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Restauranter: Gestão na Gastronomia

Pós-Graduação

SOBRE O CURSO:

As constantes transformações econômicas, sociais e culturais têm mudado hábitos de consumo alimentar não apenas dos brasileiros, como no mundo todo. Por isso, as diferentes áreas da alimentação têm necessitado de profissionais qualificados e atualizados diante desse novo contexto.

O curso acontece na Sala Virtual UNISC. O estudante receberá os dados de acesso à Sala Virtual (login/senha) antes da data de início do curso.

AVALIAÇÕES
As avaliações são por disciplina e acontecem a distância, na Sala Virtual UNISC. A nota mínima para aprovação é 7,0 (sete).

NÃO OBRIGATORIEDADE DO TCC
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é mais obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente.

TENHO INTERESSE!

É a oportunidade que você esperava para impulsionar sua carreira.

MATRÍCULAS ENCERRADAS.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato pelo e-mail comercial-ead@unisc.br ou Whatsapp (51) 3717-7425.

CARGA HORÁRIA
360
TEMPO ESTIMADO
CONTEÚDO EXCLUSIVO
ESTUDE EM QUALQUER LUGAR
ACESSO AO CONTEÚDO DE BIBLIOTECA DIGITAL

OBJETIVOS

A especialização Restauranter: gestão na gastronomia é uma excelente oportunidade para quem busca atualização, tendências e compartilhamento de experiências neste ramo. O curso proporciona uma visão multidisciplinar para os profissionais, qualificando-os para o planejamento estratégico, marketing digital, gestão de pessoas, canais de venda, técnicas, produção e serviços diretamente ao segmento da alimentação.

PARA QUEM SE DESTINA

O curso é ministrado por docentes com ampla experiência e é indicado para profissionais do segmento da Gastronomia, Nutrição, Turismo, Hotelaria, Eventos, Administração e empresários/as das mais diversas áreas de atuação e formação.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

DOCENTES ALTAMENTE QUALIFICADOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Estrutura curricular

DISCIPLINAS360h
Liderança e Gestão de pessoas em Alimentos e bebidas30h
Empreendedorismo, tendências e inovação no mercado gastronômico20h
Food Design20h
Fundamentos e técnicas da cozinha profissional20h
Gastronomia vegetariana e vegana20h
Gastronomia, mercados e movimentos20h
Gestão da segurança alimentar20h
Gestão em bebidas: enologia, drinks e cervejas20h
Gestão Financeira e Viabilidade Econômico-Financeira de Empreendimentos gastronômicos20h
História da Gastronomia20h
Marketing de Serviços, Mídia Digital e Redes Sociais30h
Organização de eventos, buffets e catering20h
Planejamento de Cardápios/menus, custos e compras20h
Planejamento físico e gestão de operações gastronômicas20h
Segmento de Alimentos e Bebidas: franquias, delivery no food service30h
Serviço de salão e qualidade no atendimento30h

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.

TENHO INTERESSE!

METODOLOGIA

 

Cada disciplina tem carga horária entre 10 e 30 horas. O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais da sua preferência. 

Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.

A Avaliação Final será disponibilizada após a sua aprovação em todas as disciplinas do curso e 30 dias antes da expiração do vínculo, conforme opção contratada.

A metodologia de aprendizagem deste curso, baseia-se na autoaprendizagem, através das videoaulas, leituras e avaliações. Não ocorre mediação direta do docente durante as semanas de aulas. O desenho metodológico está ancorado na autonomia do estudante para organização do tempo e espaço para os estudos. 

As entradas nos cursos ocorrerão de forma contínua, ou seja, ao se matricular o estudante já terá acesso a todas as disciplinas e aos materiais de apoio.

A qualquer momento você poderá entrar em contato com a tutora pela ferramenta mensagem na Sala Virtual. Suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio.

Posso acessar os materiais e realizar a avaliação em que tempo? 

  • O curso estará disponível na íntegra e você poderá organizar-se da melhor forma para estudar e realizar a avaliação de cada disciplina;
  • O tempo mínimo para finalização da Pós-graduação é de 6 meses.

A Avaliação Final será disponibilizada após a sua aprovação em todas as disciplinas do curso e 30 dias antes da expiração do vínculo, conforme opção contratada.

Como sou aprovado no curso? Você precisará realizar as seguintes atividades:

  • Disciplinas: Para aprovação, você deverá obter nota igual ou superior a sete  (7,0) em cada uma delas;
  • Avaliação final = realização de prova a distância, composta de 10 questões objetivas acerca dos conteúdos programáticos do curso.  Para aprovação, você deverá obter nota igual ou superior a sete  (7,0). Obs.: A Avaliação Final só fica disponível após aprovação com nota mínima sete em todas as disciplinas do curso.

Neste curso a distância, há o acompanhamento de monitores técnicos?

O estudante poderá esclarecer as suas dúvidas quanto à utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual com a equipe da Monitoria Técnica, por e-mail suporte-ead@unisc.br e/ou telefone (51) 3717 7664.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA

  • Matrícula
    Passo 1

    Ao clicar no botão “Matricule-se aqui” você vai requerer a matrícula.

  • Upload dos documentos
    Passo 2

    Ao requerer a matrícula você fará o upload de toda a documentação obrigatória solicitada.

  • Adesão
    Passo 3

    Você fará a adesão ao contrato e optará pela forma de pagamento.

  • Pagamento
    Passo 4

    Para o pagamento da taxa de matrícula, você terá duas opções: via boleto bancário ou via PagSeguro.

  • Status da matrícula
    Passo 5

    Se você anexou corretamente os documentos e efetuou o pagamento* da matrícula, o seu status passa a ser “Matriculado” e você receberá os dados para acesso ao curso.

    *O retorno bancário pode ocorrer em até 48h.

FORMAS DE PAGAMENTO
Como o estudante poderá escolher em quantos meses irá realizar o curso, a forma de parcelamento dependerá dessa escolha.

 

Período de realização: 6 meses
  • R$219,00 + 5x R$699,00 Total: R$ 3.714,00
  • R$219,00 + 7x R$504,00 Total: R$ 3.747,00
  • R$219,00 + 9x R$397,00 Total: R$ 3.792,00
  • R$219,00 + 11x R$328,00 Total: R$ 3.827,00
R$ 3.587,22(à vista)
Período de realização: 8 meses
  • R$219,00 + 5x R$699,00 Total: R$ 3.714,00
  • R$219,00 + 7x R$504,00 Total: R$ 3.747,00
  • R$219,00 + 9x R$397,00 Total: R$ 3.792,00
  • R$219,00 + 11x R$328,00 Total: R$ 3.827,00
  • R$219,00 + 13x R$280,00 Total: R$ 3.859,00
R$ 3.587,22(à vista)
Período de realização: 10 meses
  • R$219,00 + 5x R$699,00 Total: R$ 3.714,00
  • R$219,00 + 7x R$504,00 Total: R$ 3.747,00
  • R$219,00 + 9x R$397,00 Total: R$ 3.792,00
  • R$219,00 + 11x R$328,00 Total: R$ 3.827,00
  • R$219,00 + 13x R$280,00 Total: R$ 3.859,00
  • R$219,00 + 15x R$245,00 Total: R$ 3.894,00
R$ 3.587,22(à vista)
Período de realização: 12 meses
  • R$219,00 + 5x R$699,00 Total: R$ 3.714,00
  • R$219,00 + 7x R$504,00 Total: R$ 3.747,00
  • R$219,00 + 9x R$397,00 Total: R$ 3.792,00
  • R$219,00 + 11x R$328,00 Total: R$ 3.827,00
  • R$219,00 + 13x R$280,00 Total: R$ 3.859,00
  • R$219,00 + 15x R$245,00 Total: R$ 3.894,00
  • R$219,00 + 17x R$219,00 Total: R$ 3.942,00
R$ 3.587,22(à vista)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

1. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por BOLETO BANCÁRIO ou por CARTÃO DE CRÉDITO/DÉBITO, via PagSeguro ou PayPal.
2. Como o estudante poderá escolher em quantos meses irá realizar o curso, a forma de parcelamento dependerá dessa escolha, conforme tabelas acima. As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual UNISC, aplicativo Minhas Turmas ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking).
3. Para este curso há 2 modalidades de DESCONTO ESPECIAL:
3.1 Egressos UNISC (10%);
3.2 Pagamento à vista (9%);
4. Os descontos especiais previstos para o curso incidirão a partir da 2ª parcela do curso.
5. Os valores constantes nas tabelas acima não contemplam o período de elaboração, orientação e defesa de TCC. Este poderá ser contratado separadamente após o final das aulas.

TENHO INTERESSE!

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

 

Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário ter conhecimentos básicos de microinformática, em especial de navegação na internet, e atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir.
Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade poderá ser prejudicada, pelo o que a UNISC não poderá ser responsabilizada.

Conexão de Internet
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.

Configurações mínimas para o Computador
•    Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas);
•    Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc);
•    Acrobat Reader 9 ou superior;
•    Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.

ESTUDANTES ESTRANGEIROS

 

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

• Ter conhecimento em Língua Portuguesa;
• Apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
• Apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
• Apresentar cópia da Identidade;
• Apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.

Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria Geral Acadêmica, pelo e-mail centraldeatendimento@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Qual é a data de vencimento das parcelas do curso? Como emitir o meu boleto?

As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Online (Serviços Acadêmicos), no site da Universidade (www.unisc.br).

Preciso fazer uma prova presencial ao final do curso?

Não. As avaliações do curso estão restritas as avaliações por disciplina, realizadas pela Sala Virtual.

Posso iniciar a Pós-graduação cursando o último semestre da faculdade?

Não. Para matricular-se, é necessário ter colado grau até a data de início das aulas. O aluno que já colou grau e está apenas aguardando o recebimento do diploma pode se matricular e cursar a Pós-graduação normalmente, apresentando cópia do certificado e, posteriormente, o diploma.

O curso possui status de Pós-graduação (Especialização) ou é simplesmente um curso complementar?

Os cursos ofertados pela UNISC são de Pós-graduação Lato Sensu, nível de Especialização, com reconhecimento pelo MEC, conforme o Artigo 1º da Portaria n.º 308, de 15 de abril de 2013.

 

INTERCÂMBIOS

 

Os alunos matriculados nos nossos cursos possuem diversas opções de intercâmbios disponíveis. Confira no nosso site para onde e como você pode ir:

VER INTERCÂMBIOSVER INTERCÂMBIOS


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Dr. Everton Luiz Simon


Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISC e coordenador e professor do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia e Turismo, na mesma universidade.


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Me. Ana Paula Benetti Machado


Bibliotecária, Mestre em Educação e Professora do Depto de Ciências, Humanidades e Educação da Unisc.


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Dr. Everton Luiz Simon


Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISC e coordenador e professor do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia e Turismo, na mesma universidade.


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Me. Genaro de Freitas Forrati


Mestre em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul, professor, consultor técnico/assessoria empresarial, bem como gestor na área administrativa em uma indústria de Alimentos. Experiência na área administrativa, com ênfase em controladoria, governança corporativa, custos, finanças, planejamento estratégico, processos organizacionais e áreas afins.


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Esp. Juliana Machado Severo


Possui graduação em Turismo com ênfase em Hotelaria pela Universidade Paulista, extensão em gastronomia pelo ICIF/UCS e mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do rio Grande do Sul no Programa de pós graduação em desenvolvimento rural (UFRGS/PGDR). Atualmente é doutoranda em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Integrante do Grupo de Estudos em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (GEPAD) e participante do Círculo em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - ASSAN Círculo. Interesse nas áreas de Desenvolvimento Rural, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Políticas Públicas, alimentação escolar, sociobiodiversidade.


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Me. Leticia Schramm Arend


Meu propósito é desenvolver pessoas para transformar as organizações. Sou graduada em Administração de Empresas, especialista em Consultoria Organizacional com pós-graduação em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, MBA em Gestão da Aprendizagem e Mestre em Desenvolvimento Regional. Atuo como professora no Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul e coordeno o curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas desta instituição. Tenho na minha bagagem profissional a experiência de ter atuado na área de Gestão de Pessoas em empresas de grande porte, já ministrei diversos treinamentos quando colaboradora da área de Recursos Humanos de uma importante empresa na área do varejo. Como Consultora Organizacional atuo a muitos anos em diferentes organizações, executando processos de Gestão de Pessoas, realizando desenvolvimento de líderes e de equipes de trabalho.


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Me. Nicéia Wünsch


Administradora, Consultora de negócios, Professora Universitária e Palestrante. Empreendedora da área de Educação Corporativa. Especialidades: Estratégias, Planos de Negócios, Marketing e Vendas, Gestão do Cliente e Liderança. Mestre em Agronegócio pela UFRGS (2014). Formada em Administração pela SETREM (2006), Pós Graduada em Logística e Gestão de Custos; e Gestão Cooperativa - SETREM. Founder da FANESC; Consultora do SEBRAE/RS; Delegada do CRA/RS da Seccional de Lajeado; Diretora da ACI de SCS. Experiências na área de consultoria e na área agroindustrial e cooperativismo, com ênfase em Agronegócio e Gestão Empresarial.


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Dra. Raquel Goreti Eckert Dreher


Nutricionista, Especialista em Segurança de Alimentos, Especialista em Nutrição Clínica, Especialista em Nutrição Oncológica pela Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SBNO-Rio de Janeiro) e Doutora em Bioquímica. Experiência como nutricionista clínica hospitalar (oncologia), coordenação e docência nos cursos de Bacharel em Nutrição e Tecnologia em Gastronomia.


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Me. Sarah Marroni Minasi


Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Mestra em Desenvolvimento Regional na Universidade de Santa Cruz do Sul (2014). Doutora em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí (2020). Professora substituta do Instituto de Ciências Humanas e Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisadora no Instituto de Geografia Urbana, Estudos Turísticos e Geoinformação na Universidade de Lodz (Polônia). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Turismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de ensino, pesquisa e gestão do turismo. É membro da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil (ABRATUR). É integrante como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa CORE - Centro de Observação e Estudos Regionais (UFPR), GETES - Grupo de Estudos em Turismo do Extremo Sul (FURG) e vice-líder do TerroirTUR (UFPR) cadastrados no CNPq. Atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, planejamento territorial do turismo, big data e geotecnologias no turismo e hospitalidade. 


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Me. Rodolfo José Meyer Miranda


Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (1997) e mestrado em Design pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Atualmente é chef consultor no setor de alimentos e bebida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e chef consultor do setor de alimentos e bebida - Profissional liberal. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Gastronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas culinárias, cozinha brasileira, enogastronomia e food design.


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Esp. Vanessa Santos Silva


Sou a pessoa que vê comida em todos os lugares, inclusive nas paredes. Quando conheço as pessoas, fico imaginando o que elas comem e como comem. Nos meus pensamentos não existe comida boa ou ruim, bonita ou feia. Existe comida e você resolve em qual classificação ela estará, mas na sua opinião. Estou nisso faz 25 anos e compactuo com todos os contra sensos presentes na personalidade da gastronomia, porque considero que sei cozinhar, mas nunca comandei uma cozinha profissional (nem vou fazer isso!), não sou graduada em gastronomia, mas sou pós-graduada em negócios gastronômicos. Saio muito pouco para comer, mas estou sempre indicando, este ou aquele trabalho de alguém. Tenho certeza absoluta que o que tem em um prato é uma cadeia produtiva imensa toda ligada e que o lugar que tem mais inteligência no mundo, é dentro das panelas. Sou consultora educacional do SENAC CE no segmento de Gastronomia, participo do Fórum Nacional da Educação em Gastronomia e do coletivo Escola de Comida. Gosto de escrever sobre isso e só gosto de fazer se for com o parceiro Gustavo Guterman, em nossa sala de estar que é o blog https://comidarjce.wordpress.com/.


Endereço:

Av. Independência, 2293
Bloco 16 – Sala 1613
Bairro Universitário
CEP: 96815-900
Santa Cruz do Sul/RS
Brasil
Telefone:
(51) 3717.7664 / (51) 3717.7308
Horário de funcionamento:
08:00 às 12:00 / 13:30 às 17:30
Suporte Técnico
suporte-ead@unisc.br
Contato Comercial
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