Tema
Ciência, saberes e inovação em Plantas Bioativas

APRESENTAÇÃO

A Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas é um evento tradicional que acontece anualmente, de forma descentralizada, no estado do Rio Grande do Sul. Sua construção conta com a soma de esforços de diversas entidades públicas e privadas e busca promover o debate sobre o tema das plantas bioativas, visando o fortalecimento da cadeia produtiva, bem como da rede de entidades envolvidas, oportunizando troca de experiências, qualificação técnica, atualização, motivação, fortalecimento de parcerias e promoção de ações integradas. No ano de 2022, a 16ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas será realizada na UNISC, no município de Santa Cruz do Sul e se somará à realização do 2º Congresso Sul Brasileiro de Plantas Bioativas. O 2º Congresso Sul-brasileiro de Plantas Bioativas foi criado no ano de 2019 e constitui-se de um evento científico que visa oportunizar conhecimento e qualificar os estudos acerca da temática das plantas bioativas, congregando pesquisadores, estudantes, técnicos, extensionistas rurais e profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Os eventos irão priorizar o tema “Ciência, saberes e inovação em Plantas Bioativas”, contemplando a discussão de quatro eixos: a) Produção e comercialização de plantas bioativas - desafios e oportunidades; b) Pesquisa, tecnologia e inovação em plantas bioativas; c) Acesso e fomento às políticas públicas de plantas medicinais e fitoterápicos; d) Plantas bioativas, sustentabilidade e biodiversidade.

Objetivo

Promover o debate e oportunizar conhecimento e qualificação sobre o tema das plantas bioativas, visando o fortalecimento da cadeia produtiva e da rede de entidades envolvidas, aproximando todas as etapas da produção e oportunizando troca de experiências, qualificação técnica, atualização, motivação, fortalecimento de parcerias e promoção de ações integradas.

- Congregar pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, extensionistas rurais e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, buscando a troca de saberes científicos e populares e de experiências sobre plantas bioativas.

- Apoiar a capacitação de técnicos e agentes de Instituições de Assistência Técnica Rural Social (Aters) nas áreas de cultivo e manejo sustentável de plantas bioativas, insumos e derivados, buscando a inclusão da agricultura familiar nas cadeias e nos arranjos produtivos.

- Divulgar estratégias de agregação de valor às plantas bioativas, com destaque para a certificação da matéria-prima como diferencial de qualidade e segurança requeridos.

- Estimular a inclusão da fitoterapia como prática de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do RS, amparada pela Política Nacional de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos e da Política de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.  

Data do evento

A 16ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e o 2º Congresso Sul-brasileiro de Plantas Bioativas serão realizados nos dias 22, 23, 24 e 25 de novembro de 2022.

Local

Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Av. Independência 2293, Santa Cruz do Sul - RS.



Realização