O IX Seminário Científico do PPGPS/III Encontro Interdisciplinar Internacional em Promoção da Saúde que este ano está intregrando o Encontro de Saúde, envelhecimento e trabalho e XII Fórum de Discussão sobre Drogas: trançando caminhos pela educação em saúde (interligando os Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNISC), têm concepção interdisciplinar, buscando trazer diferentes olhares na investigação da complexidade e articulação dos objetos de estudo. Esses envolvem as várias formações profissionais focadas na promoção da saúde e nos processos educativos em saúde das populações, favorecendo a reflexão, inovação, internacionalização, registro e práticas cotidianas de como a pesquisa e as ações interdisciplinares podem superar a fragmentação do conhecimento. Integra-se aos eventos, uma mostra científica, com apresentação de resumos e artigos, que objetiva socializar trabalhos e estudos de mestrandos, doutorandos, egressos do programa e demais membros acadêmicos.

O projeto objetiva fomentar discussões sobre temas relevantes para ações de promoção da saúde, políticas públicas e vigilância em saúde voltadas à comunidade. Conduzir reflexões e debates interdisciplinares e internacionais sobre cuidados com a saúde do escolar, sobre a adolescência e o uso e abuso de drogas, saúde do trabalhador e saúde da pessoa idosa.  Além de temáticas que envolvem educação em saúde, Programa Saúde na Escola (PSE), saúde mental, tecnologia e inovação em saúde, e divulgação científica. Em razão da pandemia de Covid-19, esse ano os eventos também contemplarão temas relativos à pandemia e isolamento social, assim como seus impactos nos processos, dinâmicas e serviços de saúde, na vida individual, em família e na comunidade.

Ademais, o Seminário Envelhecimento, Trabalho e Saúde apresenta propostas que se articulam com a temática da pessoa idosa e as condições laborais por elas exercidas nos campos da saúde. Visando, assim a compreensão integral das novas condições e configurações de vida e de curso existencial, estimulando modelos (des)construídos de pensamento imbricados aos sujeitos e a sociedade. Sob essa esteira do pensamento estarão articulados, além do PPGPS da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales (CEREST/VALES) e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (13ª CRS-RS). Salienta-se que o Seminário Envelhecimento, Trabalho e Saúde foi proposto a partir da dissertação do mestrando Guilherme Mocelin tendo como produto técnico a realização de tal evento, compreendendo a importância e a potência gerados a partir do contato direto com as instituições, comunidade e regiões.

Em 2022, o Fórum de discussão sobre drogas apresenta a sua XII edição e mantém a proposta de integrar a saúde e a educação em discussões relacionadas à temática das drogas no âmbito da adolescência, compreendendo professores, gestores, pais, alunos, acadêmicos, rede de saúde e comunidade geral. O fórum é um produto da integração entre os Programas de Pós-graduação em Promoção da Saúde e o Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia. Em especial, essa edição contemplará os “15 anos de Programa Saúde na Escola” como temática principal o campo de estudo de educação em saúde.

Os eventos ocorrerão simultaneamente, nos dias 17 e 18 de novembro de 2022, no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul, e virtualmente pela plataforma Youtube®. Nesta ocasião proporcionará uma interação entre os professores/pesquisadores, alunos de pós-graduação, de graduação e profissionais de diversas áreas do conhecimento envolvidos na Promoção da Saúde e áreas correlatas. Visa-se com esse encontro construir articulações com a sociedade civil, com as instituições públicas e empresas envolvidas direta e indiretamente na Promoção da Saúde. Além da cobertura local, pretende-se estabelecer articulações entre Programas de Pós-graduação Stricto Sensu no âmbito nacional e internacional e áreas correlatas para o fortalecimento das linhas de pesquisa.

Objetivo Geral

Fomentar discussões sobre temas relevantes para ações de promoção da saúde, políticas públicas e vigilância em saúde voltadas à comunidade. Conduzir reflexões e debates interdisciplinares e internacionais sobre cuidados com adolescentes e drogas, saúde do escolar, saúde da pessoa idosa e do trabalhador, educação em saúde, programa saúde na escola, saúde mental, inovação e tecnologia em saúde, divulgação científica e a pandemia da Covid-19.

Objetivos Específicos

Proporcionar a interação entre os professores/pesquisadores, alunos de pós-graduação, de graduação e profissionais de diversas áreas do conhecimento envolvidos na Promoção da Saúde e áreas correlatas. - Estabelecer a articulação entre Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no âmbito nacional e internacional e áreas correlatas para o fortalecimento das linhas de pesquisa; construir articulações com a sociedade civil, com as instituições públicas e empresas envolvidas direta e indiretamente na Promoção da Saúde.

Período de Realização

De 17/11/2022 Até 18/11/2022