Site logo
Sticky header logo
Mobile logo
  • Curta Duração
  • Graduação
  • On-line
  • Pós-Graduação
  • Quem Somos
  • Portaria MEC
  • Sala Virtual

Engenharia da Manutenção

Pós-Graduação

SOBRE O CURSO:

A manutenção faz parte de uma área que entrega valor ao negócio. No Brasil, vem crescendo a profissionalização nesta área, forjada no dia a dia dos seus profissionais e indo para as academias de ensino com a devida importância que tem, deixando de ser um setor de reparos e de custos ao se tornar cada vez mais estratégico. Por essa razão, é indicado que o profissional esteja capacitado com as ferramentas e técnicas que o auxiliem nas tomadas de decisão de seu cotidiano.

Na pós-graduação em engenharia da manutenção, o conteúdo é apresentado com uma visão sistêmica de negócio, aliado a experiências práticas aptas a proporcionar a especialização do profissional que atuará na área de manutenção, seja na área de indústria, serviço ou, até mesmo, hospitalar, propondo uma revisão dos principais conceitos mundiais de manutenção, como indicadores, ferramentas de gestão e gerenciamento dos ativos.

NÃO OBRIGATORIEDADE DO TCC
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é mais obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente.

MATRICULE-SE AQUI!

É a oportunidade que você esperava para impulsionar sua carreira.

MATRÍCULAS ABERTAS.

INGRESSO IMEDIATO*
*Após a confirmação do pagamento que pode ocorrer em até 48h.

**Verifique as Orientações de Matrícula.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato pelo e-mail comercial-ead@unisc.br ou Whatsapp (51) 3717-7425.

CARGA HORÁRIA
360
TEMPO ESTIMADO
CONTEÚDO EXCLUSIVO
ESTUDE EM QUALQUER LUGAR
ACESSO AO CONTEÚDO DE BIBLIOTECA DIGITAL

OBJETIVOS

Especializar profissionais da área da manutenção e demais interessados em aprimorar seus estudos acerca da gestão da manutenção, destacando as principais ferramentas para superar desafios existentes no contexto da engenharia da manutenção.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos acerca do trabalho de gestão da engenharia de manutenção.
  • Destacar a importância dos conhecimentos acerca dos principais conceitos e ferramentas da área.
  • Aprofundar os estudos acerca das relações com a produção e a manutenção atual.
  • Oportunizar um aprendizado crítico e reflexivo acerca da atuação da engenharia da manutenção 4.0.
  • Formar profissionais com sólido conhecimento na engenharia de manutenção.

PARA QUEM SE DESTINA

Graduados em engenharias ou áreas afins e profissionais que pretendem aprofundar seus conhecimentos sobre a engenharia da manutenção.

PERFIL DO EGRESSO
O curso de pós-graduação em engenharia da manutenção forma profissionais da área de manutenção para atuarem como gestores, especialistas e analistas. Os egressos do curso serão profissionais aptos a atuar na supervisão, coordenação e gerência de manutenção nos mais variados setores.

DOCENTES ALTAMENTE QUALIFICADOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Disciplina - Gestão empresarial

TEMÁTICAS – 90h
Administração da produção
Visão geral de processo
Processo geral de solução de problemas

Disciplina - Contexto da manutenção

TEMÁTICAS – 90h
Fundamentos da manutenção
Tipos de manutenção
Aplicações da manutenção

Disciplina - Monitoramento e projeções de desempenho de componentes, máquinas e/ou sistemas

TEMÁTICAS – 90h
Confiabilidade
Eficiência global de equipamentos (OEE)
Ferramentas de análise

Disciplina - Aplicações em manutenção

TEMÁTICAS – 90h
A evolução da manutenção
Manutenção nas operações
Outras áreas de manutenção

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos estudantes no início do curso.

MATRICULE-SE AQUI!

METODOLOGIA

 

COMO O CURSO ACONTECE?  

Com uma proposta metodológica flexível, os cursos de Especialização Pós+ da Unisc propiciam que você inicie seus estudos a distância pela temática de seu interesse, de acordo com suas necessidades e contexto. Os cursos de especialização são de autoaprendizagem e fluxo contínuo de matrícula, ou seja, ao se matricular, você ingressa automaticamente em 5 Salas Virtuais com as disciplinas do curso, sem precisar integrar uma turma.  

Cada disciplina é composta de 3 temáticas e uma avaliação. Para aprovação, você deve obter nota igual ou superior a sete (7,0) em cada disciplina, assim como na Avaliação final do curso, que também será a distância. 

A Avaliação Final será disponibilizada após a sua aprovação nas 4 disciplinas do curso e 30 dias antes da expiração do vínculo, conforme opção contratada.

Posso acessar os materiais e realizar a avaliação em que tempo? O curso estará disponível na íntegra e você poderá organizar-se da melhor forma para estudar as Unidades de aprendizagem, interagir com os demais materiais (Entrevista, Videoaula, Estudo de caso) e realizar a avaliação da disciplina.

Mensalmente, você será convidado a participar de uma Live com especialistas de atual relevância no mercado de trabalho, com a finalidade de trazer discussões sobre as áreas de estudo.  

EMBORA ESTUDE COM AUTONOMIA, VOCÊ NÃO ESTARÁ SÓ!

Acompanhamento 

  • Equipe de Monitoria Técnica: para auxílio acerca das funcionalidades das ferramentas da Sala Virtual Moodle; e
  • Tutoria: para estabelecer o vínculo entre você e a Unisc, esclarecendo questões institucionais e alguma dúvida pontual sobre o curso.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA

  • Matrícula
    Passo 1

    Ao clicar no botão “Matricule-se aqui”, seu processo de matrícula é iniciado.

  • Upload dos documentos
    Passo 2

    Na sequência, você deve fazer o upload de toda documentação obrigatória solicitada.

  • Adesão
    Passo 3

    Você deve aderir ao contrato e optar pela forma de pagamento.

  • Pagamento
    Passo 4

    Para o pagamento da taxa de matrícula, você terá duas opções: via boleto bancário ou via PagSeguro.

  • Status da matrícula
    Passo 5

    Se você anexou corretamente os documentos e efetuou o pagamento* da matrícula, o seu status passa a ser “Matriculado” e você receberá os dados de acesso ao curso.

    *O retorno bancário pode ocorrer em até 48h.

FORMAS DE PAGAMENTO
Como o estudante poderá escolher em quantos meses irá realizar o curso, a forma de parcelamento dependerá dessa escolha.

 

Período de realização: 6 meses
  • R$133,00 + 5x R$424,00 Total: R$ 2.253,00
  • R$133,00 + 7x R$306,00 Total: R$ 2.275,00
  • R$133,00 + 9x R$241,00 Total: R$ 2.302,00
  • R$133,00 + 11x R$199,00 Total: R$ 2.322,00
R$ 2.178,54(à vista)
Período de realização: 8 meses
  • R$133,00 + 5x R$424,00 Total: R$ 2.253,00
  • R$133,00 + 7x R$306,00 Total: R$ 2.275,00
  • R$133,00 + 9x R$241,00 Total: R$ 2.302,00
  • R$133,00 + 11x R$199,00 Total: R$ 2.322,00
  • R$133,00 + 13x R$170,00 Total: R$ 2.343,00
R$ 2.178,54(à vista)
Período de realização: 10 meses
  • R$133,00 + 5x R$424,00 Total: R$ 2.253,00
  • R$133,00 + 7x R$306,00 Total: R$ 2.275,00
  • R$133,00 + 9x R$241,00 Total: R$ 2.302,00
  • R$133,00 + 11x R$199,00 Total: R$ 2.322,00
  • R$133,00 + 13x R$170,00 Total: R$ 2.343,00
  • R$133,00 + 15x R$149,00 Total: R$ 2.368,00
R$ 2.178,54(à vista)
Período de realização: 12 meses
  • R$133,00 + 5x R$424,00 Total: R$ 2.253,00
  • R$133,00 + 7x R$306,00 Total: R$ 2.275,00
  • R$133,00 + 9x R$241,00 Total: R$ 2.302,00
  • R$133,00 + 11x R$199,00 Total: R$ 2.322,00
  • R$133,00 + 13x R$170,00 Total: R$ 2.343,00
  • R$133,00 + 15x R$149,00 Total: R$ 2.368,00
  • R$133,00 + 17x R$133,00 Total: R$ 2.394,00
R$ 2.178,54(à vista)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES ?

1. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por BOLETO BANCÁRIO ou por CARTÃO DE CRÉDITO/DÉBITO, via PagSeguro ou PayPal.
2. Como o estudante poderá escolher em quantos meses irá realizar o curso, a forma de parcelamento dependerá dessa escolha, conforme tabelas acima. As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual UNISC, aplicativo Minhas Turmas ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking).
3. Para este curso há 2 modalidades de DESCONTO ESPECIAL:
3.1 Egressos UNISC (10%);
3.2 Pagamento à vista (9%);
4. Os descontos especiais previstos para o curso incidirão a partir da 2ª parcela do curso.
5. Os valores constantes nas tabelas acima não contemplam o período de elaboração, orientação e defesa de TCC. Este poderá ser contratado separadamente após o final das aulas.

MATRICULE-SE AQUI!

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

 

Para acessar a Sala Virtual EAD UNISC e acompanhar o conteúdo do seu curso, é necessário:

  • Conexão: recomenda-se internet banda larga com velocidade a partir de 1MB;
  • Softwares: Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas); Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc); Acrobat Reader 9 ou superior;
  • Kit multimídia: caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas, lives e entrevistas etc.

ESTUDANTES ESTRANGEIROS

 

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

  • Ter conhecimento em Língua Portuguesa;
  • Apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
  • Apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
  • Apresentar cópia da Identidade;
  • Apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.
    Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria Geral Acadêmica, pelo e-mail secretaria@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Qual é a data de vencimento das parcelas do curso? Como emitir o meu boleto?

As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Online (Serviços Acadêmicos), no site da Universidade (www.unisc.br).

Preciso fazer uma prova presencial ao final do curso?

Não. As avaliações do curso estão restritas as avaliações por disciplina, realizadas pela Sala Virtual.

Posso iniciar a Pós-graduação cursando o último semestre da faculdade?

Não. Para matricular-se, é necessário ter colado grau até a data de início das aulas. O aluno que já colou grau e está apenas aguardando o recebimento do diploma pode se matricular e cursar a Pós-graduação normalmente, apresentando cópia do certificado e, posteriormente, o diploma.

O curso possui status de Pós-graduação (Especialização) ou é simplesmente um curso complementar?

Os cursos ofertados pela UNISC são de Pós-graduação Lato Sensu, nível de Especialização, com reconhecimento pelo MEC, conforme o Artigo 1º da Portaria n.º 308, de 15 de abril de 2013.

 

INTERCÂMBIOS

 

Os alunos matriculados nos nossos cursos possuem diversas opções de intercâmbios disponíveis. Confira no nosso site para onde e como você pode ir:

VER INTERCÂMBIOSVER INTERCÂMBIOS


INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Se inscrevendo você ficará por dentro de todas as novidades do EAD


×

Dr. André Luiz Emmel Silva


Graduação em Engenharia de Produção (2003), Especialização em Gerência da Produção (2005), Mestrado em Tecnologia Ambiental (2012) e doutorando em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Atualmente sou Coordenador do Curso de Engenharia de Produção e Professor na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Tenho experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa operacional, planejamento e controle da produção, teoria das restrições, empreendedorismo e produção mais limpa.


×

Dr. Fernando Sansone de Carvalho


Doutor em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2020), mestre em Tecnologia Ambiental pela UNISC (2011), especialista em Gestão Estratégica Empresarial pela UNISC (2003) e é formado na 1ª turma de Engenharia de Produção pela UNISC (2001). Atualmente é professor do departamento de Engenharia da UNISC, coordenador da Equipe Baja de Galpão e sócio da RJF FAST Engenharia Automotiva.


×

Dr. Jorge André Ribas Moraes


Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente exerce a função de coordenador Adjunto do Programa de Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental da UNISC - PPGTA. Professor tempo Integral da Universidade de Santa Cruz do Sul. - UNISC. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção mais limpa; produção enxuta; gestão ambiental; gestão de riscos, qualidade e produtividade; segurança do trabalho e ergonomia; reciclagem de materiais e melhoria de processos. http://orcid.org/0000-0002-9505-8883


Endereço:

Av. Independência, 2293
Bloco 16 – Sala 1613
Bairro Universitário
CEP: 96815-900
Santa Cruz do Sul/RS
Brasil
Telefone:
(51) 3717.7664 / (51) 3717.7308
Horário de funcionamento:
08:00 às 12:00 / 13:30 às 17:30
Suporte Técnico
suporte-ead@unisc.br
Contato Comercial
comercial-ead@unisc.br
© 2020 EAD UNISC - Todos os direitos reservados
Precisa de Ajuda?