Jornalismo

Campi

Santa Cruz

Modalidade

Presencial
Carga Horária
3120h
Turno
Manhã
Duração
4.5 anos

O Curso de Jornalismo teve sua origem no Curso de Comunicação Social – Jornalismo – da Unisc, que foi criado em 28 de outubro de 1993 e iniciou seu funcionamento em março do ano seguinte. A proposta surgiu de uma demanda regional, pois até então, o mercado de trabalho em Jornalismo – redações dos jornais, emissoras de rádio e de televisão e assessorias de imprensa – era ocupado por poucos profissionais com formação superior na área da Comunicação ou específica em Jornalismo.

O curso é oferecido no vestibular de verão para o turno manhã com 30 vagas e  no de inverno para o turno noite com 25 vagas. Com a reforma nas Diretrizes Curriculares, a partir de 2017, os ingressantes se formarão Bacharéis em Jornalismo. Aqueles que se encontram no currículo atual, ainda se formarão bacharéis em Comunicação Social – habilitação Jornalismo.

Visando instrumentalizar a formação por meio da prática jornalística desde o início do curso, os alunos são instigados a ingressar em espaços de aprendizagem como a Agência Experimental, Núcleo de Jornalismo, bem como na TV universitária através de programas de estágio. Também são estimulados a participar de projetos de pesquisa e extensão, além de visitas técnicas e intercâmbios nacionais e internacionais.

Para o aluno ter a formação necessária e desejada pelos diversos segmentos de atuação do jornalista, o curso qualifica profissionais que atendam as demandas locais, regionais e nacionais. Além disso, agrega elementos para o desenvolvimento crítico, reflexivo, empreendedor, proativo e transformador do jornalista diante das demandas sociais que se acrescem a cada momento no século XXI. Ainda, o curso busca instrumentalizar o futuro jornalista para que possa ampliar sua área de atuação na sociedade por meio da criação de novos espaços e do estabelecimento de empreendimentos socialmente responsáveis e comprometidos.

Para alcançar este nível de conhecimento, o curso de Jornalismo oferece ao ingressante aulas práticas e teóricas. Nas práticas contempla disciplinas relacionadas com jornalismo impresso, fotografia, telejornalismo, radiojornalismo, jornalismo digital e assessoria. Nas teóricas busca apresentar a história e teoria da comunicação, os teoria e fundamentos do jornalismo, a ética, relacionando-os entre pesquisa e prática jornalística.

Para que o aluno consiga aprender, no nível desejado, tanto a prática quanto a teoria, são utilizados laboratórios de informática; estúdios de rádio, televisão e fotografia; biblioteca com grande quantidade de livros, revistas e material audiovisual; locação de equipamentos como câmeras, gravadores e filmadoras para a realização de trabalhos de aula. Conta com professores qualificados em nível de mestrado e doutorado, que trazem experiência de mercado nos diversos segmentos do Jornalismo.

Orgão Expeditor Número do Documento Data da Publicação
582 24/03/1999
SES 272 04/04/2017
MENU PRINCIPAL