LOCAL DO EVENTO

Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul

Santa Cruz do Sul é a quinta economia do Estado e uma das dez maiores cidades do Rio Grande do Sul. Com pouco mais de 126 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE/2010, o município está localizado no Vale do Rio Pardo, na região central do Rio Grande do Sul, a apenas 155 quilômetros de Porto Alegre. Tem como vizinhos os municípios de Passo do Sobrado, Venâncio Aires, Sinimbu, Vera Cruz e Rio Pardo, com acesso pela BR 116, BR 386 e pela RSC 287.

De acordo com a Fundação de Economia e Estatística (FEE) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Cruz do Sul saltou da oitava posição em 2013 para a quinta posição em 2014 no ranking estadual do Produto Interno Bruto (PIB). O desempenho econômico aponta crescimento de 19,05%, bem superior ao aumento nominal de 7,7% do Estado.

Polo mundial da indústria fumageira, o Município tem no tabaco sua principal fonte de receita, emprego e renda. Segundo dados da AFUBRA, referentes ao Diagnóstico Sócio-econômico das Propriedades Fumicultoras (2014/2015), atualmente são 2,6 mil proprietários e 3,4 mil famílias envolvidas com essa cultura, em propriedades com um tamanho médio de 12,7 hectares. Embora o setor do tabaco represente uma fatia significativa no bolo industrial, a diversificação já é uma realidade crescente no Município. Destacam-se indústrias do setor alimentício, metalúrgico e farmacêutico.

Para maiores informações sobre pontos turísticos em Santa Cruz do Sul acesse: http://www.santacruz.rs.gov.br/municipio/pontos-turisticos

 

Cultura, alegria e diversão fazem da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, também conhecida como Festa da Alegria, um dos eventos mais populares do Brasil. Cerca de 400 mil pessoas visitam o município durante os dias de festa para vivenciar um pouco da cultura e das tradições herdadas dos colonizadores alemães. Considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul e organizada em parceria pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e o Município de Santa Cruz do Sul, a Oktoberfest realiza, em 2019, de 10 a 21 de outubro, a sua 35ª edição, com o tema História, Cultura e Tradição. Durante o evento, uma diversificada programação artística e cultural, com atrações para todos os públicos, aguarda os visitantes. Para maiores informações sobre a 35ª Oktoberfest acesse: https://oktoberfestsantacruz.com.br

 

– Universidade de Santa Cruz do Sul

A história do ensino superior em Santa Cruz do Sul e no Vale do Rio Pardo, teve início na década de 60, quando a comunidade se mobilizou e uniu esforços para que o alcance dessa meta se tornasse possível. 

A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul – APESC, mantenedora da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, foi fundada em 1962, e após dois anos obteve aprovação para o funcionamento da primeira Faculdade, a de Ciências Contábeis. Posteriormente, foram criadas a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, a Faculdade de Direito e a Escola Superior de Educação Física. Novos cursos de graduação foram criados e, em 1980, as quatro faculdades mantidas pela APESC passaram a constituir as Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul – FISC.

A APESC e a FISC desejavam compatibilizar a concepção da UNISC com os anseios da comunidade regional, e assim decidiram dar continuidade aos Seminários Pensando a Universidade, desta vez realizando concorridas reuniões com as comunidades locais dos vizinhos municípios de Sobradinho, Candelária, Venâncio Aires, Rio Pardo, Pantano Grande e Encruzilhada do Sul, o que foi muito importante para a futura realização de projetos de pesquisa e de extensão em parceria.

Após o reconhecimento da UNISC, acelerou-se a implantação de cursos de graduação, de programas de pós-graduação stricto sensu, tendo atualmente oito mestrados e seis doutorados e diversos cursos de pós-Graduação Lato Sensu, nas mais diversas áreas.

O caráter comunitário levou a UNISC ao estágio de desenvolvimento em que se encontra hoje, característico de uma Universidade em construção, que cresce acompanhando os avanços tecnológicos sem descuidar-se da qualidade e do humanismo.

Na área tecnológica, a UNISC está adquirindo densidade não só por seus laboratórios e pelos muitos cursos oferecidos nessa área, mas também pela instalação da Incubadora Tecnológica, já em plena atividade, e do Parque Científico e Tecnológico Regional da UNISC – TecnoUNISC, que está sendo implantado em convênio com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e com a Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul. O Parque Científico e Tecnológico da UNISC (TecnoUNISC) é um ambiente de produção e gerenciamento de tecnologias voltadas à suas áreas de atuação, sendo um local favorável ao desenvolvimento de empresas de base tecnológica, empreendedoras e de inovação. Seu propósito é desenvolver atividades que promovam a interação e a sinergia entre atividades de pesquisa e de desenvolvimento, que gerem produtos, processos e serviços inovadores. Isso se dá por meio de um fluxo contínuo de transferência de conhecimento e tecnologia entre universidade, empresas, estado e sociedade.

O compromisso da APESC para com a sociedade inclui ações sociais que oferecem oportunidades de crescimento social e intelectual a um número cada vez maior de pessoas, proporcionando melhores condições de vida, de saúde, de educação que contribuam para a vivência plena da cidadania.

O fomento de projetos voltados à saúde, à educação e também ao esporte, ao meio ambiente, à comunicação e ao desenvolvimento tecnológico assegura a inserção da APESC e de suas mantidas na comunidade, como instituições que primam pela excelência de seus projetos, reforçando o compromisso assumido com o desenvolvimento regional.