a Pós-graduação cursando o último semestre da faculdade?

Não. Para matricular-se, é necessário ter colado grau até a data de início das aulas. O aluno que já colou grau e está apenas aguardando o recebimento do diploma pode se matricular e cursar a Pós-graduação normalmente, apresentando cópia do certificado e, posteriormente, o diploma.

O curso possui status de Pós-graduação (Especialização) ou é simplesmente um curso complementar?

Os cursos ofertados pela UNISC são de Pós-graduação Lato Sensu, nível de Especialização, com reconhecimento pelo MEC, conforme o Artigo 1º da Portaria n.º 308, de 15 de abril de 2013.

Quando e como funciona o atendimento da equipe de tutoria?

O acompanhamento de Tutoria e Monitoria técnica ocorre de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. A qualquer momento você poderá entrar em contato com a tutoria e suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio. Além disso, você poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual, pelo e-mail suporte-ead@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7664.

 

INTERCÂMBIOS

 

Os alunos matriculados nos nossos cursos possuem diversas opções de intercâmbios disponíveis. Confira no nosso site para onde e como você pode ir:

VER INTERCÂMBIOSVER INTERCÂMBIOS


INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Se inscrevendo você ficará por dentro de todas as novidades do EAD


×

Dra. Ana Paula Helfer Schneider


Possui graduação em Farmácia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2013), mestrado em PPG Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacoepidemiologia, assistência farmacêutica e atenção farmacêutica, adesão ao tratamento farmacológico e sistema único de saúde.


×

Dra. Janine Koepp


Possui Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde - PUC/RS (2019). MBA em Gestão da Aprendizagem e Modelos Híbridos de Educação - Uniamérica (2020). Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2011). Especialização em Ações Interdisciplinares em Saúde do Trabalhador - UNISC (2006). Graduada em Enfermagem pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC(2003). Atualmente é professora do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e da Residência Multiprofissional do Hospital Santa Cruz. É membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente(REBRAENSP) - Núcleo Vales. Foi Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (Pet- Saúde) do Ministério da Saúde - nos PEts Redes de Atenção - Rede Cegonha e Pessoas com Deficiência . Atuou como Tutora do Curso de Especialização da FIOCRUZ/RJ e Escola de Saúde Pública de Lisboa (Portugal) - Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente - 1 edição. Compõem o Grupo de Trabalho do INOVA-RS. Cursando Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (UNISC). Tem experiência nas áreas de Segurança do Paciente, Tecnologias para a Saúde, desenvolvimentos de aplicativos para a área da saúde. Áreas de interesse: Segurança do Paciente, Tecnologias, Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde, Controle de Infecção, Clínica/ Cirúrgica e Educação 


×

Dra. Ana Paula Helfer Schneider


Possui graduação em Farmácia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2013), mestrado em PPG Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacoepidemiologia, assistência farmacêutica e atenção farmacêutica, adesão ao tratamento farmacológico e sistema único de saúde.


Endereço:

Av. Independência, 2293
Bloco 16 – Sala 1613
Bairro Universitário
CEP: 96815-900
Santa Cruz do Sul/RS
Brasil
Telefone:
(51) 3717.7664 / (51) 3717.7308
Horário de funcionamento:
08:00 às 12:00 / 13:30 às 17:30
Suporte Técnico
suporte-ead@unisc.br
Contato Comercial
comercial-ead@unisc.br
© 2020 EAD UNISC - Todos os direitos reservados
Precisa de Ajuda?