Site logo
Sticky header logo
Mobile logo
  • Curta Duração
  • Graduação
  • On-line
  • Pós-Graduação
  • Quem Somos
  • Portaria MEC
  • Sala Virtual

Produção de Conteúdos e Análise de Mídias Digitais

Pós-Graduação

SOBRE O CURSO:

O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tendo como foco a oferta de conteúdos programáticos que contemplem a reflexão científica, a crítica mercadológica e a intervenção profissional em prol do desenvolvimento humano e organizacional por meio das bases técnicas e tecnológicas e de práticas profissionais voltados à interação em ambientes digitais.

O curso acontece na Sala Virtual UNISC. O estudante receberá os dados de acesso à Sala Virtual (login/senha) antes da data de início do curso.

AVALIAÇÕES
Para aprovação em cada disciplina, o estudante deverá realizar o questionário avaliativo. Ainda, ao final do curso, haverá uma avaliação contemplando todos os conteúdos estudados. Para ambas as atividades o estudante deve atingir, no mínimo, 7,0 (sete).

NÃO OBRIGATORIEDADE DO TCC
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso não é mais obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC em separado.

TENHO INTERESSE!

É a oportunidade que você esperava para impulsionar sua carreira.

CURSO CANCELADO.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato pelo e-mail comercial-ead@unisc.br ou Whatsapp (51) 3717-7425.

CARGA HORÁRIA
370
TEMPO ESTIMADO
CONTEÚDO EXCLUSIVO
ESTUDE EM QUALQUER LUGAR
ACESSO AO CONTEÚDO DE BIBLIOTECA DIGITAL

OBJETIVOS

O Curso tem por objetivo proporcionar uma atualização e um aperfeiçoamento técnico-científico no campo da Comunicação Digital. Busca oferecer um espaço de reflexão crítica e análise sistemática sobre práticas de mercado e sobre a relação entre teoria e prática no século XXI para promover o desenvolvimento regional. O curso se coloca como um caminho para a formação continuada dos profissionais e para a investigação de nichos de atuação e estratégias de empreendedorismo no campo.

PARA QUEM SE DESTINA

Graduados egressos dos cursos superiores em Fotografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção em Mídia Audiovisual, Relações Públicas, Design, Educação, Administração, Tecnologia de Informação e/ou profissionais de qualquer área que atuem no mercado e/ou desejem aprofundar conhecimentos a respeito da Comunicação Digital a partir de seus ambientes, estratégias mercadológicas e tecnologias.

PERFIL DO FUTURO PÓS-GRADUADO
Capacitado à exploração profissional de diferentes plataformas de Comunicação Digital, bem como análise e mensuração de resultados de investimento. Procura instrumentalizar os estudantes à prática profissional em ambiente digital potencializando recursos financeiros em busca de resultados comunicacionais.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

DOCENTES ALTAMENTE QUALIFICADOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

estrutura curricular

DISCIPLINAS370h
Big data e mineração de dados20h
Conteúdo audiovisual para web20h
Desenvolvimento de Produtos Digitais20h
Empreendedorismo em comunicação20h
Estratégias de SEO e engajamento20h
Gameficação como estratégia mercadológica10h
Gerenciamento de crises10h
Inbound Marketing20h
Influenciadores digitais20h
Legislação da/para internet10h
Mídias digitais, personalização e algoritmos30h
Mobile Marketing20h
Perfomance e Monitoramento digital20h
Planejamento estratégico digital30h
Publicidade digital20h
Relacionamento com o consumidor/usuário em ambientes digitais20h
Storytelling20h
Tecnologias imersivas10h
Usabilidade e webdesign20h
Avaliação final10h

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.

TENHO INTERESSE!

METODOLOGIA

 

As disciplinas acontecem a distância na Sala Virtual UNISC. O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais de sua preferência, conforme disponibilidade.

Cada disciplina tem sua especificação de materiais instrucionais, conforme carga horária e iniciam com um itinerário de estudos que é o passo a passo que organiza o tempo e orienta para a realização dos estudos e das atividades da disciplina.

Para a construção do conhecimento são disponibilizados materiais de estudo elaborados pelo professor e de sua curadoria, além das videoaulas (organizadas em blocos), que são gravadas e ficam disponíveis na Sala Virtual até o fim do curso.

Para aprovação em cada disciplina, o estudante deverá realizar o questionário avaliativo. Ainda, ao final do curso, haverá uma avaliação contemplando todos os conteúdos estudados. Para ambas as atividades o estudante deve atingir, no mínimo, 7,0 (sete).

Quantas horas de dedicação semanal são necessárias para os estudos?

Para obter um resultado positivo, recomenda-se, no mínimo, 10 horas semanais de dedicação aos estudos, organizadas de acordo com o seu planejamento pessoal.

Neste curso a distância, há o acompanhamento de tutores e monitores técnicos?

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A qualquer momento, você poderá entrar em contato com o Tutor(a) por meio da ferramenta mensagem na Sala Virtual, tendo uma resposta em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio.

Além disso, poderá esclarecer as suas dúvidas quanto à utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual com a equipe da Monitoria Técnica, por e-mail suporte-ead@unisc.br e/ou telefone (51) 3717 7664.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA

  • Matrícula
    Passo 1

    Ao clicar no botão “Matricule-se aqui” você vai requerer a matrícula.

  • Upload dos documentos
    Passo 2

    Ao requerer a matrícula você fará o upload de toda a documentação obrigatória solicitada.

  • Adesão
    Passo 3

    Você fará a adesão ao contrato e optará pela forma de pagamento.

  • Pagamento
    Passo 4

    Para o pagamento da taxa de matrícula, você terá duas opções: via boleto bancário ou via PagSeguro.

  • Status da matrícula
    Passo 5

    Sua matrícula fica com o status de “Aguardando o Processamento’, até que haja a confirmação do curso. Após, se você anexou corretamente os documentos e efetuou o pagamento da matrícula, o seu status passa a ser “Matriculado” e você receberá os dados para acesso ao curso.

TENHO INTERESSE!

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

 

Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário ter conhecimentos básicos de microinformática, em especial de navegação na internet, e atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir.
Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade poderá ser prejudicada, pelo o que a UNISC não poderá ser responsabilizada.

Conexão de Internet
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.

Configurações mínimas para o Computador
•    Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas);
•    Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc);
•    Acrobat Reader 9 ou superior;
•    Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.

ESTUDANTES ESTRANGEIROS

 

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

• Ter conhecimento em Língua Portuguesa;
• Apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
• Apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
• Apresentar cópia da Identidade;
• Apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.

Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria Geral Acadêmica, pelo e-mail centraldeatendimento@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Qual é a data de vencimento das parcelas do curso? Como emitir o meu boleto?

As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Online (Serviços Acadêmicos), no site da Universidade (www.unisc.br).

Preciso fazer uma prova presencial ao final do curso?

Não. As avaliações do curso estão restritas as avaliações por disciplina, realizadas pela Sala Virtual.

Posso iniciar a Pós-graduação cursando o último semestre da faculdade?

Não. Para matricular-se, é necessário ter colado grau até a data de início das aulas. O aluno que já colou grau e está apenas aguardando o recebimento do diploma pode se matricular e cursar a Pós-graduação normalmente, apresentando cópia do certificado e, posteriormente, o diploma.

O curso possui status de Pós-graduação (Especialização) ou é simplesmente um curso complementar?

Os cursos ofertados pela UNISC são de Pós-graduação Lato Sensu, nível de Especialização, com reconhecimento pelo MEC, conforme o Artigo 1º da Portaria n.º 308, de 15 de abril de 2013.

 

INTERCÂMBIOS

 

Os alunos matriculados nos nossos cursos possuem diversas opções de intercâmbios disponíveis. Confira no nosso site para onde e como você pode ir:

VER INTERCÂMBIOSVER INTERCÂMBIOS


INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Se inscrevendo você ficará por dentro de todas as novidades do EAD


×

Dr. Cristiano Max Pereira Pinheiro


Formado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS (1999), Mestre em Comunicação Social, também pela PUCRS (2002) com a dissertação "Imagem Analógica, Digital e o Imaginário, e o Doutor em Comunicação Social, pela mesma universidade, com a tese "Apontamentos para uma aproximação entre jogos digitais e comunicação". Foi Coordenador dos Cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propagada de 2007 a 2014, é Professor do Mestrado de Indústria Criativa da Universidade FEEVALE em Novo Hamburgo/RS. Articulador do Setor de Economia Criativa, participa de grupos de desenvolvimento de políticas articuladas com o Governo Federal, esteve na Missão Brasil/Espanha/Inglaterra de Produção de Conteúdos Digitais. É sócio-diretor da desenvolvedora de jogos, Ludema Game Studio. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Novas Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: games, comunicação, criação publicitária, ludologia, narrativa e cibercultura. Coordenador do Mestrado de Indústria Criativa da Universidade Feevale.


×

Me. Enéias Brum Dias


Relações Públicas graduado pela UFRGS, atuei durante 10 anos como planejamento em agências de publicidade. O olhar crítico com foco na construção de marcas e de estratégias de comunicação é minha principal contribuição nos projetos em que atuo. A empatia é meu mantra pra gerenciar e trabalhar em equipe. Após obter o título de mestre em comunicação pela UFRGS, iniciei minha trajetória no doutorado na PUCRS para dar sequência à minha pesquisa sobre práticas de agências e de anunciantes diante de contestações do público e da sociedade à publicidade. Atualmente, divido meu tempo entre o desenvolvimento da minha tese, a atividade de professor em um curso de especialização da UNISC e projetos de planejamento de comunicação como publicitário autônomo.


×

Me. Erion da Silva Lara


Mestre em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc. Possui graduação em Publicidade e Propaganda e Especialização em Gestão de Marcas pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Possui vasta experiência na área de Marketing e Comunicação Digital, na indústria e na educação. Atualmente é docente do Departamento de Gestão de Negócios de Comunicação, Coordenador do Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias e do Projeto Conexão Escolas da Unisc.


×

Me. Filipe Valvassori Speck


Experiência em projetos digitais (análise e desenvolvimento de produtos) e métricas de negócios de planejamento de mídia e conteúdo. Experiência em mídia digital, incluindo projetos de conteúdo e vendas publicitárias. Experiência em jornalismo, incluindo gestão de conteúdo digital, gestão de equipes e jornalismo de banco de dados.


×

Esp. Jean Vitor Dettenborn


Sou criador de estratégia e conteúdo para internet, especialmente em vídeo. Formado em publicidade e propaganda e com mais de 10 anos de experiência no mercado de comunicação (passando por criação, redação, planejamento...), me especializei em formatos audiovisuais. Como criador de conteúdo, mantenho um canal com mais de 100 mil inscritos no YouTube, que foi finalista do prêmio Creators Pitch da YouPIX e membro do YouTube Contributors, um programa global do Google para criadores de conteúdo. Atualmente, sou responsável pelo conteúdo digital do SBT no Rio Grande do Sul, além de seguir produzindo e coproduzindo para a web.


×

Me. Leticia Zampieron Bahlis


Sou mãe do Pietro! Também formada em Administração, com MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Sociais e Especialização em Design Instrucional. Há mais de 10 anos foco no desenvolvimento das pessoas realizando o onboarding e seus planos de desenvolvimento. Acredito que, estar em constante aprendizado e ensinando tudo o que sei, me permite ser inovadora e melhorar o meu trabalho e o da equipe no dia-a-dia. Há 4 anos trabalho na área de vendas, tendo ensinado mais de 150 novos vendedores pelas empresas que passei, além das consultorias em que ajudo na construção do playbook de vendas e na integração entre as áreas de Marketing e Vendas. Atualmente, além das consultorias de vendas, tenho me dedicado a projetos de Design Instrucional, com o objetivo de construir melhores cursos EAD juntando metodologia e prática para maior efetividade. Sou especialista em Sales Enablement, Inside Sales, Inbound Marketing e em Design Instrucional.


×

Me. Luis Henrique Rauber


Com múltiplos conhecimentos acerca das plataformas online, pesquisou sobre o TikTok no doutorado, a usabilidade das interfaces das mídias sociais para deficientes visuais (Twitter e Orkut) no mestrado, a evolução da escrita coletiva na especialização e sobre o Orkut na graduação. É diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Feevale! Docente em componentes curriculares presenciais e a distância desde 2011, onde atua em diferentes cursos de graduação, MBAs e Especializações da Feevale e em outras Instituições nas áreas de marketing, marketing digital e comunicação digital.


×

Dra. Melissa Streck


Doutora em Comunicação Social pelo PPGCOM da PUC-RS, com projeto de pesquisa voltado a design de interfaces de dispositivos móveis e produtos digitais para usuários 60+. Durante o doutorado participou de 4 projetos de pesquisa junto ao Ubilab para a Globo.com. Docente convidada em cursos de pós-graduação da UNISINOS (Especialização em Design de Serviço e de Interação e Especialização Design Doing e Métodos Ágeis), 2019. Ministra cursos de extensão na ESPM-Sul e PUCRS. Anteriores: Bacharelado em Publicidade e Propaganda (UNISINOS 2002) ; Especialista em Design de Produtos (ULBRA 2004); Mestra em Design (UFRGS 2014). Atuação profissional em agências de publicidade e web de Porto Alegre, RS e empresas de porte multinacional das áreas de Comunicação (design de interfaces web) e Tecnologia da Informação (interface de software).


×

Patrick Paes da Silva


Olá, me chamo Patrick. Sou pai, formado em Publicidade e Propaganda, e curso MBA em Negócios Digitais. Atuo na área de marketing digital há 9 anos, sendo 6 destes como estrategista digital em agência. Sou sócio da Paes.Digital, agência parceira Diamond da Resultados Digitais. Também sou professor convidado de Pós Graduação, mentor de digital no Vibee - Hub da Unimed, e palestrante em eventos maneiros como Gramado Summit, Share Talks e Innovation Weekend. Possuímos como principal foco de atuação o Inbound Marketing e Estratégias de Performance. Dentro da agência atuo como CEO, coordenando a gestão de processos e planejamento estratégico das ações digitais de nossos clientes, bem como o desenvolvimento da empresa e da equipe que a compõe. Hoje estamos em 7 estados brasileiros, com 4 escritórios: Lajeado, Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte.


×

Dra. Patrícia Regina Schuster


Professora e subcoordenadora dos cursos de Comunicação e Fotografia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Doutora em Comunicação Midiática, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi bolsista FAPERGS. Possui mestrado em Desenvolvimento Regional, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo - pela mesma instituição. Tem experiência em diversas áreas da comunicação, como mídia impressa, online e assessoria de imprensa. Já desenvolveu pesquisas na área de Análise de Discurso.


×

Dr. Willian Fernandes Araujo


Doutor em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale e graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Realizou estágio doutoral no Institute Interdisciplinary Internet (IN3) da Universitat Oberta da Catalunya (UOC, Barcelona). Docente e coordenador dos cursos de Comunicação Social e Fotografia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Também é docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação da UNISC. Coordenador do GP de Comunicação e Cultura Digital da Intercom (2020-2022). Pesquisa a mediação tecnológica em plataformas online, principalmente nos debates sobre algoritmos, governamentalidade e produção de sujeitos.


Endereço:

Av. Independência, 2293
Bloco 16 – Sala 1613
Bairro Universitário
CEP: 96815-900
Santa Cruz do Sul/RS
Brasil
Telefone:
(51) 3717.7664 / (51) 3717.7308
Horário de funcionamento:
08:00 às 12:00 / 13:30 às 17:30
Suporte Técnico
suporte-ead@unisc.br
Contato Comercial
comercial-ead@unisc.br
© 2020 EAD UNISC - Todos os direitos reservados
Precisa de Ajuda?