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Licenciaturas Indígenas: Inspirações para reinvenções educacionais e de vida

Curta Duração

SOBRE O CURSO:

   A sociedade contemporânea revela um contexto de progressiva hegemonia do pensamento neoliberal, constituindo uma civilização conduzida pela lógica do mercado e direcionada para o crescimento econômico, a competição, a produção e o consumo. Esse padrão é continuamente alimentado através de veículos midiáticos, com a naturalização da globalização econômica e da expansão do capitalismo como o único sistema viável, apesar da geração de crises crescentes em múltiplas dimensões, incluindo insustentabilidade econômica, desigualdade e exclusão social, discriminação e erosão cultural, degradação ambiental, corrupção e manipulação política, com violências e conflitos generalizados. A imposição desse paradigma alimenta a naturalização da competitividade a qualquer custo, incluindo assassinatos, escravidões, crueldades e indiferenças, dificultando a consolidação de valores e sentimentos verdadeiramente humanos, como cooperação e fraternidade.
Esse contexto de crescente hegemonia da civilização da produção e do consumo não permite a tolerância de culturas que vivem de acordo com outros modos de vida, as quais são vistas como atraso ao progresso e ao desenvolvimento econômico. As instituições universitárias, em geral, repetem um modelo de divisão, hierarquização e monocultura de conhecimentos, onde prevalece o pensamento de origem europeia, abordado como superior a outras formas de compreensão, contribuindo para a depreciação de muitos saberes tradicionais, populares e originários, bem como de suas práticas e valores ecológicos de manejo da natureza.

  A educação escolar tende a reiterar esse padrão científico, com currículos padronizados e determinados a nível nacional, tendo sido criada em um formato direcionado para manter o status quo, seguindo em uma tendência a repetir modelos educativos dissociados da realidade, que se manifestam no despreparo para a complexidade da vida e das relações humanas, reforçando a tendência a formar sujeitos individualistas, passivos e alienados. Essa matriz de educação escolar vem privilegiando uma preparação para o mercado de trabalho, deixando de lado outras dimensões essenciais do ser humano, como afetividade, espontaneidade e criatividade, bem como a capacidade de estabelecer boas relações humanas e de lidar positivamente com emoções. Como resultado, além da escola ter dificuldade em contribuir com estes importantes aspectos, também não consegue mais preparar devidamente para uma profissionalização cada vez mais exigente em termos de criatividade, iniciativa, flexibilidade, inteligência emocional e habilidade de estabelecer parcerias e manejar conflitos.
   Essa perspectiva seguida na educação ocidental escolar e universitária está desconectada da vida e da ancestralidade, separando ciência e espiritualidade, e se mantendo cega para a verdadeira história e o real significado da vida. São formados profissionais desconectados, que tendem a reforçar modelos de vida e de trabalho destrutivos. Diante de cotidianos que não fazem sentido, na busca de sobrevivência ou de acúmulo de recursos, aumentam os casos de depressão, ansiedade e outras questões psicológicas.
Perante desse cenário, o curso “Licenciaturas Indígenas: Inspirações para reinvenções educacionais e de vida” se fundamenta em uma pesquisa de Doutorado sobre Licenciaturas Indígenas da América Latina, a qual está sendo desenvolvida através do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). A programação dessa atividade segue a estrutura proposta pela rota pedagógica da Licenciatura en Pedagogía de la Madre Tierra (LPMT), da Universidad de Antioquia (UDeA) – Medellin/Colômbia, um desenho curricular construído em forma espiralada, permitindo o contínuo aprofundamento dos temas, reflexões e vivências.
Além de trazer conhecimentos, visões de mundo, princípios de vida e pedagogias ameríndias, a proposta proporciona exemplos de estratégias educacionais diferentes e transformadoras que estão sendo desenvolvidas através de outras culturas, com inspiração nas perspectivas do Bem Viver e do Feminismo Comunitário.
Ao trabalhar com aspectos filosóficos, sociológicos, pedagógicos, psicológicos e antropológicos do pensamento indígena e da nossa sociedade, o curso busca evidenciar distintos modos de pensar e viver, desencadeando reflexões sobre nossos modos de vida e possibilidades de mudança. A partir dessas reflexões são proporcionados espaços de discussão para reconstruções e reinvenções em nossos sistemas educacionais e de vida.

TENHO INTERESSE!

O Curso é uma parceria entre Faculdades EST e PPGEdu da UNISC / Grupo de Pesquisa Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade.

Matrículas encerradas.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato pelo e-mail curtaduracao@unisc.br ou Whatsapp (51) 35025200 e (51) 3717-7320.

Duração
O curso possui carga horária de 30h e acontece 100% a distância.

CARGA HORÁRIA
30
TEMPO ESTIMADO
02h por encontro
CONTEÚDO EXCLUSIVO
ESTUDE EM QUALQUER LUGAR
ACESSO AO CONTEÚDO DE BIBLIOTECA DIGITAL

OBJETIVOS

Proporcionar espaços de reflexão e transformação a partir de conhecimentos ameríndios e estratégias educacionais provenientes de Licenciaturas Indígenas e de outros programas e redes, fundamentados no Bem Viver.

Objetivos específicos

  • Proporcionar reflexões sobre a origem espiritual da humanidade, com base na filosofia indígena, em diálogo com outras tradições filosóficas;
  • Possibilitar compreensões sobre as causas do panorama de crise mundial multidimensional da sociedade contemporânea;
  • Propiciar movimentos para transformações e reinvenções em modos de vida e de educação, a partir de exemplos de estratégias pedagógicas de licenciaturas indígenas e de outros grupos e redes;
  • Evidenciar propostas transformadoras de licenciaturas indígenas e de outros sistemas educacionais diferenciados;
  • Tornar possível um entendimento mais profundo sobre questões psicológicas provenientes da desconexão humana de sua ancestralidade e espiritualidade, bem como da potência transformadora que provém dessa compreensão.
  • Oferecer espaços de discussões e proposições para mudanças educacionais e de vida.

PARA QUEM SE DESTINA

Estudantes das diversas áreas de conhecimento, profissionais da educação e de áreas afins, público em geral interessado em conhecer e refletir sobre outros pensamentos, cosmologias, pedagogias e modos de vida.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

DOCENTES ALTAMENTE QUALIFICADOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

conteúdos programáticos

O curso possui 30h  que contemplam os conteúdos programáticos:

– Origem: Elementos filosóficos;

– Origem: Bem Viver e Feminismo Comunitário;

– Desequilíbrios: Elementos sociológicos;

– Cura: Elementos pedagógicos;

– Cura: Elementos psicológicos;

– Cura: Elementos artísticos;

– Proteção: Antropologia do cotidiano;

– Colheita: Avaliação, reflexões e considerações finais.

TENHO INTERESSE!

METODOLOGIA

 

Serão dez aulas expositivas síncronas através de plataformas digitais, com apresentações expositivas, filmes, debates e dinâmicas de grupo e leituras de textos.

GUIA DO ESTUDANTE

 

CLIQUE AQUI E VEJA AS INFORMAÇÕES COMPLETAS!CLIQUE AQUI E VEJA AS INFORMAÇÕES COMPLETAS!

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA

  • Matrícula
    Passo 1

    O interessado poderá efetuar a matrícula no curso clicando no botão “Matricule-se aqui” e assim que tiver o seu acesso liberado, poderá iniciar seus estudos.

  • Upload dos documentos
    Passo 2

    Ao requerer a matrícula você fará o upload de toda a documentação obrigatória solicitada.

  • Adesão
    Passo 3

    Você fará a adesão ao contrato e optará pela forma de pagamento.

  • Pagamento
    Passo 4

    Para o pagamento da taxa de matrícula, você terá duas opções: via boleto bancário ou via PagSeguro.

  • Orientações de acesso
    Passo 5

    Para acessar o curso, o aluno deve clicar no link portalvirtual.unisc.br/moodle e utilizar o Login Unificado Unisc clicando no botão “Entrar na Sala Virtual”. Na próxima tela, o aluno deve preencher o campo Login e Senha com o número da sua matrícula e senha. Pronto!

  • Certificado Online

    Uma vez aprovado, o link para gerar o Certificado é liberado ao estudante.

  • Observação

    Na ocorrência de impossibilidades eventuais, a UNISC reserva-se o direito de alterar o cronograma das aulas previamente informado ou cancelar o curso se o número mínimo de inscritos previsto em projeto não for atingido.

TENHO INTERESSE!

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

 

Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário ter conhecimentos básicos de microinformática, em especial de navegação na internet, e atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir.
Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade poderá ser prejudicada, pelo o que a UNISC não poderá ser responsabilizada.

Conexão de Internet
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.

Configurações mínimas para o Computador
•    Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas);
•    Software MsOffice (word, excel) e/ou LibreOffice (writer, calc);
•    Acrobat Reader 9 ou superior;
•    Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

 

  • Professores/as indígenas convidados/as
  • Professores/as não indígenas convidados/as

 

INTERCÂMBIOS

 

Os alunos matriculados nos nossos cursos possuem diversas opções de intercâmbios disponíveis. Confira no nosso site para onde e como você pode ir:

VER INTERCÂMBIOSVER INTERCÂMBIOS


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Dra. Ana Luisa Teixeira de Menezes


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Trabalhou como Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Santa Cruz do Sul (2009-2013). Atualmente é professora do departamento de psicologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e de Psicologia Profissional da UNISC. Vice-líder do grupo de pesquisa no CNPQ PEABIRU: educação ameríndia e interculturalidade. (UFRGS/UNISC) Tem pesquisas na área de Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação guarani, psicologia comunitária, psicologia analítica e espiritualidade. Coordena o projeto de pesquisa Aprendizagens interculturais com os Guarani: produção de conhecimentos ameríndios para a educação das infâncias (CNPQ/Universal) e o projeto Aprendizagens interculturais com os Guarani na Educação Básica (FAPERGS/Gaúcho). Realizou o Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFRGS, com bolsa de Pós-doutorado CNPQ, sob orientação da professora Dra. Maria Aparecida Bergamaschi. Bolsista produtividade- PQ - CNPq. Orcid:http://orcid.org/0000-0002-9777-0022. Analista Junguiana pelo IJRS e AJB. Facilitadora didata de Biodança - EGB.


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Dra. Ana Luisa Teixeira de Menezes


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Trabalhou como Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Santa Cruz do Sul (2009-2013). Atualmente é professora do departamento de psicologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e de Psicologia Profissional da UNISC. Vice-líder do grupo de pesquisa no CNPQ PEABIRU: educação ameríndia e interculturalidade. (UFRGS/UNISC) Tem pesquisas na área de Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação guarani, psicologia comunitária, psicologia analítica e espiritualidade. Coordena o projeto de pesquisa Aprendizagens interculturais com os Guarani: produção de conhecimentos ameríndios para a educação das infâncias (CNPQ/Universal) e o projeto Aprendizagens interculturais com os Guarani na Educação Básica (FAPERGS/Gaúcho). Realizou o Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFRGS, com bolsa de Pós-doutorado CNPQ, sob orientação da professora Dra. Maria Aparecida Bergamaschi. Bolsista produtividade- PQ - CNPq. Orcid:http://orcid.org/0000-0002-9777-0022. Analista Junguiana pelo IJRS e AJB. Facilitadora didata de Biodança - EGB.


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Me. Beatriz Osorio Stumpf


Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), da Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologia e Linguagens na Educação. Bolsista PROSUC/CAPES Modalidade 1. Membro do Grupo de Pesquisa Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do PPGEdu da UNISC. Pedagoga graduada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com Mestrado em Educação pela UFRGS. Foi Educadora Ambiental do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais - IECAM (2018, 2013 e 2012); Coordenadora do Programa de Educação da Associação Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami - Secoya (2017); Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (2015-2016); Assessora Técnica da Fundação Luterana de Diaconia (2014-2015); Pedagoga da Fundação de Atendimento Socioeducativo - FASE (2014); Consultora em Educação Ambiental da Fundação Gaia (1997-2010). Tem experiência na área ambiental e social, com ênfase em Educação Ambiental, Educação Indígena, Educação Popular e Socioeducação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação diferenciada, interculturalidade, sustentabilidade, métodos participativos e envolvimento comunitário. beatriz.osoriostumpf@yahoo.com.br. https://orcid.org/0000-0001-8510-5511


Endereço:

Av. Independência, 2293
Bloco 16 – Sala 1613
Bairro Universitário
CEP: 96815-900
Santa Cruz do Sul/RS
Brasil
Telefone:
(51) 3717.7664 / (51) 3717.7308
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08:00 às 12:00 / 13:30 às 17:30
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