Site logo
Sticky header logo
Mobile logo
  • Curta Duração
  • Graduação
  • On-line
  • Pós-Graduação
  • Quem Somos
  • Portaria MEC
  • Sala Virtual

Educação a Distância: Gestão e Tutoria

Pós-Graduação

SOBRE O CURSO:

O curso de especialização em educação a distância: gestão e tutoria procura apresentar como o conhecimento sobre o universo da educação a distância (EAD) alavanca o processo de geração de competências na formação educacional do aprendiz. Além disso, analisa como a colaboração ativa entre os atores neste novo cenário de educação disruptiva, que é permeado por um gigantesco rol de ferramentas e metodologias inovadoras, necessita cada vez mais de mediadores especializados para atuar no âmbito da tutoria.

Este curso foi desenhado seguindo uma lógica crescente de encadeamento de conteúdos que permite um panorama global da EAD. Os estudos estão apoiados em teorias pedagógicas que abordam essa modalidade de ensino e aprendizagem, levando em conta as diferentes mídias utilizadas para favorecer o encontro com situações de construção do conhecimento nessa área.
Também foca na atuação do gestor que necessita de visão sistêmica ao criar cenários para vencer desafios propostos pela adoção da modalidade a distância em instituições de ensino ou mesmo em ambientes corporativos, exigindo constantes ações inovadoras deste profissional, que garantam a qualidade dos serviços ofertados.

O curso ainda trabalha questões referentes à gestão de projetos ligados à EAD, incluindo o gerenciamento de equipes de produção de conteúdo, administração de recursos tecnológicos e processos pertinentes à resolução de problemas neste contexto.

Por fim, procura destacar a importância da educação corporativa com foco em lifelong learning, levando em conta as experiências de aprendizagem dos participantes de um curso a distância. O olhar da tutoria também recebe destaque neste curso, pois mescla situações de acompanhamento e avaliação dos aprendizes em ambientes alternativos de aprendizagem e como esse profissional acompanha o processo de desenvolvimento do aluno nesses locais.

NÃO OBRIGATORIEDADE DO TCC
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é mais obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente.

MATRICULE-SE AQUI!

É a oportunidade que você esperava para impulsionar sua carreira.

MATRÍCULAS ABERTAS.

INGRESSO IMEDIATO*
*Após a confirmação do pagamento que pode ocorrer em até 48h.

**Verifique as Orientações de Matrícula.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato pelo e-mail comercial-ead@unisc.br ou Whatsapp (51) 3717-7425.

CARGA HORÁRIA
360
TEMPO ESTIMADO
CONTEÚDO EXCLUSIVO
ESTUDE EM QUALQUER LUGAR
ACESSO AO CONTEÚDO DE BIBLIOTECA DIGITAL

OBJETIVOS

Construir conhecimentos que ampliem a visão pedagógica com fundamentação teórico-metodológica que possibilite atuação profissional de modo crítico sobre os diferentes problemas da gestão de processos e mediação da aprendizagem, utilizando-se de novas tecnologias, múltiplos olhares e diferentes linguagens na educação a distância (EAD), focando aspectos da gestão e da tutoria.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer as diferentes linguagens e mídias como meios de interlocução com diferentes saberes no contexto da EAD.
  • Desenvolver a capacidade de liderança frente à gestão de projetos, visando otimizar os resultados organizacionais de empresas ou instituições educacionais que fazem uso da modalidade a distância em suas práticas de ensino e aprendizagem para transformar a realidade social de seu entorno. 
  • Conhecer diferentes recursos para promover o ensino e a aprendizagem em situações mediadas pelo tutor.
  • Reconhecer o papel do tutor enquanto pesquisador da própria ação mediadora de saberes e em situações de avaliação.
  • Analisar os diversificados ambientes alternativos de aprendizagem, suas características e especificidades da prática docente com foco na tutoria dos aprendizes.

PARA QUEM SE DESTINA

Graduados em pedagogia, sistemas de informação, administração e áreas afins que pretendam aprofundar seus conhecimentos em gestão de processos relacionada à EAD e para planejamento de ações voltadas à tutoria de alta performance.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do curso educação a distância: gestão e tutoria será especializado na área de gestão de processos em educação a distância, partindo da construção de uma visão sistêmica dos fluxos operacionais que envolvem as decisões durante o planejamento, organização, direção e controle de projetos em EAD, além de compreender como é concebida e administrada uma equipe de produção de materiais para essa área.

O curso ainda capacita o egresso em nível de compreensão, aplicação, análise e avaliação a entrelaçar as competências necessárias para que a atuação do tutor possa reverberar em diferentes contextos de ensino e aprendizagem a distância.

Por fim, em um contexto mais amplo, o curso de especialização em educação a distância – gestão e tutoria visa a propor uma experiência de aprendizagem que alavanque o egresso a dominar e propor soluções que façam uso das tecnologias da informação e comunicação disponíveis, visando, com isso, a que o profissional esteja apto para lidar com as novas demandas do mundo do trabalho. 

Todas essas competências do perfil profissional do egresso exprimem as qualidades que se esperam do especialista na área de EAD com foco em gestão e tutoria em pleno século XXI, de modo que ele possa responder de modo eficiente, eficaz e efetivo aos desafios concernentes ao nosso contexto nacional e internacional.

DOCENTES ALTAMENTE QUALIFICADOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Disciplina - Panorama global da educação a distância

TEMÁTICAS – 90h
Fundamentos da educação a distância (EAD)
Educação a distância (EAD) e as diferentes mídias para aprendizagem
Teorias pedagógicas e a educação a distância (EAD)

Disciplina - Gestão e processos em educação a distância

TEMÁTICAS – 90h
A atuação do gestor na educação a distância (EAD)
Gerenciamento de projetos em educação a distância (EAD)
Gestão da equipe de produção em educação a distância (EAD)

Disciplina - O tutor em contextos diferenciados

TEMÁTICAS – 90h
Educação corporativa e educação a distância (EAD): lifelong learning em perspectiva
Tutoria em ambientes alternativos de aprendizagem
O papel da tutoria em situações de aprendizagem

Disciplina - Tutoria e os processos avaliativos junto aos aprendizes

TEMÁTICAS – 90h
Experiência de aprendizagem: um olhar para o aprendiz da educação a distância (EAD)
Avaliação do tutor em práticas da educação a distância (EAD)
Avaliação do aprendiz em ambientes alternativos de aprendizagem

 

A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.

O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos estudantes no início do curso.

MATRICULE-SE AQUI!

METODOLOGIA

 

COMO O CURSO ACONTECE?  

Com uma proposta metodológica flexível, os cursos de Especialização Pós+ da Unisc propiciam que você inicie seus estudos a distância pela temática de seu interesse, de acordo com suas necessidades e contexto. Os cursos de especialização são de autoaprendizagem e fluxo contínuo de matrícula, ou seja, ao se matricular, você ingressa automaticamente em 5 Salas Virtuais com as disciplinas do curso, sem precisar integrar uma turma.  

Cada disciplina é composta de 3 temáticas e uma avaliação. Para aprovação, você deve obter nota igual ou superior a sete (7,0) em cada disciplina, assim como na Avaliação final do curso, que também será a distância. 

A Avaliação Final será disponibilizada após a sua aprovação nas 4 disciplinas do curso e 30 dias antes da expiração do vínculo, conforme opção contratada.

Posso acessar os materiais e realizar a avaliação em que tempo? O curso estará disponível na íntegra e você poderá organizar-se da melhor forma para estudar as Unidades de aprendizagem, interagir com os demais materiais (Entrevista, Videoaula, Estudo de caso) e realizar a avaliação da disciplina.

Mensalmente, você será convidado a participar de uma Live com especialistas de atual relevância no mercado de trabalho, com a finalidade de trazer discussões sobre as áreas de estudo.  

EMBORA ESTUDE COM AUTONOMIA, VOCÊ NÃO ESTARÁ SÓ!

Acompanhamento 

  • Equipe de Monitoria Técnica: para auxílio acerca das funcionalidades das ferramentas da Sala Virtual Moodle; e
  • Tutoria: para estabelecer o vínculo entre você e a Unisc, esclarecendo questões institucionais e alguma dúvida pontual sobre o curso.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA

  • Matrícula
    Passo 1

    Ao clicar no botão “Matricule-se aqui”, seu processo de matrícula é iniciado.

  • Upload dos documentos
    Passo 2

    Na sequência, você deve fazer o upload de toda documentação obrigatória solicitada.

  • Adesão
    Passo 3

    Você deve aderir ao contrato e optar pela forma de pagamento.

  • Pagamento
    Passo 4

    Para o pagamento da taxa de matrícula, você terá duas opções: via boleto bancário ou via PagSeguro.

  • Status da matrícula
    Passo 5

    Se você anexou corretamente os documentos e efetuou o pagamento* da matrícula, o seu status passa a ser “Matriculado” e você receberá os dados de acesso ao curso.

    *O retorno bancário pode ocorrer em até 48h.

FORMAS DE PAGAMENTO
Como o estudante poderá escolher em quantos meses irá realizar o curso, a forma de parcelamento dependerá dessa escolha.

 

Período de realização: 6 meses
  • R$133,00 + 5x R$424,00 Total: R$ 2.253,00
  • R$133,00 + 7x R$306,00 Total: R$ 2.275,00
  • R$133,00 + 9x R$241,00 Total: R$ 2.302,00
  • R$133,00 + 11x R$199,00 Total: R$ 2.322,00
R$ 2.178,54(à vista)
Período de realização: 8 meses
  • R$133,00 + 5x R$424,00 Total: R$ 2.253,00
  • R$133,00 + 7x R$306,00 Total: R$ 2.275,00
  • R$133,00 + 9x R$241,00 Total: R$ 2.302,00
  • R$133,00 + 11x R$199,00 Total: R$ 2.322,00
  • R$133,00 + 13x R$170,00 Total: R$ 2.343,00
R$ 2.178,54(à vista)
Período de realização: 10 meses
  • R$133,00 + 5x R$424,00 Total: R$ 2.253,00
  • R$133,00 + 7x R$306,00 Total: R$ 2.275,00
  • R$133,00 + 9x R$241,00 Total: R$ 2.302,00
  • R$133,00 + 11x R$199,00 Total: R$ 2.322,00
  • R$133,00 + 13x R$170,00 Total: R$ 2.343,00
  • R$133,00 + 15x R$149,00 Total: R$ 2.368,00
R$ 2.178,54(à vista)
Período de realização: 12 meses
  • R$133,00 + 5x R$424,00 Total: R$ 2.253,00
  • R$133,00 + 7x R$306,00 Total: R$ 2.275,00
  • R$133,00 + 9x R$241,00 Total: R$ 2.302,00
  • R$133,00 + 11x R$199,00 Total: R$ 2.322,00
  • R$133,00 + 13x R$170,00 Total: R$ 2.343,00
  • R$133,00 + 15x R$149,00 Total: R$ 2.368,00
  • R$133,00 + 17x R$133,00 Total: R$ 2.394,00
R$ 2.178,54(à vista)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES ?

1. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por BOLETO BANCÁRIO ou por CARTÃO DE CRÉDITO/DÉBITO, via PagSeguro ou PayPal.
2. Como o estudante poderá escolher em quantos meses irá realizar o curso, a forma de parcelamento dependerá dessa escolha, conforme tabelas acima. As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual UNISC, aplicativo Minhas Turmas ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking).
3. Para este curso há 2 modalidades de DESCONTO ESPECIAL:
3.1 Egressos UNISC (10%);
3.2 Pagamento à vista (9%);
4. Os descontos especiais previstos para o curso incidirão a partir da 2ª parcela do curso.
5. Os valores constantes nas tabelas acima não contemplam o período de elaboração, orientação e defesa de TCC. Este poderá ser contratado separadamente após o final das aulas.

MATRICULE-SE AQUI!

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

 

Para acessar a Sala Virtual EAD UNISC e acompanhar o conteúdo do seu curso, é necessário:

  • Conexão: recomenda-se internet banda larga com velocidade a partir de 1MB;
  • Softwares: Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas); Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc); Acrobat Reader 9 ou superior;
  • Kit multimídia: caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas, lives e entrevistas etc.

ESTUDANTES ESTRANGEIROS

 

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

  • Ter conhecimento em Língua Portuguesa;
  • Apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
  • Apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
  • Apresentar cópia da Identidade;
  • Apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.
    Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria Geral Acadêmica, pelo e-mail secretaria@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Qual é a data de vencimento das parcelas do curso? Como emitir o meu boleto?

As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Online (Serviços Acadêmicos), no site da Universidade (www.unisc.br).

Preciso fazer uma prova presencial ao final do curso?

Não. As avaliações do curso estão restritas as avaliações por disciplina, realizadas pela Sala Virtual.

Posso iniciar a Pós-graduação cursando o último semestre da faculdade?

Não. Para matricular-se, é necessário ter colado grau até a data de início das aulas. O aluno que já colou grau e está apenas aguardando o recebimento do diploma pode se matricular e cursar a Pós-graduação normalmente, apresentando cópia do certificado e, posteriormente, o diploma.

O curso possui status de Pós-graduação (Especialização) ou é simplesmente um curso complementar?

Os cursos ofertados pela UNISC são de Pós-graduação Lato Sensu, nível de Especialização, com reconhecimento pelo MEC, conforme o Artigo 1º da Portaria n.º 308, de 15 de abril de 2013.

 

INTERCÂMBIOS

 

Os alunos matriculados nos nossos cursos possuem diversas opções de intercâmbios disponíveis. Confira no nosso site para onde e como você pode ir:

VER INTERCÂMBIOSVER INTERCÂMBIOS


INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Se inscrevendo você ficará por dentro de todas as novidades do EAD


×

Dr. Alexandre Wegner


Doutor em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) na linha de pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos. Mestre em Ensino de Ciências Exatas na Área de Concentração em Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro Universitário Univates (UNIVATES) na linha de pesquisa Tecnologias. Pós-graduado com MBA em Gestão da Aprendizagem e Modelos Híbridos de Educação (UNIAMERICA). Licenciado em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Trabalha como docente no Ensino Superior na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) pelo Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, atuando em diversos cursos de graduação. E-mail de contato: alexandrewegn@unisc.br e alexandre-wegner@educar.rs.gov.br .


×

Dra. Giana Diesel Sebastiany


Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em A Moderna Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Gestão Hospitalar pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialista em Educação Especial - Habilitação Deficiência Intelectual pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Educação Especial - Habilitação Deficiência Mental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência profissional nas áreas: Educação, com ênfase em Educação Especial; Gestão do Ensino Superior; Formação de Professores; Educação e Saúde; Educação Médica; Metodologias Ativas no Ensino Superior. Atua como Diretora de Ensino da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Diretora de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Cruz (HSC). Além de publicações técnicas e científicas nas áreas de atuação, entre os anos de 2016 e 2018 publicou seis livros infantis como parte do projeto de Educação e Saúde - Revitalização da Pediatria no HSC. No ano de 2019, coordenou a Comissão de Reinvenção Pedagógica dos Cursos de Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Membro Correspondente da Academia Centro Serra de Letras. Desenvolvendo Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado e Doutorado, na linha de Pesquisa Política Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).


×

Dr. Rudimar Serpa de Abreu


Doutor em Desenvolvimento Regional (2017) pela Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC; Mestre em Educação (1998) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS; MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior (2013) pela Universidade de Caxias do Sul/UCS; Especialista em Supervisão Educacional (1996) pela Faculdade Porto-Alegrense/FAPA; Especialista em História do Rio Grande do Sul (1992) pela Universidade La Salle/UNILASALLE; Licenciado em História (1990) pela Faculdade Porto-Alegrense/FAPA. Atua como Coordenador da Assessoria para Educação a Distância (AEaD), Assessor Acadêmico de Graduação na Pró-Reitoria Acadêmica (PROAC) e Professor Adjunto do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC. Tem experiência na área de educação, com ênfase em administração e gestão de cursos de especialização, graduação, sistemas educacionais, unidades escolares e educação a distância (EaD). Foi professor de Educação Básica, Secretário Municipal da Educação na cidade de Charqueadas/RS (2005/2008), Coordenador Institucional dos Programa de Iniciação à Docência/PIBID (2010/2018) e Residência Pedagógica (2018/2020). Esta esta licenciado do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Em 05/03/2020 foi designado pelo Ministério da Educação por meio da Portaria Ministerial nº 320 para compor a Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do Sistema e do Sistema Nacional de Escolas do Governo (SNEG).


Endereço:

Av. Independência, 2293
Bloco 16 – Sala 1613
Bairro Universitário
CEP: 96815-900
Santa Cruz do Sul/RS
Brasil
Telefone:
(51) 3717.7664 / (51) 3717.7308
Horário de funcionamento:
08:00 às 12:00 / 13:30 às 17:30
Suporte Técnico
suporte-ead@unisc.br
Contato Comercial
comercial-ead@unisc.br
© 2020 EAD UNISC - Todos os direitos reservados
Precisa de Ajuda?