Lançamento de Livros

 

Os participantes do evento, interessados em lançar suas obras, devem encaminhar email para sulletras2018@unisc.br, até o dia 20/07/2018, contendo os dados de referência da obra (AUTOR. Título do livro. Cidade: editora, ano.), imagem da capa e resumo da obra.

A sessão de lançamento está prevista para ocorrer no dia 21/08/2018, às 16h30, sala a confirmar.

 

Como avaliar a semântica do texto? Uma proposta para a avaliação de redações orientada pela Semântica Argumentativa

Autor: Lauro Gomes
São Carlos: Pedro & João Editores, 2017

Resumo: Este livro busca oferecer ao professor de língua materna um caminho para a avaliação da semântica do texto. Escolheu-se, para tanto, o texto dissertativo-argumentativo, já que esse é o tipo textual predominante em exames vestibulares, concursos públicos e em avaliações externas nacionais, como o ENEM. Todos aqueles que têm a língua e/ou a linguagem por objeto sabem quão complexas são as atividades de descrição e de explicação dos sentidos produzidos no discurso. Por esse motivo − e também considerando a complexidade envolvida na avaliação − os professores de língua e examinadores de redações, principalmente iniciantes, ficam muitas vezes sem saber por onde começar, quando sua tarefa é a de atribuir nota(s) à semântica do texto e de justificá-la(s) para o aluno, com base numa teoria.
Em resposta a uma constante demanda de professores de língua materna e de alunos por um tipo de material teórico sobre semântica e argumentação linguística − e também por um caminho para a avaliação do misterioso aspecto da linguagem chamado sentido − o autor buscou fazer algumas atualizações na pesquisa que realizou em sua dissertação de Mestrado. Sistematizou-a em cinco capítulos capazes de auxiliar todos aqueles que têm a leitura e a escrita como objeto de ensino ou de aprendizagem.
Espera-se, pois, que o livro seja útil tanto a professores de língua portuguesa interessados pela Semântica Argumentativa quanto a estudantes que, por um lado, buscam desenvolver sua sensibilidade às relações possíveis entre significações de entidades linguísticas e, por outro lado, desejam aprimorar suas competências e habilidades de resgate e de produção de sentidos em enunciados e discursos. 

Os riscos do discurso: encontros com Oswald Ducrot

Autores: Oswald Ducrot e Amir Biglari
Tradutores: Leci Borges Barbisan e Lauro Gomes

São Carlos: Pedro & João Editores, 2018

Resumo: Após estudos na École Normale Supérieure (1949-1954) e uma admissão por concurso em filosofia, Oswald Ducrot leciona filosofia, depois entra no CNRS como pesquisador. Ele é, em seguida, orientador substituto (1968), depois titular (1973) na École Pratique des Hautes Études (6ª seção, que se tornou EHESS em 1975). Leciona como professor convidado em numerosas universidades (Campinas, Stuttgart, Montreal, Genebra, Berlim...). Ele é, principalmente, o autor de Dizer e não dizer (1972), As palavras do discurso (em colaboração, 1980), O dizer e o dito (1984), A Argumentação na Língua (com Jean-Claude Anscombre, 1983) e A Semântica Argumentativa (com Marion Carel, 2005). Doutor em ciências da linguagem pela Universidade de Limoges, Amir Biglari é responsável por pesquisas na Universidade de Luxemburgo.             
Amir Biglari encontrou Oswald Ducrot, pessoalmente, quatro vezes entre 2009 e 2011, o que resulta nesta pequena obra em que o linguista se volta a sua formação, a seu percurso acadêmico e a seus trabalhos. O interesse desse retorno é o de interrogar as razões e as origens das modificações profundas que sofreu a Semântica Argumentativa, que terá, de agora em diante, sua assinatura. Através das etapas da evolução da sua teoria linguística, que, apesar da elaboração de novos conceitos tais como escalas argumentativas, topos, polifonia, ponto de vista, blocos semânticos, etc., permanecerá na esteira de Ferdinand de Saussure, suas afirmações permitirão extrair o princípio fundamental que explica o discurso independentemente do referente e da ancoragem ontológica, dando lugar à natureza intrinsecamente argumentativa da língua. Onde há palavras, conclui ele, há sempre risco de engano e de abuso.

 

 

Práticas de ensino de literatura: do cânone ao contemporâneo

ORGANIZADORES: Artur Emilio Alarcon Vaz, Cláudia Mentz Martins, Mairim Linck Piva

Vinhedo, SP: Horizonte, 2018.

ISBN: 9788599279816

Resumo: Práticas de ensino da literatura é lançado num período crucial da realidade cotidiana não apenas do Brasil, num período em que a Cultura expressa pela Literatura deixou de ser uma aspiração,  para ceder lugar ao desejo de consumo guiado pela propaganda, em que os anseios das classes baixas às classes mais altas passou a ser a busca por um apartamento, um carro, uma roupa de marca ou um celular. Desprezar o poder das mídias em sala de aula é abrir mão de conduzir as futuras gerações para o caminho da reflexão e do pensamento crítico.
Em Práticas de ensino de literatura estão reunidas experiências de sala de aula que buscaram promover a leitura literária do cânone aos textos contemporâneos por meio da interdisciplinaridade e da inclusão de mídias digitais, estimulando nos estudantes o interesse pela leitura literária e o letramento.
Da selfie, passando pelo youtube, pela música, pela poesia, pelo cinema, pelos quadrinhos aos textos literários canônicos e contemporâneos, os professores e as professoras de Literatura e Língua Portuguesa do ensino fundamental e do ensino médio encontrarão neste livro práticas que enriquecerão seu trabalho e que trarão resultados efetivos no letramento e no interesse pela leitura literária.
Uma das preocupações centrais de estudantes de cursos de Licenciatura e dos professores centra na prática docente, mais especificamente nas atividades a serem apresentadas aos discentes do ensino fundamental e médio. Não raras são as discussões sobre “como ensinar?”, “qual a abordagem a ser dada sobre determinado assunto?”, “como fazer um conteúdo ser significativo para os alunos?”, “como despertar o interesse pela leitura?” e o livro Práticas de ensino de literatura não só apresenta reflexões sobre o ensino da Literatura, como também práticas testadas de Norte a Sul, em escolas de regiões centrais e de periferia, já que levar em conta o perfil do estudante é essencial para obter sucesso em sala de aula.

 

 

Contos de Juana Manuela Gorriti

ORGANIZADORES: Artur Emilio Alarcon Vaz, Daniele Corbetta Piletti, Joselma Noal

São Paulo: LiberArs, 2017.

RESUMO: esta antologia de contos é resultado de um longo trabalho de um grupo de tradutores – composto por professores, graduandos, mestrandos e doutorandos – da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), interessados em divulgar a obra de autoras latino-americanas. E a primeira escolhida, ainda no ano de 2012, foi Juana Manuela Gorriti, importante escritora argentina do século XIX, com traduções para o inglês e o alemão, mas praticamente desconhecida do público e da academia no Brasil, apesar de seus textos já estarem em domínio público. Ora tematizando aspectos contemporâneos da Argentina, como ocorre em “A luva negra”, ora tematizando a Europa do século XIX, como ocorre em “Um drama em quinze minutos”, Gorriti consegue manter-se atual, cativando o leitor por sua destreza ao conduzir a narrativa e pelos traços poéticos de sua escrita. Esses e outros contos com certeza ainda tocam o leitor brasileiro do século XXI, pois tratam de temas universais, como amor, ódio, vingança, traição e triângulos amorosos.

 

 

Operação Valparaíso

Autor: Demétrio de Azeredo Soster

Santa Cruz do Sul: Catarse, 2018

RESUMO: O livro narra a cicloviagem que o autor, Demétrio de Azeredo Soster, professor do PPG em Letras e do Departamento de Comunicação da Unisc, realizou em janeiro de 2018, na companhia de dois amigos, desde Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, até o Chile, em um total de 1877 quilômetros pedalados em duas semanas de viagem. Segundo o autor, são relatadas, no livro, não uma, mas três histórias. “A primeira, e mais importante, é a história das pessoas que encontramos pelo caminho; em seguida, a história de uma estrada a um tempo linda e difícil, e, finalmente, o relato de uma viagem de bicicleta que atravessou dois países e uma cordilheira”, explica. Sobre o livro, o também cicloturista Thiago Fantinnatti escreveu, na apresentação, que “(...) você é um guri por dentro. Na forma mais simples e bela. Confesso que não somente este guri me emocionou, mas obviamente o turbilhão de lembranças que teus relatos me trouxeram. Argentina e Chile fazem parte indissociável de mim, desde que estive perdido pelas estradas da América”. As 136 páginas do “Operação Valparaíso” são ilustradas com fotos coloridas do autor e de um de seus companheiros de viagem, Jonathan Luis Schurmer. A capa é de Gabriel Renner.

 

 

PERCURSOS (INTER)DISCIPLINARES EM LETRAS, VOLUME 01 E 02

Pontes, 2018

Resumo: Publicação com trabalhos apresentados durante o VIII Conferência Linguística e Cognição VIII Colóquio Nacional Leitura e Cognição II Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia e XVIII Semana Acadêmica de Letras: (PER)CURSOS (INTER)DISCIPLINARES EM LETRAS. O comitê científico selecionou textos completos e o livro foi publicado em dois volumes, um com textos da área da linguística, outro com trabalhos da literatura.

 

 

 

O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE A APRENDIZAGEM DA LEITURA: CONTRIBUIÇÕES INTERDISCIPLINARES

Organizadoras: Onici Claro Flôres e Rosângela Gabriel
Santa Maria: Editora UFSM, 2017
Resumo:  O gosto da leitura é despertado, é estimulado, é motivado. Por isso é importante que pais e professores (com)partilhem o gosto pela atividade de ler com os filhos e alunos. O desinteresse demonstrado pela leitura entre os jovens pode ter origem no descaso por ela evidenciado entre os mais velhos, pela pouca valia que atribuem no seu dia a dia.

 

 

 

PRÁTICAS PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - ENSINO FUNDAMENTAL

Organizadores: Daniela Favero Netto e Adauto Locatelli Taufer

Jundiaí: Paco Editorial, 2018

 

Resumo: Quando eu era professor de Prática de ensino de língua portuguesa, uma das coisas que eu pensava fazer era propor para os meus alunos algo assim: Pensem cada um de vocês numa coisa que vocês acham que não sabem e acham que, como professores de Português, deveriam saber e preparem uma aula sobre isso. Me faltou coragem para bancar a minha intuição de que a expectativa de experimentar-se numa sala de aula motivaria os estudantes a botar energia em aprender o que estavam deixando para depois. Deveria ter feito, porque, se cada um deles tivesse dado uma aula dessas, a gente teria discutido o tema e a aula, expondo o esforço e as dificuldades de cada um. Poderia ter ficado, para eles, esse roteiro para enfrentar as dificuldades restantes e, quem sabe, a prática de aprender juntos a aprender a dar aula do que nos ensinamos. Não estou dizendo que este livro deriva-se da mesma ideia que veio à minha cabeça, ficou arrodeando e não saiu de lá, mas os relatos que aqui estão nos desconfinam dos muros das nossas escolas, nos desembretam de programas, de avaliações, de livros didáticos, que quase sempre nos interpelam como meros executores das suas instruções. Nestes relatos, nós conversamos de igual para igual.

 

 

 

Signo [ISSN 1982-2014]

V. 43, N. 76, 2018 - Edição, textualidades e produção textual
Organização: Ana Claudia Munari (Unisc) e Ana Elisa Ribeiro (CEFET-Minas Gerais)

v. 43, n. 77, 2018 - Processamento e aprendizagem de leitura e de escrita
Organização: Onici Claro Flores (Unisc), Luciane Baretta (Unicentro) e Ana Claudia de Souza (UFSC)

v. 43, n. 78, 2018 - Literatura e Educação: perspectivas e tendências contemporâneas
Organização: Eliane Debus (UFSC) e Rosane Cardoso (UNISC)