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Gerontologia e Envelhecimento Saudável

Pós-Graduação

SOBRE O CURSO:

O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gerontologia e Envelhecimento Saudável visa atender a atual realidade: a população está envelhecendo. O Brasil e o Mundo estão envelhecendo. Estima-se que em 2050 a população mundial será composta por 2 bilhões de pessoas com 60 anos ou mais, a maioria delas em países em desenvolvimento. Uma das explicações para este fato reside nos avanços da medicina preventiva e curativa, maior acesso à informação e à serviços de saúde, sejam públicos ou privados, como também melhoria da qualidade de vida. Há necessidade de formação de profissionais voltados para o atendimento a esta população, não apenas sob o ponto de vista médico, mas da atenção à saúde física e mental, o que inclui diversos aspectos sociais e educacionais. A gerontologia que tem como campo de estudo, o envelhecimento, o que pode ser traduzido em um espectro mais amplo e multidisciplinar, tem apresentado grande carência de profissionais e um campo de trabalho bastante amplo e promissor.

O curso acontece na Sala Virtual UNISC. O estudante receberá os dados de acesso à Sala Virtual (login/senha) antes da data de início do curso.

AVALIAÇÕES
As avaliações são por disciplina e acontecem a distância, na Sala Virtual UNISC. A nota mínima para aprovação é 7,0 (sete).

NÃO OBRIGATORIEDADE DO TCC
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é mais obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente.

TENHO INTERESSE!

É a oportunidade que você esperava para impulsionar sua carreira.

Matrículas encerradas.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato pelo e-mail comercial-ead@unisc.br ou Whatsapp (51) 3717-7425.

CARGA HORÁRIA
360
TEMPO ESTIMADO
CONTEÚDO EXCLUSIVO
ESTUDE EM QUALQUER LUGAR
ACESSO AO CONTEÚDO DE BIBLIOTECA DIGITAL

OBJETIVOS

O curso tem como objetivo geral contribuir para a formação e preparo de profissionais que atuam de forma direta ou indireta na assistência à pessoa idosa e na promoção do envelhecimento saudável, ou que tenham interesse e possibilidade de atuar nessa área.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Qualificar os profissionais da área da saúde para prestarem atendimento qualificado, humanizado e integral para população idosa; Proporcionar formação técnica, científica, crítica e reflexiva voltada para o processo de envelhecimento; Compreender o processo de envelhecimento sob os aspectos biopsicossociais e entender o idoso em seu aspecto global e específico; e Estimular os profissionais da área da saúde para planejamento e realização de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e incapacidades e a reabilitação a fim de promover um envelhecimento saudável.

PARA QUEM SE DESTINA

Profissionais, com nível superior, que trabalham ou que pretendam trabalhar nos diversos campos da Gerontologia e envelhecimento, em especial, os profissionais de Ciências da Saúde: Biomedicina, Enfermagem, Educador Físico, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Médicos, Nutricionistas, Odontólogos, Psicólogos, Serviço social, entre outros.

PERFIL DO FUTURO PÓS-GRADUADO
Ao final do curso o estudante será capaz de avaliar as necessidades de saúde da pessoa idosa a partir de bases metodológicas; desenvolver práticas educativas voltadas para o envelhecimento ativo; analisar as principais teorias sobre o tema com vistas a articular soluções para os problemas enfrentados por esse grupo social; avaliar o papel das políticas relacionadas ao idoso quanto à organização e aplicabilidade; planejar e gerenciar ações de curto, médio e longo prazo, visando melhorar a qualidade de vida desses sujeitos.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

DOCENTES ALTAMENTE QUALIFICADOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINAS360h
Cidadania e Proteção Social do Idoso30h
Doenças Crônicas no Envelhecimento30h
Empreendedorismo. Inovação e tecnologias voltadas a promoção do envelhecimento saudável30h
Envelhecimento Ativo e Funcional30h
Envelhecimento e Uso de Medicamentos30h
Envelhecimento: Conceitos, Epidemiologia e Bases Biológicas do Envelhecimento30h
Gestão de pessoas e serviços de atenção ao idoso30h
Nutrição e Envelhecimento Saudável30h
Psicologia do Envelhecimento30h
Saúde Preventiva e Promoção da Saúde do Idoso30h
Síndromes Geriátricas30h
Terapias Integrativas e Complementares Voltados ao envelhecimento Saudável30h


A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.

TENHO INTERESSE!

METODOLOGIA

 

As disciplinas acontecem a distância na Sala Virtual UNISC. O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais de sua preferência, conforme disponibilidade.

Cada disciplina tem sua especificação de materiais instrucionais, conforme carga horária e iniciam com um itinerário de estudos que é o passo a passo que organiza o tempo e orienta para a realização dos estudos e das atividades da disciplina.

Para a construção do conhecimento são disponibilizados materiais de estudo elaborados pelo professor e de sua curadoria, além das videoaulas (organizadas em blocos), que são gravadas e ficam disponíveis na Sala Virtual até o fim do curso.

Para aprovação na disciplina, o estudante deverá realizar o questionário avaliativo, e atingir, no mínimo, 7,0 (sete).

Quantas horas de dedicação semanal são necessárias para os estudos?

Para obter um resultado positivo, recomenda-se, no mínimo, 10 horas semanais de dedicação aos estudos, organizadas de acordo com o seu planejamento pessoal.

Neste curso a distância, há o acompanhamento de tutores e monitores técnicos?

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A qualquer momento, você poderá entrar em contato com o Tutor(a) por meio da ferramenta mensagem na Sala Virtual, tendo uma resposta em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio.
Além disso, poderá esclarecer as suas dúvidas quanto à utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual com a equipe da Monitoria Técnica, por e-mail suporte-ead@unisc.br e/ou telefone (51) 3717 7664.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA

  • Matrícula
    Passo 1

    Ao clicar no botão “Matricule-se aqui” você vai requerer a matrícula.

  • Upload dos documentos
    Passo 2

    Ao requerer a matrícula você fará o upload de toda a documentação obrigatória solicitada.

  • Adesão
    Passo 3

    Você fará a adesão ao contrato e optará pela forma de pagamento.

  • Pagamento
    Passo 4

    Para o pagamento da taxa de matrícula, você terá duas opções: via boleto bancário ou via PagSeguro.

  • Status da matrícula
    Passo 5

    Sua matrícula fica com o status de “Aguardando o Processamento’, até que haja a confirmação do curso. Após, se você anexou corretamente os documentos e efetuou o pagamento da matrícula, o seu status passa a ser “Matriculado” e você receberá os dados para acesso ao curso.

TENHO INTERESSE!

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

 

Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário ter conhecimentos básicos de microinformática, em especial de navegação na internet, e atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir.
Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade poderá ser prejudicada, pelo o que a UNISC não poderá ser responsabilizada.

Conexão de Internet
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.

Configurações mínimas para o Computador
•    Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas);
•    Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc);
•    Acrobat Reader 9 ou superior;
•    Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.

ESTUDANTES ESTRANGEIROS

 

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

• Ter conhecimento em Língua Portuguesa;
• Apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
• Apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
• Apresentar cópia da Identidade;
• Apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.

Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria Geral Acadêmica, pelo e-mail centraldeatendimento@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Qual é a data de vencimento das parcelas do curso? Como emitir o meu boleto?

As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Online (Serviços Acadêmicos), no site da Universidade (www.unisc.br).

Preciso fazer uma prova presencial ao final do curso?

Não. As avaliações do curso estão restritas as avaliações por disciplina, realizadas pela Sala Virtual.

Posso iniciar a Pós-graduação cursando o último semestre da faculdade?

Não. Para matricular-se, é necessário ter colado grau até a data de início das aulas. O aluno que já colou grau e está apenas aguardando o recebimento do diploma pode se matricular e cursar a Pós-graduação normalmente, apresentando cópia do certificado e, posteriormente, o diploma.

O curso possui status de Pós-graduação (Especialização) ou é simplesmente um curso complementar?

Os cursos ofertados pela UNISC são de Pós-graduação Lato Sensu, nível de Especialização, com reconhecimento pelo MEC, conforme o Artigo 1º da Portaria n.º 308, de 15 de abril de 2013.

Quando e como funciona o atendimento da equipe de tutoria?

O acompanhamento de Tutoria e Monitoria técnica ocorre de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. A qualquer momento você poderá entrar em contato com a tutoria e suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio. Além disso, você poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual, pelo e-mail suporte-ead@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7664.

 

INTERCÂMBIOS

 

Os alunos matriculados nos nossos cursos possuem diversas opções de intercâmbios disponíveis. Confira no nosso site para onde e como você pode ir:

VER INTERCÂMBIOSVER INTERCÂMBIOS


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Dra. Ana Paula Helfer Schneider


Possui graduação em Farmácia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2013), mestrado em PPG Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacoepidemiologia, assistência farmacêutica e atenção farmacêutica, adesão ao tratamento farmacológico e sistema único de saúde.


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Dra. Mari Ângela Gaedke


Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2018), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Especialização em Enfemagem Obstétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Graduação em Enfermagem pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003). Atualmente é professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área hospitalar, com ênfase em Terapia Intensiva Adulto, Clínica Médica e Maternidade/Centro Obstétrico, e em pesquisas epidemiológicas.


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PhD. Andréia Rosane de Moura Valim


Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URFGS), mestrado em Ciências Biológicas: Bioquímica (2000) e doutorado em Biologia Celular e Molecular (2006), ambos pela UFRGS. É Vice-Reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), professora adjunta e faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde/UNISC. Foi Coordenadora do Curso de Farmácia (2004 a 2008), Coordenadora de Pesquisa (2010 a 2013), Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2014 a 2019) e Diretora de Inovação e Empreendedorismo (2020 e 2021). Realiza pesquisa na área de Biologia Molecular com ênfase em doenças infecciosas (Tuberculose, COVID-19, entre outras) e em doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, sobrepeso, dislipidemias). Publicou aproximadamente 100 artigos científicos, tem a solicitação de um registro de patente e orientou, ou ainda orienta, 47 alunos de iniciação científica, 13 mestrandos, e 3 doutorandos. É vice-líder do grupo de pesquisa Vigilância, prevenção e reabilitação em doenças cardio respiratórias. email: avalim@unisc.br


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Esp. Diego Piva


Possui Graduação em Educação Física (2016), Especialização em Cuidado Interdisciplinar em Envelhecimento Humano (2018), pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente é Supervisor do Centro de Referencia e Atenção ao Idoso - Creati da Universidade de Passo Fundo, no qual desenvolve a gestão deste espaço, assim como ministra as oficinas de Alongamento Funcional, Ginástica Funcional e Postural.


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Dra. Fabiane Motter


Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2018) em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com período de Doutorado Sanduíche realizado em 2017 na Universidade de Sydney, Austrália, junto ao grupo de pesquisa em Farmacologia e Envelhecimento. É graduada em Farmácia pela Universidade de Caxias do Sul e possui especializações em Gestão Pública e Organização de Serviços de Saúde, Gestão da Assistência Farmacêutica, e em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. Atua há vários anos como tutora e professora em cursos de Educação a Distância na área da saúde pública. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Sorocaba (UNISO), com foco na linha de pesquisa sobre Uso Racional de Medicamentos. Concluiu ainda um curso em Data Science e Machine Learning, aprofundando-se no uso de técnicas de aprendizado de máquina aplicadas à saúde. Atualmente, é Especialista de Projetos II na área de Saúde Digital do Hospital Sírio-Libanês, com foco em pesquisa científica e análises de dados robustas. É editora convidada da revista Frontiers in Pharmacology, membro do grupo Seriema (Serviço de Evidências para Monitoramento e Avaliação), do ISPE Brazilian International Chapter e do Grupo Brasileiro de Estudantes da Sociedade Internacional de Farmacoepidemiologia (GBE-ISPE).Tem experiência e interesse em estudos nas áreas de Saúde Coletiva, Farmácia e Inovação em Saúde, com ênfase em saúde digital, uso racional de medicamentos, envelhecimento, assistência farmacêutica, bioestatística e ciência de dados.


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Dra. Karen Mello de Mattos Margutti


Graduada em Nutrição pela Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC (2003). Doutora em Gerontologia Biomédica pela Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS (2017). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2007). Especialista em Saúde Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição-ASBRAN (2008). Atua como docente no ensino superior há mais de 10 anos. Atualmente compõe o corpo docente da Área do Conhecimento de Ciências da Vida (VIDA) da Universidade de Caxias do Sul - UCS (ago/2018) como é Doutor Adjunto I, onde atua especialmente no Curso de Nutrição no Campus Sede em Caxias do Sul/RS; Região das Hortênsias (CAHOR) em Canela/RS e Região dos Vinhedos (CARVI) em Bento Gonçalves/RS, nas áreas de nutrição clínica e saúde coletiva, é orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e supervisora dos Estágios em Nutrição Hospitalar, Saúde Coletiva I, Saúde Coletiva II, Atenção Ambulatorial UCS Idosos e Climatério do Campus CAHOR, Atenção Ambulatorial SENUT - CECLIN/Campus Sede e coordenadora da Especialização em Nutrição Esportiva da UCS. É docente de Programas de Pós-Graduação nacionais, de Cursos de Extensão e pesquisadora do Grupo de Estudos em Risco Cardiometabólico, Envelhecimento e Nutrição (GERICEN) do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (IGG-PUCRS). Atuou como docente (2007- fev/2018), na Universidade Franciscana de Santa Maria/RS nos cursos de Nutrição e Enfermagem, foi supervisora e orientadora dos Estágios em Saúde Coletiva e Nutrição Clínica Social do Curso de Nutrição, tutora da Residência Multiprofissional em Reabilitação Física, orientadora de Trabalhos Finais de Graduação, coordenadora e membro de projetos de pesquisa e extensão e do Programa Pró-Saúde e PET-Saúde. Possui experiência na área de Nutrição, com ênfase em Gerontologia e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, sarcopenia, avaliação nutricional, consumo alimentar, marcadores inflamatórios, ácidos graxos poli-insaturados, nutrição em saúde coletiva, segurança alimentar e nutricional, políticas públicas de saúde e epidemiologia.


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Ma. Lisoni Muller Morsch


Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e mestrado em Ciência e Tecnologia Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Atualmente é professor da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análise e Controle de Medicamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade físico-químico e microbiológico de insumos e produtos farmacêuticos, homeopatia, atenção farmacêutica.


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Dra. Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz


Professora e pesquisadora do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Computação, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Informática na Educação PPGIE (UFRGS). Mestre em Educação pela UFRGS. Especialista em Informática Aplicada à Educação e graduada habilitação curta - Ciências Exatas Licenciatura e Plena - Biologia Licenciatura/UNISC. Coordena o Projeto de Extensão UNISC Inclusão Digital (UID) e atua no Programa UNIAMA. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - PIBID/UNISC. Participou de duas comissões da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para desenvolvimento de: a) Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica; b) Referenciais de Formação em Computação: Licenciatura em Computação. ORCID: https://orcid.org/0000-0003- 2.865-3.890. ResearcherID is: A-5042-2019


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Me. Mariluza Sott Bender


Psicóloga formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2012. Pós-Graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Pós-Graduação em Saúde Mental. Pós-Graduação em Psicologia Social. Pós-graduação em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico. Mestra em Desenvolvimento Regional. Psicóloga Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz.


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Dra. Melissa Agostini Lampert


Coordenadora do Projeto ?Desenvolvimento de uma Linha de Cuidado para o Idoso no Hospital Universitário de Santa Maria? e líder do Grupo de Pesquisa Cnpq " GECIS - Envelhecimento, Complexidade e Interdisciplinaridade em Saúde? vinculados ao Programa de Pós Graduação de Gerontologia ? UFSM. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Medicina e Ciências da Saúde - Área de Concentração em Geriatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Medicina e Ciências da Saúde - Área de concentração em Geriatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professora associada da UFSM onde leciona no Curso de Graduação de Medicina a Disciplina Clínica Médica I - Geriatria e no Programa de Mestrado de Gerontologia a Disciplina Psicogerontologia e Cuidado Gerontológico do Idoso. É médica geriatra do Hospital Universitário de Santa Maria, atuando no Ambulatório de Geriatria e na Unidade de Reabilitação do HUSM. Tem experiência na área de Medicina e Docência em Geriatria e Gerontologia atuando principalmente nos temas de envelhecimento, interdisciplinaridade, avaliação geriátrica ampla, capacidade funcional, fragilidade e cuidados paliativos. 


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Dra. Miriam Cabrera Corvelo Delboni


Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp), Especialização em Terapia da Mão e Mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutorado em Desenvolvimento Regional (UNISC), bolsista Capes. Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho ( Braga/Portugal) com bolsa Capes. Docente voluntária do Programa de Mestrado em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria.É revisora da Revista Cadernos de Terapia Ocupacional UfSCar , Revisbrato, Redes e da Revista Disciplinarium Scientia. Tem experiência na área de Educação e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: ocupação humana, políticas públicas, dor crônica, bioética, Terapia Ocupacional e reabilitação ocupacional aplicadas a adultos e idosos.


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Dra. Pamela Ferreira Todendi


Graduada em Farmácia e Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC. Doutora em Patologia com ênfase em Genética Aplicada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/UFCSPA com período de Doutorado Sanduíche no Institute IMDea food/Madrid e na Universidad de Navarra/Espanha. Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública/EAD/ENSP/FIOCRUZ. Também atuou como farmacêutica entre os anos de 2008 a 2015 na rede privada. Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Endocrinologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Membro da Liga Interdisciplinar de Diabetes LIDIA/UFRGS e pesquisadora no Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes ERICA. Desenvolve pesquisas nos temas relacionados a atenção primária, ao estilo de vida, fatores de risco relacionados à obesidade, polimorfismos genéticos e comprimento dos telômeros.


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Dra. Silvia Virginia Coutinho Areosa


A professora possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), e doutorado sanduíche em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), tendo estudado durante o ano de 2007 no Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Barcelona na Espanha com bolsa CAPES. Pós Doutorado em Serviço Social pela PUCRS (2012) com bolsa CNPq. Atualmente é professora do Curso de Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional. Docente e Coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania" e Vice-líder do grupo de pesquisa "Democracia e Políticas Públicas" e integrante do grupo de trabalho da ANPEPP em Representações Sociais. Avaliadora do Inep/Sinaes - Membro do Subcolegiado de Saúde e Bem-Estar e Serviços/ CTAA-MEC. Editora da Revista PSI UNISC. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, saúde coletiva, representações sociais e gênero.


Endereço:

Av. Independência, 2293
Bloco 16 – Sala 1613
Bairro Universitário
CEP: 96815-900
Santa Cruz do Sul/RS
Brasil
Telefone:
(51) 3717.7664 / (51) 3717.7308
Horário de funcionamento:
08:00 às 12:00 / 13:30 às 17:30
Suporte Técnico
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