PALESTRANTES

CÉSAR AUGUSTO MIORELLI CAMPOS

Farmacêutico com Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas. Especialista em Homeopatia Farmacêutica. Habilitado em Floralterapia. Aromaterapeuta filiado à ABRAROMA. Mestre Reiki Usui, Auriculoterapeuta e Fitoterapeuta com atuação clínica. Membro do GTT-PIC's do CRF-RS. Professor de cursos de graduação e pós-graduação na área de PIC's.

PEDRO MELILLO DE MAGALHÃES

Engenheiro agrônomo especializado em plantas medicinais e aromáticas. Sua experiência profissional foi construída ao longo de 33 anos junto à Unicamp, vivendo parcialmente na Suíça, Índia e Bélgica onde completou sua formação até o pós-doutorado. Foi coordenador da divisão de Agrotecnologia do CPQBA da Unicamp por 28 anos e editor chefe da revista brasileira de plantas medicinais de 2010 a 2016.
Dentre seus projetos mais relevantes estão: a Artemisia annua para a terapeutica da malária e o desenvolvimento do Acheflan, antiinflamatorio a partir da erva baleeira.
Atualmente é produtor rural e de óleos essenciais com a linha Bem te faz e consultor da empresa Farmer Brazil.

JOÃO ROCKETT

João Rockett, agricultor pesquisador e escritor, coordenador fundador do Instituto de Permacultura da Pampa | Escola Rama Vida Integral há 20 anos, atua como permacultor diplomado por Bill Mollison. Foi idealizador e fundador do projeto de Sementes Agroecológicas BioNatur, trabalho pioneiro na produção de sementes orgânicas de hortaliças no Brasil e na América Latina, e na proposição de leis de produção orgânica de alimentos. Desenvolveu estruturas organizacionais agroecológicas em comunidades de famílias e produtores orgânicos, acompanhando a produção e as estruturas criando redes de produção e comércio de produtos agrícolas. Trabalha com sementes e alimentos orgânicos há mais de 30 anos. Desenvolveu projetos como Líder Avina, capacitou milhares de agricultores e certificou centenas de permacultores no Brasil e no exterior. Implantou o programa Ecoversidade, a universidade ecológica, para estudantes internacionais através do Instituto de Permacultura da Pampa, entre dezenas de projetos em parceria com instituições no Brasil, África e Índia. Realizou trabalho pioneiro com sementes orgânicas e com Permacultura, no Brasil e na América Latina. Realiza conferências e palestras compartilhando conhecimento e experiência em diversas áreas da permacultura e da agricultura orgânica. Presta consultoria em sustentabilidade para setores rurais, urbanos e industriais.

SANDRA RIGO

Graduada em Economia com Mestrado em Engenharia Agrícola, é professora no curso de Agronomia da URI Campus de Erechim, fitoterapeuta, aromaterapeuta e terapeuta holística certificada pela ABRATH. Ministra cursos de plantas medicinais e paisagismo naturalista. É idealizadora do Espaço Fitosaber e dedica-se à preservação do patrimônio botânico cultural regional, realizando oficinas, treinamentos e vivências no local. Há mais de 20 anos se dedica a tais áreas e, atualmente, está se especializando em Fitoterapia Integrativa.

SANDRO HILLEBRAND

Bacharel em Química e Mestre em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS, Doutor em Física Biomolecular USP. Durante os quase 30 anos de carreira na área de química, acumulou experiência profissional tanto na indústria quanto no ambiente científico-acadêmico, no Brasil e exterior. Atuou na coordenação de projetos de inovação tecnológica, no desenvolvimento de produtos e gestão de negócios em fase de startup. Entre 2014 e 2020, atuou como Professor Universitário ministrando disciplinas teóricas e experimentais na área de química além de proferir palestras e minicursos na área de empreendedorismo e atuar como consultor no segmento de bebidas, alimentos e produção agroindustrial. De novembro de 2019 a agosto de 2022 esteve à frente da organização de uma cadeia produtiva de plantas medicinais e aromáticas na Região do Vale do Rio Pardo, RS, período em que se especializou no segmento dos óleos essenciais, desde o cultivo das plantas, até o controle de qualidade. Atualmente atua como consultor na área e é produtor de OEs. É sócio fundador da “Stilla Bioativos” e membro da ABRAROMA, onde integra os Núcleos de estudo de Aromaterapia Clínica, Aromaterapia para a pele Aromaterapia Holística.

DANIEL BÜTTENBENDER

Agrônomo de formação com mestrado em Fitotecnia e pós-graduação em Homeopatia. Trabalha na extensão dando assistência aos agricultores ecológicos da Ecocitrus desde 2008. Além da agricultura orgânica também orienta trabalhos com agricultura biodinâmica, uso da homeopatia no meio rural e sistemas agroflorestais.

CARINI PASCHOAL DE SOUZA

Bióloga e terapeuta homeopata, Mestre em Educação e Especialista em Gestão Ambiental.

CARLOS ROBERTO ALVES DE LISBOA

Farmacêutico homeopata e Mestre em Educação.

JOÃO GABRIEL GOUVÊA DA SILVA

Farmacêutico e Mestre em Biologia Vegetal (UERJ/JBRJ) na área de Plantas Medicinais e Metabolismo Secundário. Possui pós-graduação em Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade (Farmanguinhos/FIOCRUZ). Atualmente é Coordenador Farmacêutico de Laboratório na Associação de Apoio à Pesquisa e à Pacientes de Cannabis Medicinal (APEPI) e coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Cannabis Medicinal no Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ). É professor no Grupo de Pesquisa em Botânica Aplicada, Avaliação Antropológica, Socioambiental e Educacional no Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, professor colaborador da Universidade Castelo Branco nas disciplinas de Farmacognosia, Deontologia & Bioética e Bromatologia. É professor credenciado na coordenação de extensão da Escola Nacional de Botânica Tropical e professor nos cursos de Extração e Produção de Óleos de Cannabis e do curso Uso Medicinal da Cannabis para médicos da APEPI.

ADRIANA TREVISAN

Docente de Agroecologia da UERGS, Líder do Grupo de Pesquisa Ecos do Pampa que trabalha com pesquisa e extensão na área de conhecimento da sociobiodiversidade e uso sustentável da biodiversidade de plantas nativas fomentando a inovação e o empreendedorismo no Pampa e Mata Atlântica.

CHANA DE MEDEIROS DA SILVA

Graduada em Farmácia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI-2001), graduada em Farmácia Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2006), tem mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2006) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2014). É professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com experiência na área de Farmácia, com ênfase em Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: produtos naturais, fitoterapia, farmacognosia, controle de qualidade de fitoterápicos, screening fitoquímico, desenvolvimento de bioprodutos e ensaios biológicos de plantas medicinais.

PIETRO DOLCI

Graduado em Administração de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestrado e doutorado em Administração de Empresas com ênfase em sistemas de informação e apoio a decisão (UFRGS). É coordenador do Mestrado Profissional em Administração (PPGA) da UNISC. Professor adjunto e faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNISC). Realiza pesquisa nas áreas de inovação, empreendedorismo, cocriação, investimentos em TI, governança, TI em MPE, TI na educação, investimentos e impactos da TI. Publicou artigos em periódicos de renome internacional como Supply Chain Management-an International Journal, Journal of Global Information Management, Journal of Enterprise Information Management, International Journal of Bank Marketing, Behaviour & Information Technology, International Journal of Entrepreneurship and Small Business e International Journal of Accounting Information Systems. Além de publicar em revistas nacionais como a BAR, RAC, ReAUFSM e Rege. Faz parte do Comitê Científico da área de Administração da Informação (ADI) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e do Comitê Técnico do Ecossistema Regional de Inovação na Região do Vales. Faz parte da Governança do Ecossistema Local de Inovação de Santa Cruz do Sul - o Converge Santa Cruz.

PIETRO DOLCI

Ariana Maia (@arianailex) é Carioca, formada em Geografia pela UERJ, empresária, já foi Secretária de Turismo, Desporto e Lazer do Município de Ilópolis/RS, cidade onde fundou, em 2016, a Inovamate, sempre aliando pesquisa sobre a erva-mate e novos produtos.
Membro do Conselho Fiscal do Ibramate – Instituto Brasileiro da Erva-Mate, coordenadora da Turismate Digital - primeira feira virtual da Erva-Mate, também é Co-fundadora da Caravana da Erva-mate produto turístico que proporciona experiências para turistas e estudiosos de todo o Brasil, que desejam conhecer as possibilidades maravilhosas que a cultura da erva-mate tem a oferecer.

SARA ELIS BIANCHI

Farmacêutica formada pela Universidade de Caxias do Sul, mestre e doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Laboratory of Applied Biochemistry, Office of Biotechnology Research, na agência federal Food and Drug Administration/EUA. Atualmente é professora na UNICNEC Osório e co-fundadora da empresa Isobio - Tecnologia em Produtos Naturais Ltda.

CAROLINA FERNANDES

Especialista em Saúde | Bióloga. Referência Técnica da Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Estado do Rio Grande do Sul - PIPMF/RS

PIPMF/DEAF/SES/RS

LEILA BEATRIZ SCHMITT

Especialista em Saúde / Farmacêutica. Assistência Farmacêutica da 13CRS - Santa Cruz do Sul. Membro do Comitê Gestor da Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da SES/RS. Membro do Comitê Gestor da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares da SES/RS.

LOUANA THEISEN

Especialista em Saúde Enfermeira - Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul - 13 Coordenadoria Regional de Saúde. Coordenação Regional da Política de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Política de Saúde da Mulher e apoio à Política de Atenção Básica. Membro do CGPIPMF/RS.

JAQUELINE GUIMARÃES

Jaqueline Guimarães é farmacêutica, graduada pela UFMG, especialista em Plantas Medicinais e em Homeopatia. Membro do grupo técnico de fitoterapia do CRF/MG. Membro da RedeFitos Núcleo Tiradentes. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Farmácias Vivas. Fundadora e coordenadora da Farmácia Viva de Betim por 16 anos. Consultora do MS na elaboração de curso de capacitação em fitoterapia. Consultora na elaboração de projetos de implantação de Farmácias Vivas. Atua na cadeia produtiva de plantas medicinais e Fitoterápicos, ministrando cursos de capacitação, desenvolvendo metodologias e implantando o controle de qualidade, projetando estruturas físicas das Farmácias Vivas, padronizando espécies medicinais e desenvolvendo formulações fitoterápicas.

ROGER DRESCH

Graduação em Farmácia (1995). Bioquímico em Alimentos (1997). Doutor em Ciências Farmacêuticas (2008) e pós-doutor em Química dos Produtos Naturais (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ampla experiência em Fitoterapia e em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Colaborador na elaboração de monografias para a Farmacopeia Brasileira. Atuação na produção e no controle de qualidade na indústria farmacêutica e na de alimentos, incluindo implantação de sistemas de gestão de processos e da qualidade, com foco na melhoria dos processos, qualidade e resultados. Consultor da Secretaria de Estado da Saúde/RS para a implementação da política intersetorial de plantas medicinais e fitoterápicos do estado do Rio Grande do Sul. Tutor do curso Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica: aplicação do método clínico (Hospital Alemão Oswaldo Cruz/Ministério da Saúde). Associado fundador da Associação Brasileira de Farmácias Vivas. Docente em cursos de capacitação em plantas medicinais, Fitoterapia e Farmácia Viva. Consultor independente nas áreas referidas e integrante do Grupo Marcela de Consultoria Terapeuta Ayurveda.

LEANDRO MEDEIROS

Farmacêutico e mestre em Inovação Terapêutica pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor da disciplina Fitoterapia e Medicina do curso de Medicina, Coordenador da Liga Acadêmica de Fitoterapia Médica, Pesquisador do Grupo de Pesquisa, Tecnologia, Inovação e Cuidado em Saúde, na linha Pesquisa clínica e avaliação de tecnologias em saúde aplicadas a produtos naturais e coordenador do curso de Farmácia da da Universidade Católica de Pernambuco. Membro do Grupo de Trabalho em Suplementos Alimentares do Conselho Federal de Farmácia. Coordenador da pós-graduação em Fitoterapia pelo Instituto Pratiensino / Centro Universitário Augusto Mott (UNISUAM). Consultor científico do software Webdiet.

JUCÉLI MÜLLER

Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Agronomia pela UFSM. Atualmente é Extensionista Rural Agropecuária no município de Pontão.

REBECA VARGAS ANTUNES SCHUNCK

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com experiência em Farmacologia. Tem mestrado e doutorado em Neurociências pela mesma instituição. Atualmente, exerce a função de farmacêutica na Secretaria de Saúde de Igrejinha, atuando desde 2014 na gestão de Assistência Farmacêutica municipal e desempenhando as funções de desenvolver serviços farmacêuticos técnico gerenciais em estabelecimentos de Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde. É responsável técnica pela Farmácia de Manipulação de Igrejinha, onde atua desempenhando as funções de manipulação de insumos farmacêuticos, além de compor a Comissão de Farmácia e Terapêutica do município.

KARIN PEGLOW

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1986) e Mestrado em Extensão Rural (UFSM/RS, 2017). Atua como extensionista rural social na ASCAR/EMATER-RS, com experiência na área de Desenvolvimento Rural e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência técnica e extensão rural, cooperativismo, plantas medicinais aromáticas e condimentares, promoção e educação em saúde.

MIRIAN FABIANE DICKEL

Bióloga, mestra e doutoranda em Desenvolvimento Rural UFRGS. Naturopata, é pesquisadora integrante do Assan Círculo Referência em Agroecologia Sociobiodiversidade e soberania e segurança alimentar e nutricional.

RODRIGO JASKULSKI

Agricultor biodinâmico que cuida e forma a paisagem de um organismo agrícola em Itaara/RS. Lá em um espaço de quase 60 ha trabalha em conjunto com vacas e ovelhas além de manter uma horta que abastece 13 famílias de um CSA em Santa Maria. O ajudam nesta tarefa dos equinos de tração, dois cães e dos gatos. É pai da Frederica e companheiro da Dani, que participam deste cuidado.

CLAUDIA PETRY

Nascida em Seara, SC, fui criança naturalista que fugia do jardim de infância para ir brincar no rio Caçador. A natureza sempre foi minha casa. Decidi ser Engenheira Agrônoma, por inspiração do pai e do naturalista Fritz Plaumann, para voltar para casa e cultivar flores. Com o falecimento de meus pais esse sonho com eles foi adiado. Mas outros se realizaram. Hoje sou mãe de três anjos, casada com Edinho, professora e pesquisadora em Paisagismo, Agroecologia, Horticultura ornamental e Medicinal na Universidade de Passo Fundo/UPF. Sou grata à todos meus alunos, por me instigarem a aprender; à meus orientadores, pelo legado intelectual em paisagem e aos gestores de recursos da UPF, do Governo Brasileiro, através da Capes e CNPq pelo fomento para a formação na França onde fiz DEA (mestrado) na EHESS-EAPLV, doutorado na Sorbonne e pós-doutorado na Univ. de Poitiers. Com muito amor, tenho a honra de coordenar o Núcleo de estudos em agroecologia na UPF, criado com a política pública da produção orgânica (PNAPO), onde a ecologia profunda, a paisagem sustentável e alimentos saudáveis ao alcance de todos são nossas grandes metas.